TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FORMAÇÃO ECONÔMICA DO BRASIL

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO 1

O café foi um dos principais produtos da agricultura/economia brasileira durante os séculos 18 e 19, e foi no Vale do Paraíba que o grão (café) estabeleceu-se na cadeia exportadora nacional. A região recebeu o produto devido a regularidade das chuvas e condições geográficas e clima adequados para o cultivo de café, além disso o escoamento da produção era muito rápido, evitando o acumulo do produto. Outra questão que favorecia o cultivo do café eram os baixos custos de infraestrutura, pois em seu momento inicial, se utilizava apenas de um solo apropriado e mão de obra barata. Após o ano de 1850, com o inicio do esgotamento das áreas, o surgimento de uma praga (mariposa do café) nas lavouras e a perda da fertilidade do solo no Vale do Paraíba , a produção começou a se expandir para outras regiões do Brasil para atender a demanda europeia depois da crise de 1857.

TRABALHO 2

O sistema de parceria foi uma forma de servidão por dívida, se baseava na burguesia paulista que financiava a vinda de imigrantes europeus, fugindo da crise no continente, para servirem de mão de obra para as lavouras de café. O burguês optou pelo imigrante, que longe de suas terras também não tinha muita alternativa para resistir a opressão e sub valorização de sua mão de obra, assim a condição de vida dos trabalhadores se tornaram parecidas a de um escravo.

TRABALHO 3

Com a forte chegada do imigrante europeu, devido ao sistema de colonato adotado pelos cafeicultores, vieram ambiciosos projetos de engenharia social, levando os pensadores brasileiros a tomar a Europa como um modelo a ser copiado. Além disso, a vinda de novas culturas influenciou na sociedade de forma que o mercado interno se tornou mais diversificado devido a demanda por produtos mais diversos. Mais a frente, no período de chegada da industrialização esses mesmos imigrantes foram utilizados como mão de obra que se tornou escassa com o crescimento de tal processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com