TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTUDO DE CASO SUPERMERCADO

Por:   •  31/8/2021  •  Trabalho acadêmico  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 4

TEC01 – Estudo de Caso SUPERMERC

1. Leia o texto abaixo e execute a tarefa solicitada, ao final.

2. Digite suas respostas em arquivo WORD ou PDF e poste no CANVAS antes as 19:00 horas do dia 16.08.2021 (lembre-se de que um segundo após as 19:00 h já estará fora do prazo).

3. Prepare-se para discutir o texto e as respostas durante a aula.

Boa leitura e bom trabalho.

SUPERMERC

SUPERMERC é uma rede de supermercados fundada há cerca de 10 anos por um jovem empresário e seu pai, que tinha uma vasta experiência no ramo varejista por ter sido proprietário de outra rede de supermercados por muito tempo. Nesse período o mais jovem dos donos aproveitou a oportunidade para aprofundar e conhecer todas as áreas e particularidades desse tipo de negócio, tendo sido muito bem-sucedido: hoje a empresa possui 11 filiais e tem planos de se expandir ainda mais.

Tudo começou com uma única loja, a partir da qual o SUPERMERC foi crescendo e conquistando reconhecimento por seus clientes, concorrentes e fornecedores.

A maior parte das vendas é de produtos do ramo alimentício. Inicialmente o seu público alvo era limitado às classes C, D e E. Agora o objetivo é almejar todas as classes sociais com lojas de estruturas correspondentes ao público de cada região. Para isto, busca em seus fornecedores parceiras para conseguir os melhores preços e se manter adiante de seus concorrentes. Além das 11 filias a empresa também possui 2 centros de distribuição, e um escritório onde funciona toda a parte administrativa da empresa.

Em função do rápido crescimento, começaram a surgir diversos problemas associados aos processos que, se no início eram adequados, agora, já se mostram desajustados e necessitando de serem aprimorados para que sejam atingidos os objetivos da organização.

Por ser uma empresa familiar todas as decisões passam pela diretoria, mesmo as que dizem respeito a rotinas simples. Esta centralização tem retardado os processos e, muitos deles são feitos de forma que pode ser considerada amadora.

Um exemplo disso são os documentos das filiais que são recolhidos por 2 funcionários em dias “aleatórios” de acordo com uma escala que leva em conta a distância de algumas filiais para o escritório. Com frequência, tem havido casos de extravios e de os documentos não chegarem em tempo hábil para o processamento. A empresa está crescendo e o último investimento foi a mudança para um novo sistema de informática que permite a extração de informações mais seguras e precisas. Porém, como qualquer sistema, por melhor que seja, precisa de operadores conscientes e processos estabelecidos de forma correta, os problemas persistem.

Diante do contexto descrito, a diretoria do SUPERMERC decidiu contratar seu grupo para elaborar um diagnóstico e identificar quais soluções devem ser adotadas para dinamizar a rotina da área administrativa da empresa e integração dos seus setores.

Os diretores imaginam que vocês, como consultores, devem propor uma série de ações e, para aprova-las gostariam que vocês, antes de mais nada, elaborassem um roteiro de como o trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (42.5 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com