TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FINANCIAS EMPRESARIAS

Por:   •  14/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.967 Palavras (8 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

  1. DESENVOLVIMENTO

A inflação é um conceito econômico que designa o aumento continuo e generalizado dos preços dos bens e serviços, isto é, o aumento de preços é verificado na grande maioria dos bens e não só em alguns. Uma das causas da inflação é o aumento da emissão de papel moeda pelo Governo para cobrir os gastos do estado.

Quando isso acontece, há um maior volume de dinheiro em circulação no mercado, mas não ouve criação de riqueza ou aumento de produção. Neste caso, é exigida maior quantidade de dinheiro para adquirir a mesma quantidade de produto, resultando em inflação.

Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de outubro variou 0,57% e ficaram 0,22 pontos percentuais acima da taxa de setembro (0,35%). Assim, o IPCA acumulado no ano foi para 4,38%, coincidindo com os 4,38% registrados em igual período de 2012. Já o acumulado nos últimos doze meses ficou em 5,84%, abaixo dos 5,86% relativos aos doze meses anteriores. Em outubro de 2012 a taxa havia ficado em 0,59%. Em outubro, o ranking dos principais impactos foi liderado pelo item carnes, que deteve 0,08 pontos percentuais do IPCA. Os preços das carnes aumentaram, em média, 3,17%, chegando a 5,85% na região metropolitana de São Paulo. Outros alimentos importantes na mesa do consumidor também aumentaram, com destaque para o tomate, cuja alta foi de 18,65%, mas atingiu 52,69% na região metropolitana do Rio de Janeiro. Com estes e outros aumentos, o grupo Alimentação e Bebidas subiu 1,03% em outubro, acima dos 0,14% de setembro, e foi o principal responsável pela aceleração do IPCA de um mês para o outro, ficando com uma parcela de 0,25 pontos percentual, ou 44% do índice. Quanto mais o nosso pai estiver devendo e não tiver recursos para liquidar dividas a inflação aumentara cada vez mais, por que a emissão de moeda será ainda maior, e o pais não terão condições de saldar suas dividas, dificultando a vida de muitas pessoas, o salário continua o mesmo valor e os produtos que necessitamos no dia a dia ficam quase inacessíveis, sem ter condições de comprar.

Este é um gráfico apresentado pelo IBGE e o Banco Itaú.

Os principais relatórios financeiros são Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Fluxo de caixa.

O Balanço patrimonial é uma demonstração financeira obrigatória segundo á Lei n. 6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), e que corresponde a um dos relatórios mais importantes no processo decisório, ele apresenta todas as peculiaridades da empresa, permitindo que seus interessados possam extrair informações precisas de toda situação.

 A estrutura de um balanço consiste em.

ATIVO

PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO

Ativo Circulante

Passivo Circulante

Ativo Não Circulante

Passivo Não Circulante

Realizável a Longo Prazo

Patrimônio Líquido

     Investimento

     Capital Social

     Imobilizado

       (-) Gastos com Emissão de Ações

     Intangível

     Reservas de Capital

 

      Reservas de Lucros

 

      (-) Ações em Tesouraria

 

     Ajustes de Avaliação Patrimonial

 

     Ajustes Acumulados de Conversão

 

     Prejuízos Acumulados

                    Demonstração do resultado do exercício (DRE) é um relatório contábil elaborado em conjunto com o balanço patrimonial, que descreve as operações realizadas pela empresa em um determinado período. No Brasil a DRE deve ser elaborada obedecendo ao princípio do Regime de Competência.

 Segundo o Manual de contabilidade Empresarial “Por este princípio, as receitas e as despesas devem ser incluídas na operação do resultado do período em que ocorreram, sempre simultaneamente quando se correlacionam, independente de recebimento ou pagamento”. Nota-se, assim, que a DRE é elaborada ao mesmo tempo em que se define o balanço patrimonial e que não é possível conceber este relatório dissociado deste outro instrumento contábil.

             Seu objetivo é demonstrar a formação do resultado liquido em um exercício através do conforto das receitas, despesas e resultados apurados, gerando assim informações significativas para tomadas de decisões assim ocasionando crescimento da empresa.

MODELO DA DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO

RECEITA OPERACIONAL BRUTA
Vendas de Produtos
Vendas de Mercadorias
Prestação de Serviços

(-) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA 
Devoluções de Vendas 
Abatimentos 
Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas

= RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA

(-) CUSTOS DAS VENDAS
Custo dos Produtos Vendidos 
Custo das Mercadorias
Custo dos Serviços Prestados

= RESULTADO OPERACIONAL BRUTO

(-) DESPESAS OPERACIONAIS 
Despesas Com Vendas 
Despesas Administrativas

(-) DESPESAS FINANCEIRAS LÍQUIDAS
Despesas Financeiras
(-) Receitas Financeiras
Variações Monetárias e Cambiais Passivas
(-) Variações Monetárias e Cambiais Ativas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)   pdf (168.4 Kb)   docx (34 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com