TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FILOSOFIA AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA

Por:   •  28/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.024 Palavras (5 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 5

AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA (UNIDADE 1):

No livro As origens do pensamento grego, de Jean-Pierre Vernant, podemos ler o seguinte fragmento:

[Total de pontos: 2,5]

Entre a política e o logos, há assim relação estreita, vínculo recíproco. A arte política é essencialmente exercício da linguagem; e o logos, na origem, toma consciência de si mesmo, de suas regras, de sua eficácia, por intermédio de sua função política (VERNANT, J. Pierre. As origens do pensamento grego. Rio de Janeiro: Difel, 2009, p. 54).

No fragmento acima, podemos perceber a relação estreita entre o nascimento da filosofia e da razão ocidental e as profundas transformações históricas ocorridas na Grécia, como o surgimento da política. Articule melhor acerca dessa relação.

Vernant aborda a relação profunda, marcante e transformadora entre a filosofia, o logos e a atividade política. Consequentemente, tal relação se desenvolve e provoca mudanças profundas em todas as dimensões históricas.

Em relação ao campo político, o predomínio do logos é profundamente marcante; e nesse contexto, o poder torna-se passível de questionamento, sendo portanto dominado pela discussão através do direito à manifestação, à palavra. O pensamento filosófico surge assim ligado ao surgimento do logos, e este se realiza na participação política.

Como consequência desse pensamento, temos a criação de dois conceitos importantes no cenário político grego: a isegoria e a isonomia.

Isegoria é, assim como dito anteriormente, o direito à manifestação, à palavra; e a isonomia, por sua vez é caracterizada como a igualdade perante à lei. Dentro do contexto político grego, esses dois conceitos foram basilares para a constituição da democracia, apesar de limitada em alguns aspectos.

Em suma, o pensamento filosófico surge no momento histórico em que a utilização do logos [a razão] liga-se a resolução dos problemas da vida política, da pólis. E essa forma de pensar, mais formulada e racional, torna-se posteriormente o modo utilizado para refletir, não somente questões políticas, como também outras questões.

Em lugar de querer apresentar a filosofia como inovação radical (“milagre grego”) e em lugar de querer apresentá-la como pura continuação do herdado (orientalismo, dilaceramento trágico, racionalização do mito e da religião), trata-se de determinar o que faz da filosofia, filosofia. Isto é, qual a mutação mental que leva os conteúdos antigos a serem retomados de uma outra maneira, inédita e nova, tão nova, aliás, que permite falar em nascimento da filosofia (CHAUÍ, Marilena. Dos pré-socráticos a Aristóteles, p. 36).

[Total de pontos: 2,5]

No texto acima, Marilena Chauí trata do surgimento da filosofia que, como vimos, representa o surgimento do logos, da razão ocidental. Apresente as principais características desse novo modo de olhar e interpretar o mundo, refletindo também por quê, ainda hoje, estudar tal saber contribui para que possamos nos afastar do senso comum, atitude essa que pode contribuir em nossa vida cotidiana.

O pensamento filosófico grego baseou-se na mudança do pensamento mítico para o pensamento racional. No entanto, esse processo histórico de mudança de pensamento não se deu de forma imediata e repentina com os conhecimentos anteriores.

No entanto, o pensamento racional característico do pensamento filosófico suplantou a tendencia mítica de explicar o mundo. Assim, a filosofia adquire a racionalização como sua característica principal. A definição da filosofia nascente como cosmologia fundamenta-se na explicação racional e metódica do mundo; tendencia à um conhecimento crítico e de alcance geral.

O conhecimento filosófico nos permite analisar a realidade de forma crítica; através dela somos capazes de analisar a realidade de forma lógica e racional, afastando-nos assim da fragilidade intelectual do senso comum.

No livro Apologia de Sócrates, encontramos Platão dizer, pela boca de Sócrates – seu mestre e, no diálogo em questão, personagem central –, os seguintes fragmentos:

[5 pontos]

Mas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com