TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Existe uma crescente necessidade de pesquisa

Por:   •  12/3/2018  •  Relatório de pesquisa  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO 1

INTRODUÇÃO

Cerca de 43,8% da energia elétrica do Brasil é proveniente de fontes renováveis, os dados constam no Boletim Mensal de Energia – janeiro de 2017, elaborado pelo Ministério de Minas e Energia, MEE. O governo brasileiro através do Programa de Incentivo às Fontes Alternativas, o Proinfa, tem como objetivo incentivar a produção de fontes de energias alternativas renováveis e aumentar a participação desse programa na matriz energética do país. São responsáveis pela comercialização da energia gerada pelos empreendimentos concebidos pela geração de fontes eólicas, biomassa e pequenas centrais hidroelétricas (PHC). De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica, ANNEL, em 2018 o valor total de cotas para o Proinfa será de R$ 3,4 bilhões, já o montante de energia elétrica gerado pelas 131 usinas participantes no próximo ano (60 pequenas centrais hidrelétricas, 52 eólicas e 19 térmicas movidas por biomassa) deverá atingir 11,2 milhões de megawatts-hora (MWh). Os valores foram aprovados durante reunião extraordinária da diretoria da ANEEL realizada em 21 de dezembro de 2017, aumentando a importância da utilização dos resíduos orgânicos como fonte de energia.

[pic 1]

[pic 2]

É cada vez mais notável a necessidade de estudos para medidas mitigadoras para a redução do impacto da geração de gases do efeito estufa (GEE). Dentre esses gases de efeito estufa estão: o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), o segundo a ser citado, por exemplo, o metano é um dos mais potentes GEE podendo ser até 20 vezes mais agressivos do que o dióxido de carbono.

Sendo assim, faz se necessária a discussão de resíduos gerados na produção de energia e métodos utilizados para a separação e emissão desses gases na atmosfera.  O biogás é uma fonte de energia renovável, é obtido através de uma decomposição de matéria orgânica na ausência de oxigênio, ou seja, um processo anaeróbico.  É uma alternativa ao uso do gás natural nas indústrias. Louis Pasteur, no século XIX, descobriu através da mistura de estrume e água .. ( verificar história do biogás)

Por conter um alto teor de metano na sua composição, o biogás precisa passar por métodos de separação para diminuir o impacto dessa emissão de gás na atmosfera.[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

DISSERTAÇÕES

CRIVELLARI – Gabriel – Modelagem matemática e simulação de um permeador de gases para separação de CO2 de gás natural. 2016. 181f. Dissertação de mestrado – Universidade de São Paulo – 2016.

SALVAN – Graziela – Remoção de CO2 do Biogás por permeação de membranas. 2016. 154f. Dissertação de mestrado – Universidade Federal do Rio de Janeiro – 2016.

BORSCHIVER – Suzana – Mapeamento tecnológico para purificação de biogás e seu aproveitamento: panorama mundial e iniciativas nacionais. 2014. 9f. Dissertação de mestrado - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro – 2014.

ENSINAS – Adriano – Estudo da geração de biogás no aterro sanitário Delta em Campinas – SP. 2013.143f. Dissertação de mestrado - Universidade Estadual do estado de São Paulo, São Paulo – 2013.

TCC NÃO É MAIS OBRIGATÓRIO SEGUNDO PORTARIA DO MEC. UOL. Disponível em: . Acesso em: 10 nov. 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (261.1 Kb)   docx (197.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com