TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXO DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  723 Palavras (3 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIP INTERATIVA

ESTUDOS DISCIPLINARES II

GRADUAÇÃO

TRABALHO EM GRUPO – TG

PÓLO
COSMÓPOLIS/SP

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ---------------------------------------------------------------------------------------03

FLUXO DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL (2010 E 2011) --------04

CONCLUSÃO-----------------------------------------------------------------------------------------06

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS -----------------------------------------------------------07

 INTRODUÇÃO.

          Para atender ao objetivo proposto deste trabalho, entendemos que no decorrer de 2010 á 2011, vinha - se mantendo a taxa de câmbio quase inalterada em relação ao dólar durante esse período, contudo esse fato equivale ao poder de compra entre o real e o dólar estar se mantendo a mesma, em consequência das políticas monetárias adotadas pelos bancos centrais do Brasil e dos EUA.

Neste período as reservas internacionais brasileiras de fato ajudam o país a se sair relativamente bem durante uma crise financeira mundial.

O mais eficaz economicamente é o país adotar uma política monetária não inflacionária. O nível de poupança, de investimentos, de acumulação de capital e, por conseguinte o enriquecimento seria enorme, atraindo assim mais investidores e empresas.

FLUXO DE INVESTIMENTO ESTRANGEIRO NO BRASIL (2010 E 2011).

A modernização do parque industrial no Brasil ganhou impulso com a instalação de diversos parques tecnológicos espalhados pelo país e que estimulam a parceria entre universidades, instituições de pesquisa e as empresas privadas. Buscam maior competitividade e desenvolvimento de produtos e localizam-se próximos aos maiores centros universitários e de cidades do interior e capital, em locais onde há disponibilidade de mão de obra especializada, rede de transportes, energia e comunicações que permitam conexão com outros centros de pesquisa localizados no país ou no exterior.

As indústrias multinacionais por perceberam que era mais vantajoso a construção de sua fabricas e prestação de serviços em nosso país. Por isso houve aumento de polos e parques industriais por todo brasil.

  Contribuiu para esse fenômeno, incentivos fiscais oferecidos pelo governo, cambio favorável aos investidores estrangeiros e oferta de mão de obra local mais barata.

  A indústria ainda enfrenta vários problemas que aumentam os custos e dificultam a  participação no mercado externo, tais como: problemas de logística com transportes, baixo investimento público e privado em tecnologia, baixa qualificação do trabalhador, carga tributária elevada, barreiras tarifárias e não tarifárias impostas por outros países à importação de produtos brasileiros.

  Mesmo no estado de São Paulo, o mais equipado do país quanto à infraestrutura de transportes e energia, historicamente houve maior concentração de indústrias na Região Metropolitana de São Paulo.

  Atualmente, seguindo uma tendência já verificada em países desenvolvidos, onde ocorre o processo de deslocamento de indústrias em direção às cidades médias do interior, que apresentam índices de crescimento econômico superiores aos da Grande São Paulo. Isso é possível graças ao grande desenvolvimento da informática e à modernização da infraestrutura de produção de energia, transporte e comunicação, criando condições de especialização produtiva por intermédio da integração regional. As regiões tendem, atualmente, a se especializar em poucos setores da atividade econômica e a buscar em outros mercados (do Brasil ou do exterior) as mercadorias que satisfaçam.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (209.7 Kb)   docx (443.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com