TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de atração de investimentos estrangeiros em empresas brasileiras

Artigo: Processo de atração de investimentos estrangeiros em empresas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Artigo  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 2

Processo de atração de investimentos estrangeiros em empresas brasileiras

• Impulsionador de negócios no País

O padrão internacional de contabilidade adotado globalmente. Alguns países já passaram por esse processo de migração e a tendência é que o IFRS continue sendo amplamente adotado. As empresas brasileiras que ainda não estão fornecendo suas informações nesse novo modelo terão de fazê-lo muito em breve para que possam não apenas atender às regulamentações aplicáveis, mas também às naturais demandas de informação dos investidores. Segundo a pesquisa, aproximadamente 75% das empresas informaram receber solicitações de informações de investidores estrangeiros e locais em IFRS.

Fonte: Deloitte Research

Adicionalmente, a despeito da crise financeira global e de seus impactos na liquidez internacional, a participação de investidores estrangeiros no mercado de capitais local deverá se manter relevante, tendo em vista a importância do Brasil como um grande país emergente e os altos volumes de investimentos diretos recebidos nos últimos anos. Nesse contexto de investimentos, haverá uma pressão natural para que as empresas adotem o IFRS.

Evidentemente, a importância de oferecer informações em IFRS decorre tanto do contexto de uma tendência global para investimentos, quanto da obrigatoriedade no Brasil de que as companhias de capital aberto, assim como as instituições financeiras, apresentem suas demonstrações financeiras em IFRS até 2010. À parte qualquer demanda de investidores estrangeiros ou aspecto regulamentar, a importância de adoção do IFRS também é motivada pelas práticas vigentes nos padrões diferenciados de listagem na Bovespa: Novo Mercado e Nível II. Além disso, as empresas brasileiras listadas nas bolsas de valores norte-americanas podem, conforme determinação da Securities Exchange Commission (SEC), substituir a apresentação em US GAAP por IFRS, diminuindo, inclusive, seus custos de preparação contábil.

Da amostra que compõe a pesquisa “Os Impactos da Convergência Contábil”, 7% informaram que já utilizam o IFRS, sendo que, para estas, o padrão foi adotado há aproximadamente três anos. Esse panorama, porém, deve ser alterado ainda em 2008, já que 55% das empresas que manifestaram a intenção de adotar o novo modelo o farão ainda neste ano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com