TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUSÃO DAS CASAS BAHIA E DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

 ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO

BRUNO DE SOUZA FALCÃO

 

FUSÃO DAS CASAS BAHIA E DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

   

idade[pic 3]

Rio de Janeiro Campo Grande

2013

                           BRUNO DE SOUZA FALCÃO

FUSÃO DAS CASAS BAHIA E DO GRUPO PÃO DE AÇÚCAR

Trabalho apresentado ao Curso de adminidtração  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Administração Bacharelado

Prof. Regina Malassise

Marcelo C. Viegas

Ivan Campos

Mônica M. Silva

 

Rio de Janeiro Campo Grande

2013

Introdução 

   A rede Bahia, teve sua primeira loja fundada em 1957, na cidade de São Caetano do Sul, por Samuel Klein. A empresa é considerada por muitos, o maior fenômeno mundial do varejo voltado para o público de baixa renda, vendendo em grandes quantidades com fartura de crédito e preços competitivos.

Atualmente, a Casas Bahia (nome este dado,em virtude da maioria dos seus clientes serem retirantes baianos,que tentavam a sorte na região) possui mais de 560 lojas em dez estados, entre eles: SP, RJ, MG, PR, ES, RS, SC, GO, MS, MT, além do Distrito Federal.

A empresa possui uma gestão familiar, na contramão de todas as técnicas de gestão modernas, mantendo sob sua administração todo o sistema de logística com caminhões próprios, grandes centros de distribuição, com a filosofia de que esses custos são compensados, através da fidelização de clientes.

Não existe, a intenção de profissionalizar a administração que possui característica centralizadora, e sucessão definida com base em princípios religiosos.

   Fusão das Casas Bahia com o Pão de Açúcar      

A fusão entre a Casas Bahia e o Ponto Frio (Globex), controlado pelo grupo Pão de Açúcar ocorreu em 2009, formando assim a Via varejo . A negociação, foi extremamente conturbada e conflituosa sem que fossem realizadas todas as auditorias e processos necessários; Gerando assim discussões dos termos de contrato.

A Casas Bahia, passou a questionar o fato de a empresa ter sido subvalorizada na negociação.

Os Klein, trocaram o comando da Casas Bahia por uma participação minoritária do Pão de Açúcar, com isso Abílio Diniz transformou o grupo Pão de Açúcar , na maior rede de varejo do país.

Outro fator, que atrapalhou a negociação foi a diferença cultural empresarial que cada um possuía, fato esse que não foi tratado com a importância que deveria.

A família Klein, apresenta uma característica mais conservadora e menos ágil para tomar decisões diferente do grupo Pão de Açúcar, que possui uma gestão oposta e muito mais aberta.

Outro ponto chave, é que o grupo de Diniz é voltado para as classes A\B e o dos Klein focado na classe C.

Com isso, foi decidido que cada grupo continuaria trabalhando com sua própria estratégia de negócio.                                     

A nova gestão da via varejo

As Casas Bahia, utilizavam um modelo de gestão focado na simplicidade e na dedicação total, ao colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros comerciais.

Voltada para realização dos sonhos de seus clientes, oferecendo acesso facilitado ao crédito. As Casas Bahia sempre foram uma empresa muito humana, que levando em conta o lado emocional atendia as necessidades imediatas, sem planejar à longo prazo.

A Via varejo, por sua vez possui uma outra visão administrativa, que consiste em um modelo de gestão estratégica para avançar nos processos de melhoria de resultados e captura de sinergias. Simplificando as estruturas e tornando a empresa mais leve  e ágil.

Estrutura de mercado

A Casas Bahia, e o Ponto Frio estão inseridas no mercado formal, comercial de varejo e no mercado digital (internet) ,com lojas virtuais.

As mesmas, possuem posicionamentos diferentes em relação a mercado e ao consumidor, ambas redes da Holding Via Varejo ,as Casas Bahia também fazem ações com produtos para as classes A e B, mas esse não é o foco principal da varejista que aposta na classe C.

Unidas Ponto Frio e Casas Bahia, concentram poder de mercado superior a 40% em  pelo menos 117 cidades do país. Dessas, foi verificado que a fusão traria riscos a concorrência em  54.

O Ponto Frio, possui  a operação de vendas para pequenos e médios varejistas e o canal de vendas corporativas, pelo qual comercializa seus produtos diretamente a empresas com o fim de consumo. Utiliza o slogan ¨ Viva a inovação ¨ .

Uma forma utilizada para  a fidelização de clientes, é a excelência no atendimento.

As Casas Bahia, possuem uma política de marketing muito bem desenhada, o slogan ¨ Dedicação total a você.¨ Atentar ao mercado de baixa renda é a grande aposta que impulsiona e sustenta o crescimento da rede, além de uma estrutura enxuta. Seu foco, é vender a prazo para a população de baixa renda, com apenas alguns ajustes, quando necessário como, alteração de taxas de juro.

Há, um tipo de concorrente que os próprios Klein julgam mais perigoso que os varejistas de eletrodomésticos tradicionais, os hipermercados. Essas redes, diluem seu custo fixo em lojas imensas

Somando os faturamentos, dos quatro maiores concorrentes das Casas Bahia ( Ponto Frio, Lojas Colombo, Magazine Luiza e Lojas Cem), são de 6,9 bilhões de reais, 2,1 bilhões de reais a menos.

Administrar uma empresa com essa estrutura, treinar multidões de analistas de crédito e monitorar entregas em centenas de cidades, será um dos mais complexos desafios já enfrentados pela Casas Bahia

Cultura da empresa

A via varejo, resultado da fusão entre as Casas Bahia e o Ponto Frio, para atender às diferentes necessidades e expectativas dos consumidores, mantém um planejamento estratégico diferenciado para as duas marcas: Casas Bahia, dedicada a realizar os sonhos da grande massa brasileira oferecendo as melhores oportunidades de negócio para os clientes da base da pirâmide, sendo a marca mais lembrada e admirada pelas classes C e D; E o Ponto frio ,que oferece a tecnologia mais adequada às necessidades dos clientes, com foco nas classes A e B.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17 Kb)   pdf (129.4 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com