TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo História, Filosofia, Psicologia e Filosofia.

Por:   •  22/5/2023  •  Resenha  •  411 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

 [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

“AUTOCONHECIMENTO”

História, Filosofia, Psicologia e Filosofia.

Sabe-se que a Psicologia surgiu com a filosofia.

Uma das frases marcantes da filosofia foi “Penso logo Existo” escrita por Descartes e publicada em 1937 e a frase “conhece-te a ti mesmo” por Sócrates, que ao meu ver marcam o inicio do autoconhecimento e do estudo de si mesmo.

Desde de então com essa e várias outras frases de filósofos renomados se abril um leque gigantesco para os questionamentos e estudos da psique.  

Descartes compreendeu que o fato de estar sempre pensando estava além da dúvida, assim igualou o pensamento ao ser. Isto é a identidade do “eu Sou” o pensamento, que seria a origem do ego.

Jean Paul Sartre refletiu sobre o pensamento de Descartes e compreendeu algo em suas próprias palavras “a consciência que afirma “eu Sou” não é a que pensa.”

Ele quis dizer que quando estamos conscientes de que estamos pensando essa consciência não faz parte do pensamento, é uma dimensão diferente da consciência.

“Se não houvesse nada além do pensamento em nós, nem se quer saberíamos que pensamos” - Eckart Tolle.

A filosofia se ocupava dos assuntos da mente humana, desse modo, a Psicologia se baseia em teorias filosóficas e ao longo da história da humanidade percebe a importância do autoconhecimento para uma vida mais plena, o processo do autoconhecimento coloca o indivíduo diante de si mesmo tendo o estímulo de uma nova forma de ver a si e o mundo.

Nossa mente possui um emaranhado de atribuições, barreiras, crenças, vícios, processos internos que, na esfera do inconsciente, permanecem fragmentados e escondidos.

A umas das formas de trabalhar esses processos é dentro da Psicoterapia, onde o psicólogo poderá auxiliar o paciente fornecendo as ferramentas adequadas para trilhar o caminho do autoconhecimento.

Outra forma bastante conhecida é o Coaching atualmente difundido como uma metodologia de aceleração de resultados, o coaching para o autoconhecimento proporciona aos seus participantes uma reconexão com seu sistema de funcionamento interno, é um processo que possibilita a elevação do seu grau de discernimento e da capacidade de tomada de decisão.

Alguns rejeitam a área antes conhecê-la melhor, outros procuram aproveitar as possibilidades que ela traz e se desenvolver dentro do autoconhecimento.

Desse modo a Psicoterapia e o Coaching podem se complementar! é importante fazer terapia para tratar os traumas e desatar os nós e quem faz terapia tem menos dificuldades para encarar o processo de coaching que instiga o cliente a agir, a sair do lugar, são ferramentas poderosíssimas que trabalhadas em harmonia buscando o bem-estar.

[pic 5]

[pic 6][pic 7][pic 8]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (113.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com