TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVO

Por:   •  18/4/2017  •  Tese  •  1.249 Palavras (5 Páginas)  •  5.223 Visualizações

Página 1 de 5

(ENADE 2009) Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época.

 Sobre as Teorias de Administração, considere as afirmativas a seguir:

 

I.                   A Teoria da Burocracia de Weber procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.

II.                 A Visão Sistêmica da Administração considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.

III.             A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.

IV.               A Administração Científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.

 

Estão CORRETAS somente as afirmativas

A         

II e IV.

B         

I, II e IV

C         

I, III e IV

D         

II, III e IV

E         

III e IV

Comentário/Justificativa: 2000

Em uma faixa afixada na parede do saguão principal de uma grande revendedora de automóveis, que vem superando suas metas de vendas, pode-se ler o seguinte: “Satisfação 100% garantida ou seu dinheiro de volta para todos os carros comprados aqui com até um mês de uso”. Certo dia, um cliente adentra o saguão da revendedora, entrega as chaves de seu automóvel recém-adquirido ao sorridente vendedor e anuncia: “Comprei meu carro aqui na semana passada. Não estou satisfeito. Quero meu dinheiro de volta”. Surpreso, o vendedor afirma que essa situação nunca acontecera, mesmo com a faixa afixada há vários meses na loja. Ele explica que a devolução do dinheiro pago pelo carro dependerá de uma entrevista do cliente com o gerente comercial da revendedora, de uma perícia minuciosa no automóvel para apurar eventuais problemas devidos ao mau uso do veículo e do preenchimento, pelo cliente, de sete formulários diferentes detalhando suas razões para a devolução. Informa ainda que, cumpridas essas etapas, depois de uma análise por parte do setor financeiro da loja, o dinheiro do cliente poderá ser devolvido em dez parcelas mensais de igual valor.

Com base no caso exposto, avalie as afirmações a seguir.

 

I. O excesso de burocracia na revendedora de automóveis constitui obstáculo para que a empresa seja eficaz em seus objetivos comerciais.

II. A atitude do vendedor revela falhas no treinamento oferecido pela empresa, pois ele foi incapaz de cumprir a promessa contida na faixa afixada na loja.

III. Há evidências de disfunção burocrática caracterizada pela dificuldade de atendimento aos clientes frente a demandas não usuais.

 

É correto o que se afirma em

A         

I, apenas.

B         

III, apenas.

C         

I e II, apenas.

D         

II e III, apenas.

E         

I, II e III.

Sabemos que a administração, embora tenha sido utilizada desde os tempos mais antigos, só teve um desenvolvimento rápido e efetivo no início do século XX quando a sociedade inicia um processo de “confiar” suas necessidades às organizações como hospitais, escolas e profissionais liberais como médicos, advogados, considerados autoridades nos seus conhecimentos. Max Weber, intelectual alemão,considerado um dos pais da sociologia, estudou os diversos tipos de autoridade por entender que, por fazerem parte da sociedade, elas tinham relação com a economia. Quais foram os tipos de autoridade definidos por Weber?

A         

Autoridade tradicional, autoridade patriarcal, autoridade ideológica.

B         

Autoridade baseada nas tradições, autoridade carismática e autoridade patriarcal.

C         

Autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional-legal.

D         

Autoridade patriarcal, autoridade baseada nas tradições culturais e autoridade baseada nos costumes.

E         

Autoridade ideológica, autoridade tradicional e autoridade patriarcal.

Em 1927, foram empreendidas pesquisas na fábrica da Western Electric Company, em Chicago, , coordenadas por Elton Mayo, a fim de descobrir  qual era a relação entre a iluminação do local de trabalho e a eficiência dos trabalhadores. Cinco anos depois foram divulgadas as conclusões deste trabalho. Das alternativas abaixo, assinale qual condiz com as conclusões apresentadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com