TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade Santa Helena Bacharelado em Administração

Por:   •  30/8/2019  •  Trabalho acadêmico  •  4.184 Palavras (17 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 17

Faculdade Santa Helena

Bacharelado em Administração






PROJETO INTEGRADOR

EMPRESA DON DIEGO



ADM 1821







Recife, 2018

  1. INTRODUÇÃO

Depois do frozen yogurt e dos cupcakes, foi a vez das paletas, picolés artesanais que viraram moda a partir de 2013.  

A história das deliciosas paletas mexicanas é rodeada de possibilidades. Uma delas é que o picolé artesanal teria surgido aproximadamente em 1940 em Tocumbo, no estado de Michoacán, onde foi feito um monumento em homenagem ao sorvete. Neste povoado a paleta é uma importante atividade econômica. No final de cada ano em Tocumbo celebra-se a festa das paletas.

Segundo Los Paleteros, o evento que surgiu em 1989 para arrecadar dinheiro para a igreja em uma missa.  As paletas pesavam cerca de 120g, maiores que os tradicionais picolés, e possuem diversos sabores e recheios. Não utilizam produtos químicos para garantir o sabor fiel dos ingredientes. No México, estes picolés artesanais são bastante populares, vendidos em carrinhos de rua. Os sabores mais pedidos são os de fruta e o de chá de hibisco, já no Brasil um grande sucesso foram os recheios cremosos.

O tema do projeto integrador da turma de administração do primeiro período foi escolhido por uma empresa de sorvetes e picolés, e uma grande especialista em paleta mexicana e sorvetes em recife. Essa empresa por ser de pequeno porte tem uma grande estratégia de como sobreviver no mercado comercial. A Don Diego sabe exatamente como controlar e dirigir a empresa.

O objetivo deste trabalho é mostrar o benefício que a departamentalização pode trazer para a indústria de sorvete, por meio da redução dos custos diretos e indiretos,
especificamente no caso da produção de sorvetes da empresa Don Diego.

2. A EMPRESA DON DIEGO HELADERIA

Nessa onda de oportunidade surgiu a Dom Diego, foi fundada em 2014, com o segmento voltado para o mercado de sorvetes seu surgimento se deu através de uma oportunidade na área de picolés de paletas mexicanas, grande sensação entre o ano de 2013.

 A empresa foi criada em 2014, por três amigos, André Sobel, Josué Cabral e Renato Azevedo, que se conheceu em um ambiente de trabalho. Os amigos viram uma grande oportunidade de negócio devido ao grande sucesso da paleta mexicana no Recife, e decidiram criar uma empresa que fabricasse esse produto. Vale destacar que nenhum dos três tinha conhecimento técnico e habilidade neste tipo de mercado. Então, de início precisaram buscar por conhecimento na área, através das feiras especializadas como a Fispal que é uma feira voltada para segmento de alimento e bebidas, com um foco específico no ramo de sorveteria com profissionais do ramo, consultores, fornecedores, cursos e outras atividades.
Nessa feira houve a elaboração do projeto, estratégias, compra de maquinário e mix de produtos a produzir. Após essa etapa, uma
agência de marketing ficou responsável pela criação da marca, logotipo e embalagem visual do produto e outro materiais concernente a publicidade. Este processo de criação da empresa até a fabricação dos produtos levou em média seis meses (entre a data criada do CNPJ, em maio de 2014 e a primeira nota fiscal emitida, em maio de 2015).

 Esse era só o primeiro passo da concretização da empresa. Uma vez que o mercado é cada vez mais volátil e vão surgindo novas tendências. Em relação ao mercado de picolés artesanais, a consultoria Rizzo Franchise afirmou que no final de 2015, existiam 278 unidades de 29 franqueadoras no país. A estimativa da consultoria é que, de cada dez lojas, seis tenham fechado as portas e quatro tentam sobreviver algumas mudando completamente a oferta de produtos. “Quem fez a adaptação para o paladar do consumidor nacional conseguiu seguir no negócio", diz a consultora do Sebrae-SP Juliana de Magalhães Berbet.
 O investimento total da Dom Diego ficou, inicialmente, em torno de R$250.000 (duzentos e cinqüenta mil reais).

 A Fábrica é localizada no bairro da Mangueira no Recife. E possui 35 funcionários em diferentes setores na organização. A empresa atua em todo estado de Pernambuco e toda região metropolitana.

Hoje os próprios sócios trabalham na organização, cada responsável geral do setor logístico, financeiro e produção.

2.1  Missão

Em geral a missão e valores são confudidos, gerando consequentemente uma confusão cascata que inevitavelmente atinge toda organização interna e externamente.

Missão refere-se ao proposito da empresa, e uma descrição precisada que a organização entrega a seu mercado no contexto do negócio que esta inserida. Na missão encontra-se objetivos gerais, princípios, detalhes da operação e como a empresa esta organizada.

Com base nestes principios, segundo Peci e Sobral (2013) a organização mantém motivada todos os colaboradores a fim de que se comprometam com a empresa encarando os objetivos como um desafio a ser vencido.

 Na empresa Dom Diego, a misssão é produzir e comercializar gelados comestiveis que surpreenda pela qualidade, sabor diferenciado e ter um melhor atendimento ao cliente. Possuir um diferencial na qualidade dos produtos, rapidez na entrega e disponibilidade de freezer para seus clientes.

2.2 Visão

A visão deve estar relacionada com “o que” sua empresa quer se tornar no futuro, daqui a cinco ou dez anos. Funciona como uma “bússola” que a norteia nodos anos. Por ser uma das primeiras e mais importantes fases do planejamento estratégico.

Segundo Merhi Daychouw (2007) é o que proporciona a organização um sentido e uma orientação consistente ao futuro.

A empresa Dom Diego está no mercado desde 2014 e tem como visão estar entre as cinco maiores industrias de gelados comestiveis de Pernambuco em praticipação de mercado até o ano de 2022, Isso no estado de Pernambuco.

 Hoje a empresa tem aproximadamente 80% da participação no mercado da regiao Metropolitana do Recife. Com o objetivo alcançado, vão surgindo novos desafios e novas estrategias serão criadas, o que poderá alterar a visão  da empresa a medida que objetivos vão sendo atingidos.

2.3 Valores

Assim como os filhos herdam valores dos pais, na empresa os valores sofrem grande influencia do seu líder fundador, além de fatores culturais.

Os “valores” da empresa são formados por crenças que se misturam com “princípios” e que juntos determinem o comportamento das empresa, independentemente de seu tamanho, origem e segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.7 Kb)   pdf (356.2 Kb)   docx (804.6 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com