TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DE GESTÃO DE PROJETOS

Por:   •  20/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  101 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade individual

        

Matriz de análise

Disciplina: Fundamentos de Gerenciamento de Projetos

Módulo: 01 ao 06

Aluno:

Turma:

Tarefa: Caso CCC e DT Produções

Características do projeto 

 De Acordo com o Pmbok, “projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único” (PMI, 2017, p.4).

Embora essa seja uma das definiçoes mais populares acerca do tema, existem outras definições como a utilizada pela Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP “Projeto é um empreendimento planejado, orientado a resultados, possuindo atividades com início e término, para atingir um objetivo claro e definido.” (Brasil, 2011, p.16).

Ao analisar as duas definições é possível observar que ambas apresentam em comum a ideia de que o projeto deve ocorrer em um tempo determinado, buscando atingir um resultado planejado. Em outras palavras, pode-se dizer que um projeto sempre terá início, meio e fim.

No caso em tela, o evento a ser organizado pela empresa necessita de esforço e empenho da equipe para sua realização. Como ocorre em qualquer projeto, haverá uma data para o início das atividades, bem como para seu fechamento, que deverá ocorrer no final do ano, após o encerramento do evento.  Observa-se então que se trata de um esforço temporário.

Outro ponto a ser considerado, é que no caso relatado destaca-se a busca por um resultado único, que será a realização do evento de rock anos 80. Tal evento apresenta características específicas, além de possibilidar o entretenimento, irá realizar a divulgação da marca. Assim, pode-se dizer que tal projeto é único, pois não existe outro igual. Por mais que a CCC quisesse fazer outro evento no mesmo local, com as mesmas bandas, na mesma época do ano, os atores envolvidos seriam diferentes.  

Fases do projeto e possíveis processos de gerenciamento a serem utilizados em cada fase

O conceito de ciclo de vida do projeto diz respeito as etapas que se sucedem, desde o início até sua conclusão. Embora o assunto seja tratado em diferentes publicações, foi possível perceber que, em quase todas essas, as etapas são descritas tal como especificado pelo PMBOK. Mesmo quando há uso nomenclaturas diferentes, o sentido presente é o mesmo que consta no PMBOK. No caso do projeto em discussão (evento da CCC) é possível perceber que trata-se de um ciclo de vida preditivo.

[pic 3]

Fonte: https://artia.com/blog/ciclo-de-vida-de-um-projeto/

 Diante do exposto, para as análises que se seguirão serão consideradas as etapas do PMBOK (PMI, 2017), quer seja: iniciação do projeto, organização e preparação, execução do trabalho, controle e monitoramente e encerramento do projeto.

Grupos de Processo de Gerenciamento de Projetos segundo PMBOK

[pic 4]

Fonte: https://escritoriodeprojetos.com.br/processos-do-guia-pmbok

  1. Iniciação

4.1 Desenvolver oTermo de Abertura do Projeto;

13.1 Identificar as partes interessadas.

  1. Organização e preparação ou Planejamento

4.2 Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto;

5.1 Planejar o gerenciamento do escopo;

5.2 Coleta de requisitos;

5.3 Definir o escopo;

5.4 Criar a EAP;

           6.1 Planejar o Gerenciamento do Cronograma

6.2 Definir as Atividades;

           6.3 Sequenciar as Atividades;

           6.4 Estimar as Durações das Atividades;

          6.5 Desenvolver o Cronograma;

          7.1 Planejar o Gerenciamento dos Custos;

          7.2 Estimar os Custos;

          7.3 Determinar o Orçamento;

          8.1 Planejar o Gerenciamento da Qualidade;

          9.1 Planejar o Gerenciamento dos Recursos;

          9.2 Estimar os recursos das atividades;

          10.1 Planejar o gerenciamento das comunicações;

          11.1 Planejar o Gerenciamento dos Riscos

11.2 Identificar os Riscos

11.3 Realizar a Análise Qualitativa dos Riscos

11.4 Realizar a Análise Quantitativa dos Riscos

11.5 Planejar as Respostas aos Riscos

12.1 Planejar o Gerenciamento da Aquisições

13.1 Planejar o Engajamento das partes interessadas

  1. Execução

4.3 Orientar e gerenciar o trabalho do projeto

4.4 Gerenciar o conhecimento do projeto

8.2 Gerenciar a qualidade

9.3 Adiquirir recursos

9.4 Desenvolver a equipe

9.5 Gerenciar a equipe

10.2 Gerenciar as comunicações

11.6 Implementar as respostas aos riscos

12.2 Conduzir as Aquisições

13.3 Gerenciar o enganjamento das partes interessadas

  1. Monitoramento e controle

4.5 Monitorar e controlar o trabalho do projeto

4.6 Realizar o controle integrado de mudança

5.5 Validar o escopo

5.6 Controlar o escopo

6.6 Controlar o cronograma

7.4 Controlar os custos

8.3 Controlar a qualidade

9.6 Controlar os recursos

10.3 Monitorar as comunicações

11.7 Monitorar os riscos

12.3 Controlar as aquisições

13.4 Monitorar o engajamentos das partes interessadas

  1. Encerramento

4.7 Encerrar o projeto ou fase

Por fim, conclui-se que no evento promovido pela DT Produções, que se caracteriza como um evento de grande porte, todos os quarenta e nove processos devem integrar o projeto, pois a ausência de qualquer um deles pode implicar em problemas futuros.

Estrutura das empresas CCC e DT Produções

Antes de definirmos quais sãos as estruturas de cada empresa precisamos saber o que é estrutura organizacional. De acordo com o site Dicionário Financeiro;

A estrutura organizacional é a forma como uma organização está dividida e hierarquizada. Ela define como é feita a gestão das suas atividades e a comunicação entre seus setores, visando atingir seus objetivos estratégicos, essa estrutura inclui a departamentalização. Isso não significa que ela seja sinônimo muito menos tenha uma hierarquia isolada e sim um combinação entre elas. (Dicionário Financeiro, 2019)

Ao analisar o caso da CCC é possível classificar sua estrutura organizacional como Linha Staff, visto que esta estrutura organizacional se carateriza por combinar as características dos modelos linear e funcional, superando os modelos tradicionais. Também seria possível classificá-la como estrutura organizacional territorial, pois ela tem lojas espalhadas por diversos territórios no Brasil.

[pic 5]

Fonte: https://www.dicionariofinanceiro.com/estrutura-organizacional/

Quanto à DT Produções, podemos classificar como estrutura organizacional projetizada, pois permite a criação de equipes multidisciplinares as quais estão divididas por departamentos, desenvolvendo os projetos de acordo com as especificações do cliente. Neste caso, a maior parte dos recursos da organização está envolvida no trabalho do projeto, tendo o gerente independente total autonomia. Essa autonomia torna a organização mais horizontal, pois transfere as responsabilidades para os niveis mais baixos da hierarquia.

[pic 6]

Fonte: https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/01/estrutura-organizacional-matricial/

Referências bibliográficas

BRASIL. Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP / Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação. - Brasília: MP, 2011. Disponível em < https://www.governodigital.gov.br/documentos-e-arquivos/MGP-SISP_Versao_1.0.pdf> Acesso em: 26 de out. de 2019.

DICIONÁRIO FINANCEIRO. O que é uma estrutura organizacional? Disponível em:< https://www.dicionariofinanceiro.com/estrutura-organizacional/ > Acesso em : 27 de out. de 2019.

DUARTE, J. Fases de um projeto: as 5 etapas e suas características segundo o PMI. Disponível em: <https://www.gp4us.com.br/fases-de-um-projeto-e-o-plano-sumario/ > Acesso em: 26 de out. de 2019.

MONTES, E. Processo do Guia PMBOK Sexta Edição. Disponível em: < https://escritoriodeprojetos.com.br/processos-do-guia-pmbok > Acesso em: 27 de out.2019.

PRADO, D. S. Planejamento e controle de projetos. 6. ed. Nova Lima, MG: INDG Tecnologia e Serviços Ltda., 2004.

PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK). 6 edição. Newtown Square: PMI, 2017.

UVAGPCLASS. Estrutura Organizacional Matricial. Disponível em< https://uvagpclass.wordpress.com/2017/12/01/estrutura-organizacional-matricial/> Acesso em : 27 de out. 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (480 Kb)   docx (928.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com