TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO COMPRE SEMPRE

Por:   •  2/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.877 Palavras (16 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 16

[pic 1]

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO COMPRE SEMPRE

FORTALEZA

2014

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO COMPRE SEMPRE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Gestão Financeira da Faculdade Ateneu - FATE, em cumprimento às exigências da disciplina de Projeto interdisciplinar.

.

Orientador (a) : Prof.  Ms. Evangelina Chrisóstomo

                                                                       

FORTALEZA

2014

FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO DE CASO NO SUPERMERCADO COMPRE SEMPRE

Resumo[pic 2]

Com o aumento da competitividade advindo da globalização, as empresas precisam atuar de maneira ainda mais ágil e flexível, principalmente nos segmentos que atuam muito próximos ao consumidor final, como o comércio varejista.O processo de formação de preços de venda de produtos pode ser considerado uma das mais importantes tarefas das empresas. Assim, a formação de preços no varejo tornou-se um importante tema a ser explorado, levando em consideração a importância dos preços no posicionamento competitivo dessas empresas.

Esta pesquisa consistiu na realização de um estudo de caso, de natureza exploratória e descritiva. Exploratória, devido ao reduzido volume de informações acumuladas sobre o tema “preços no varejo”; descritiva, visto que tem como objetivo descrever as características de determinado fenômeno - no caso, os processos de gestão de custos e de formação de preços em empresas do comércio varejista. Os dados utilizados na pesquisa foram coletados por meio de pesquisa bibliográfica, entrevista com gerentes e outros funcionários da empresa, arquivos de dados e planilhas utilizadas para a formação de preços e a gestão de custos, relatórios gerados pelos seus sistemas de informações e observação não-participante. A análise dos dados coletados por meio de entrevistas foi realizada por meio da análise de conteúdo, visando compreender o significado das mensagens e os fatores que determinaram essas características. Ao analisar o processo de precificação do Supermercado Compre Sempre, destaca-se uma mescla de estratégias adotadas, já que o Supermercado trabalha com linhas e segmentos diversificados de produtos. Através dos dados obtidos, conclui-se que a empresa pratica uma precificação com eficácia, pois apesar de pouco tempo de mercado, a mesma vem conseguindo se firmar num mercado competitivo.

Palavras-chave: Preço de venda, Custos, Métodos de custeio, comercio varejista.

Abstract

Keywords: Price, Costs, Methods of costing, Retailing.

1. INTRODUÇÃO

É consenso geral nos meios empresariais que toda empresa, para sobreviver, precisa obter lucros suficientes, não só para manter suas atividades, mas também para proporcionar um crescimento econômico contínuo.

Vale também salientar que a concorrência está cada vez mais acirrada, o que obriga as empresas a se manterem constantemente atualizadas através de um considerável volume de informações, que ajudarão não só na tomada de decisões como também na obtenção dos objetivos desejados de cada empresa.

Alguns dos aspectos que impactam fortemente a obtenção desses objetivos são os que falam a respeito da análise dos custos e suas influências nas decisões que envolvem a formação do preço de venda.

A determinação do preço de venda dos produtos é tarefa de extrema importância na empresa, constituindo-se como uma das peças primordiais no processo de planejamento empresarial.

Estabelecer o preço de venda de venda é imprescindível para a sobrevivência das empresas, principalmente nos dias atuais onde o que prevalece é a concorrência. Segundo Wernke (2001, p.126), “a correta formação do preço de venda é questão fundamental para a sobrevivência e crescimento das empresas, independentemente de porte e área de atuação.”

Já Sardinha (1995, p.2) garante que “O sucesso empresarial não pode ser consequência da decisão de preço. Contudo, o preço equivocado de um produto certamente o levará ao insucesso.”

Por tudo isso a correta precificação é uma importante atividade ligada aos produtos, essencial e vital a organização.

Diante desse contexto, o problema que embasou esta pesquisa foi: qual a relevância da formação do preço de venda no Supermercado Compre Sempre?

Como hipótese: 1) Avaliar se a correta formação de preço de venda aumenta o faturamento da empresa. 2) Verificar se a boa formação do preço acarreta a fidelização dos clientes. 3) Analisar se a correta precificação ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado.

O estudo tem justificava amparada na constatação de que, a realidade atual é de uma era de transformações rápidas, com reflexos em todas as dimensões da vida, sendo que: A globalização da economia, a crescente concorrência, as rápidas mudanças tecnológicas, políticas e econômicas geram uma gama de oportunidades e desafios para as organizações empresariais.

Na busca de responder ao problema apontado, é que o estudo procura atingir aos seguintes objetivos identificados de forma geral e específica.

Para atingir os objetivos do presente trabalho, elaborou-se um método que cumpriu duas etapas: uma pesquisa exploratória e outra pesquisa conclusiva. A etapa exploratória contemplou a existência de um modelo conceitual teórico, a partir de revisão bibliográfica. A etapa conclusiva, por sua vez, constituiu-se do estudo de caso, através da aplicação do questionário no Supermercado Compre Sempre.

O trabalho está dividido em cinco capítulos, como caracterizamos a seguir:

A seção I trata da problemática acerca do tema e suas justificativas. Na seção II faz-se uma revisão teórica sobre o tema em questão, analisando-se os principais conceitos. A metodologia aplicada para que o trabalho fosse concluído com êxito é abordada na seção III. Na seção IV são apresentados os resultados da pesquisa e suas respectivas análises e relevância. Por fim, a seção V contém as conclusões do trabalho, tomando como referência os resultados obtidos no estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (25.2 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com