TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Filosofia, ação e filosofia política

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

FILOSOFIA, AÇÃO E FILOSOFIA POLITICA

Resenha critica

Pablo Johson Cardoso de Souza

15/0164599

 Toda a problemática trazida pelo renato Janine ribeiro consiste em que as ciências tidas como exatas não estão interessadas com postulados anteriores, apenas o novo importa, desprezando toda sua história, não ha um dialogo com sua tradição, por exemplo em física não se preza pelo que foi postulado no século XIII e sim o último livro de física publicado e aceito no meio. Enquanto que se tratando da filosofia não se é possível fazê-la sem um dialogo com toda sua tradição um autor de filosofia não parte do zero, tudo que se pretende fazer parte de temas já discutidos por outros autores, e quando se pretende algo novo, ainda sim é usado conceitos anteriores e mesmo com esse dialogo com sua tradição, não ha sequer a noção de progresso, problemas tratados por Platão ainda são relevantes para a filosofia, não ha um desgaste em um tema apenas por que lhe já foi apresentado uma resposta anteriormente, na filosofia determinado sistema de pensamento não pode ser refutado, superado ou substituído, caso esse sistema tenha sido bem construído e usando suas próprias regras e postulados, uma pessoa levando em consideração tudo feito pelo autor dentro do seu sistema, suas determinações para funcionamento do mesmo tem de achar que são conclusões coerentes dentro do mesmo sistema.

   O problema apresentado pelo autor é que a filosofia política se diferencia da filosofia teórica que visa elucidar problemas como a questão do ser, problemas metafísicos e outros temas, enquanto a filosofia politica pretende aliar a teoria à prática no que em termos marxistas pode ser dito como práxis, tendo em vista esse conceito de prática aliada a teoria, cabe ao homem através da filosofia politica mudar o mundo de acordo com as necessidades sociais, como por exemplo Hobbes que ao escrever o “ Leviatã” tinha como objetivo acabar com a guerra civil que assolava a Inglaterra. Um problema de ordem social e não do ser ou outros problemas metafísicos, foi auxiliado pela filosofia politica, aplicando conceitos ao mundo concreto.

   A filosofia politica tem de entrar em um campo que foi a muito esquecido pela filosofia teórica que é o campo da ação, para o autor essa ação tem de ser aliada a pratica e por isso a frequentação dos clássicos, e tal frequentação tem de ser com o texto original, não por intermédio de terceiros que podem incutir certo viés ao texto original. Ele afirma que filosofia politica é sim filosofia, na medida em que se relaciona com sua historia e o presente enriquecedor dos clássicos. A frequentação dos clássicos tem por excelência o sentido de formação.

   Em certo ponto do texto o autor fala sobre como a filosofia politica tem sido deixada de lado, uma parente pobre segundo o mesmo, juntamente com  a ética. Também se fala que a ética é restrita ao campo individual moral, enquanto que a politica tange ao campo do coletivo ( res publica). O maior apontamento feito por renato janine ribeiro, é de que falta a filosofia politica tratar da ação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (49.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com