TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA E ÉTICA: Como surgiu a filosofia?

Por:   •  1/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  624 Palavras (3 Páginas)  •  541 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA E ÉTICA

Aluno: Leonardo Maciel dos Santos

Matrícula: 16113110152

Curso: Administração Pública

Atividade Avaliativa 1

1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?

De acordo com os historiadores ela surgiu no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias da Ásia menor, numa região chamada Jônia, fruto de muitas perguntas realizadas pelos filósofos sobre as questões que envolve o mundo e a natureza, transformando-se numa cosmologia.

A Diferença entre Mito e Pensamento Filosófico, é o seguinte: o mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa e tomada pelos ouvintes como verdadeira por uma questão de confiança na autoridade daquele a pronuncia (poeta-rapsodo), pois o mesmo testemunhou o que está narrando ou recebeu a narrativa de quem a testemunhou, normalmente uma divindade, tornando o narrador um escolhido dos deuses para transmitir tal mensagem aos ouvintes como revelação incontestável e inquestionável.

Já o pensamento filosófico procura entender todas as coisas de forma que todos cheguem ao conhecimento real (do como e por que das coisas, no presente, passado e futuro), através de uma explicação racional, procurando, pela observação e estudo contínuo, constatar a veracidade dos fatos como realmente eles são, não admitindo contradições, fabulações ou coisas incompreensíveis, mas exigindo coerência, lógica e racionalidade, focando sempre na razão, pois é comum a todos, e não nas palavras do filósofo ou qualquer que tome para si a autoridade do conhecimento.

2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?

As teses que explicam o surgimento da filosofia na Grécia são o “Orientalismo” e “O Milagre Grego”.

As duas são questionadas pelos estudiosos devido ao exagero contido nas duas teses.

No final do século XIX e início do século XX os estudiosos entenderam que se forem retirados esses exageros, iremos  perceber que a filosofia grega tem uma dívida com a sabedoria oriental, pois muito da cultura, arte e organização tribal grega foram resultado do contato com o oriente. Bem como, se retirarmos os exageros da tese “O Milagre Grego” perceberemos que tudo o que os gregos receberam do oriente foi transformado de forma tão radical que somos levados até a pensar que realmente eles criaram a própria cultura a partir de si mesmos. Ou seja, hoje as duas são aceitas de forma mais amena, e excluindo os exageros, ambas são aceitas formando um único conceito moderado, conservando-se suas “verdades”.

3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?

a. As viagens marítimas – que desmistificou a morada de monstros e deuses em terra e mar, exigindo-se com isso uma explicação sobre a origem do mundo.

A invenção do calendário – mostrando que o tempo é algo natural e mais do que um poder divino incompreensível.

A invenção da moeda – trazendo uma nova capacidade de abstração e generalização. Pois não mais trocava-se objetos pelo valor concreto, mas abstrato.

O surgimento da vida urbana – abrindo campo não somente às atividades rurais, mas estimulando às artes, técnicas e conhecimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (87.6 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com