TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FICHAMENTO - Natura Beleza Global Made in Brazil

Por:   •  6/12/2017  •  Artigo  •  1.258 Palavras (6 Páginas)  •  814 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Paulo Henrique Gomes de Oliveira

Disciplina: GESTÃO ESTRATÉGICA E VANTAGEM COMPETITIVA,

                                                 Tutor: Prof. AUDEMIR LEUZINGER DE QUEIROZ

Sales Oliveira

2017


Estudo de Caso : “Natura: Beleza Global Made in Brazil.”

REFERÊNCIA: SEABRA. Antonio Luiz da Cunha, Fundador e Presidente da Natura em estudo de caso disponível na Biblioteca da universidade Estácio de Sá.

O decorrer do estudo de caso nos mostra a trajetória da Natura desde seu início até 2005 (Início de suas operações na França e no México). Fundada em 1969 por Luiz Seabra a Natura foi iniciada em como  laboratório de loja pequena na cidade de São Paulo, a empresa progrediu e muito até o ano de 2005, o estudo se inicia com a viabilidade de investimento na Rússia e ressalta os grandes feitos na evolução da empresa e toda sua revolução causada ao longo dos anos.

Após sua criação e consolidação como loja a Natura veio a adotar o sistema de venda direta da Avon no ano de 1974 que veio a ser um ótimo investimento devido ao baixo custo envolvido na aplicação, o custo marginal era relativamente baixo mesmo quando comparado nos períodos de adversos. Em seguida houve parcerias significativas com o estabelecimento do sistema Natura a um grupo de empresas de Guilherme Leal e Pedro Passos entre 1979 e 1983. No ano de 1980 houve o reconhecimento da marca no Brasil, o reconhecimento veio devido à famosa “década perdida”, período no qual houve a diminuição e até mesmo cancelamentos de investimento externo ao país, com isso os produtos nacionais eram mais visados, abrindo espaço para a consolidação da marca, além disso, também marcou o período a iniciação da mulher no marcado de trabalho.

Com seu significativo crescimento nacional eles decidiram também investir em países da América do Sul mesmo que não possuíssem planejamento e conhecimento para tal crescimento, na década de 1990 a Natura definiu suas rações e crenças, na década seguinte amplificou ainda mais seus negócios, incluindo a Argentina em 1994 e o lançamento de uma nova linha (Ekos) no ano de 2000. Esta nova linha foi um grande diferencial para a empresa visto que o conceito dela era totalmente sustentável e sua matéria-prima obtida da biodiversidade brasileira, com isso a Natura obteve a atenção de um grande mercado de investidores e realizou a venda de 25% de suas ações, sendo que 70% dele eram de potenciais investidores internacionais.    

Nos anos seguintes entre 2001 a 2005 a Natura realizou o aprimoramento e lançamento de mais de 150 produtos por ano com grande investimento de sua receita liquida, a marca realiza a venda de produtos para todas as classes e possui produtos em todos os segmentos de beleza, mas possui predominância em fragrância, perfumes, cremes, loções e maquiagens. Tal resultado alertou seus concorrentes como L’Oreal e Shiseido que vieram a investir “US$587 milhões e aproximadamente US$156 milhões respectivamente em pesquisa e desenvolvimento (P&D)”, conforme informado no estudo de caso. Este período envolveu muitas outras realizações da empresa, como: Construção da Fábrica de Cajamar, Criação do conselho de Sustentabilidade, Título de Melhor empresa para Mulheres e o inicio de suas atividades na França e no México.

Com isso obtivemos um breve resumo da trajetória do desenvolvimento da empresa de 1969 a2005, os pontos observados diferencialmente com o entendimento da matéria de Gestão Estratégica e Vantagem competitiva ressaltam os diferenciais e explicam seus resultados. A empresa demonstrou seu diferencial e potencial ao longo dos anos, o diferencial da empresa é visto desde seu conceito até a embalagem do produto. A expansão da empresa demonstrou a aceitação dela pelo ambiente no qual atua, sua expansão, no entanto sofreram algumas alterações, alterações estas que podem ser consideradas devido a mais de um tipo de ambiente e sua base, isso justifica o caso do México que é um grande distribuidor más não se encaixa na gestão da marca. Com isso a Natura optou por um modelo híbrido no qual se encaixou perfeitamente devido ao ambiente, se dando assim a aplicação de um modelo hibrido analisando e aplicando ajustes de experiências anteriores. Além da aplicação correta de ambiente podemos observar a oferta e demanda sob o produto que fabricam e o modo que é fabricado, de acordo com o estudo o produto retirado da biodiversidade brasileira de forma sustentável foi elaborado pelo fundador bem no inicio da empresa más só pode ser feito após 3 décadas, o produto vendido pela marca atende totalmente a demanda atual por produtos que sejam feitos de maneira sustentável, o que diferencia o produto, demonstra preocupação com o consumidor e o meio ambiente. Esta preocupação é levada dos conceitos da empresa até a embalagem que procura transmitir o impacto positivo destes valores, assim como citado no estudo de caso "Os produtos da Natura são aspiracionais. Você pode dar um produto Natura bem embalado em um sachê elegante de fibra natural como presente a um amigo ou colega e se sair bem com isso, mas não se atreveria a fazer o mesmo com outra marca”.  Além disso, a empresa demonstra total estrutura quanto a retirada desta matéria prima da natureza com o intuito de tronar ela o mais sustentável possível, mesmo em períodos que não sejam propícios relativamente com sua demanda de matéria-prima. Com tudo a natura prega o conceito de “Bem estar/Estar bem” referindo-se a uma boa relação entre você e o seu corpo sem agredir a natureza, o que eles ressaltam ser um fator chave de diferenciação de seus produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (116.8 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com