TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos Administrativos

Por:   •  14/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.656 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO DE GESTÃO EMPREENDEDORA - FEAD

FACULDADE DE ENSINO ADMINISTRATIVO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

GISLEINE CALDEIRA PALHARES MELO

GABRIELLA BAGILE MACEDO

SOLANGE VIEIRA DA COSTA

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

BELO HORIZONTE

2015

GISLEINE CALDEIRA PALHARES MELO

GABRIELLA BAGILE MACEDO

SOLANGE VIEIRA DA COSTA

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

Pesquisa de Graduação apresentada ao curso de Administração, modalidade à distância da FEAD, como requisito parcial para a obtenção de pontos na disciplina.

Belo Horizonte, 01 de Novembro de 2015.

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Prof.ª Ariane Rocha Albergaria

Orientadora

        

                                         BELO HORIZONTE

                                                     2015

SUMÁRIO

1.  PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL        

1.1 Introdução        

1. 2 O planejamento como uma função administrativa        

1.2.1 Pergunta -  problema        

1.2.2 Justificativa        

1.2.3 Objetivos        

1.2.4 Objetivo Geral        

1.2.5  Objetivos específicos        

2. DESENVOLVIMENTO        

2.1 Etapas do Planejamento Estratégico:        

2.2  Planejamento Tático        

2.3  Planejamento Operacional        

2.3.1  Analise dos três níveis de planejamento.        

3. CONCLUSÃO        

4.REFERÊNCIAS        

RESUMO

O planejamento organizacional constitui um processo essencial para organização de uma empresa, logo que sua função busca melhoria e adequação das atividades do cotidiano. E para estabelecer a eficiência dessa ferramenta o processo deverá ser continuo no ambiente de trabalho para alcançar os objetivos e aumentar o rendimento e como resultado a produtividade. Dessa forma essa pesquisa tem como objetivo identificar os tipos de planejamento estratégico e como são organizados dentro de uma empresa para obter o sucesso.

Os métodos para organização dessa pesquisa serão: livros de autores renomados citações e sites. Para concluímos desenvolveremos um exemplo estratégico de plano organizacional para treinar os conhecimentos adquiridos.

PALAVRAS – CHAVE:

Planejamento, organização e eficiência.


1.  PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL

     

1.1 Introdução

O planejamento Organizacional é um setor do planejamento estratégico empresarial. Quando uma empresa é dirigida de maneira caótica, é muito fácil perder o foco e não ter mais objetivo definido. Desta maneira, as pessoas que formam esta companhia já não têm mais algo concreto para buscar no dia a dia profissional. Quando isso acontece, a empresa perde em produtividade e não consegue alcançar seus objetivos.

Segundo Chiavenato: (2004), o planejamento consiste na tomada antecipada de decisões sobre o que fazer, antes de a ação ser necessária. Sob o aspecto formal, planejar consiste em simular o futuro desejado e estabelecer previamente os cursos de ações necessárias e os meios adequados para atingir os objetivos.

Muitas vezes o planejamento organizacional e produzido por especialista com técnicas complexas que têm um fundo científico. Estas técnicas trazem diversas ferramentas de análise que se mostram detalhadas, mas complicadas.

O objetivo de planejar a organização de uma empresa é buscar a eficiência, evitar o desperdício de tempo, recursos humanos, entre outras coisas. Por isso é importante que o planejamento organizacional seja algo simples, que todos dentro da empresa entendem e possam seguir.

1. 2  O planejamento como uma função administrativa

A primeira das funções administrativas – o planejamento é um processo de estabelecer objetivos e definir a maneira de como alcançá-los. Objetivos são os resultados específicos ou metas que se deseja atingir. Um plano é uma colocação ordenada daquilo que é necessário fazer para atingir os objetivos. Os planos identificam os recursos necessários, as tarefas a serem executadas as ações a serem tomadas e os tempos a serem seguidos. Os planos servem para facilitar a ação requerida e as operações das organizações. Geralmente preveem como as ações que apontam para os objetivos devem ser tomadas Na verdade os planos consistem em ações consistentes dentro de uma estrutura adequada de operações que focalizam os fins desejados.

1.2.1 Pergunta - problema

Quais são os três níveis de planejamentos organizacionais?

1.2.2 Justificativa

 O desenvolvimento do trabalho se justifica para compreensão das funções que um planejamento organizacional exerce em uma corporação, suas características e divisões hierarquias dos três níveis de planejamento. Os resultados obtidos através de artigos, livros e sites serão importantes para nossa formação acadêmica.

1.2.3 Objetivos

1.2.4 Objetivo Geral

Pesquisar informações sobre o planejamento Institucional, o Planejamento Tático e o Planejamento Operacional e identificar o que cada um exerce nas organizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (139.6 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com