TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FATENE - FACULDADE TERRA NORDESTE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  21/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.501 Palavras (7 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

FATENE - FACULDADE TERRA NORDESTE

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

 

 

 

 

 

 

DIAGNÓSTICO E CONSULTORIA

 

 

 

  

 

 

 

  

 

CAUCAIA – CE

2017

ARIANA PEREIRA SALES[pic 3]

ERIKA KÉSIA DA SILVA

LUIZA DEIZIANE COSTA DA SILVA

RENATA MENEZES BRITO

 

 

 

 

 

 ADMINISTRAÇÃO

TURMA 14323

PROFESSOR ADRIANO

 

 

 

  

 

  

 [pic 4]

  [pic 5]

 

 CAUCAIA – CE

2017

O PROBLEMA APRESENTADO[pic 6]

Foi por meio da Sra. Fabiola Pinheiro, gerente geral da empresa FAB Construções, que tivemos a permissão de visitarmos seu escritório e conversamos sobre alguns pontos que a empresa considera como problemas. De início, foi nos exposto algumas situações, porém, a principal preocupação da gestão é em relação ao atraso das obras causados pela falta de material. Diante disso, exploramos a situação por meio de entrevistas com os funcionários envolvidos, neste caso, do setor de compras, de mão de obra e da gestão. O objetivo dessa entrevista era identificar as possíveis causas que estão mantendo o problema em questão.

REDEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Nos reunimos com os responsáveis de cada setor envolvido, ou seja, os engenheiros e os compradores, e, por meio das entrevistas aplicadas, foi possível perceber que há uma enorme falha no processo de comunicação entre os setores de compras e de mão de obra. Com isso, automaticamente é gerado um atraso na finalização das obras, o que se não for evitado, poderá acarretar em grandes prejuízos, como por exemplo, a perca de contratos e lucratividade. Esta é a maior preocupação da gestão pois a empresa trabalha único e exclusivamente para uma rede de farmácias, a Pague Menos.

Após os resultados das entrevistas foi detectado que a falta de organização quanto ao repasse das demandas ao setor de compras tem gerado um acúmulo de informações ao setor de compras, o que dificulta seu processo de cotações e liberação de pedidos. É por conta disso que os atrasos vêm acontecendo com tanta constância.

CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

A empresa na qual realizamos a pesquisa atua no ramo da construção civil há 10 anos. Ela foi fundada no ano de 2007 e chama-se FAB Construções,.  

A FAB construções hoje é uma empresa consolidada e de referência no mercado da construção civil. Atualmente cobre todo território brasileiro, construindo e reformando os prédios das farmácias Pague Menos, que hoje é seu o principal e único cliente.

Ao longo de sua trajetória expandiu-se passando de uma empresa de pequeno porte para empresa de grande porte. Atualmente a empresa conta com a colaboração total de 155 funcionários, sendo 4 no setor administrativo, 2 no setor de compras e 144 operários que são responsáveis pela a mão de obra bruta. A empresa tem três gestores que trabalham de forma atuante, dando todo o suporte dentro do escritório e nas obras, com o objetivo atender a demanda e auxiliar na realização de seus serviços com total qualidade. Atualmente a FAB Construções está com cerca de 35 obras hoje ativas, as quais estão espalhadas em vários estados brasileiros.

 GERENCIAMENTO ATUAL DO PROBLEMA

O setor de compras atualmente é composto por 2 colaboradores, os quais dividem as obras igualmente entre si. Ambos ficam responsáveis pelas compras de todo material necessário para a construção dos novos prédios, onde efetuam cotações e compras desde a matéria prima, itens de acabamento, maquinários e ferramentas em geral. Além disso, também se responsabilizam pelas compras em geral da administração, como por exemplo, material de escritório, de limpeza, os fardamentos e EPI’s.

O setor controla suas demandas através de planilhas eletrônicas, sem nenhum acompanhamento adequado quanto ao cumprimento dos prazos de entrega dos produtos. Visto que atualmente estão com uma grande demanda de obras em diferentes estados do país, é comum ocorrer acúmulo de trabalho e falta de controle com a finalização e acompanhamento dos processos.

O setor produtivo, ou seja, de mão de obra, fica responsável, juntamente com os engenheiros responsáveis pelo planejamento e construção dos prédios contratados. Para que isso ocorra, os empreiteiros encaminham as demandas de material inicial antes do início da obra, ou seja, os pedidos ocorrem de acordo com a realização das etapas previstas no cronograma. Porém a falta de organização dos empreiteiros quanto às solicitações do material, acarreta problemas com o setor responsável, porque muitas vezes não sobra tempo para cotações de preços satisfatórios e os fornecedores atrasam a entrega do material por não possuírem os itens em estoque.

TÉCNICAS APLICADAS

Visto que os funcionários que trabalham diretamente com as obras ficam em diversos estados e o acesso se torna quase impossível, a única técnica autorizada pela empresa para aplicação foi a de entrevistas informais. Por conta disso fizemos entrevistas com os 2 compradores, com 2 engenheiros e com o gestor administrativo. Para Gil (1999), a entrevista é a mais flexível de todas as técnicas de coleta de dados que as ciências sociais dispõem.

Ribeiro (2008 p.141) trata a entrevista como:

A técnica mais pertinente quando o pesquisador quer obter informações a respeito do seu objeto, que permitam conhecer sobre atitudes, sentimentos e valores subjacentes ao comportamento, o que significa que se pode ir além das descrições das ações, incorporando novas fontes para a interpretação dos resultados pelos próprios entrevistadores.

Por meio das entrevistas os colaboradores conseguiram passar a atual situação em que os setores se encontram e o que realmente precisam melhorar.

O único modo de reproduzir com precisão as respostas é registrá-las durante a entrevista, mediante anotações ou com o uso de gravador. A anotação posterior à entrevista apresenta dois inconvenientes: os limites da memória humana que não possibilitam a retenção da totalidade da informação e a distorção decorrente dos elementos subjetivos que se projetam na reprodução da entrevista. GIL (1999) p 120.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (144.1 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com