TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faculdade de Economia, Administração

Por:   •  1/11/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.429 Palavras (6 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Universidade de Brasília

Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas

Departamento de Administração

André Meirelles Muniz

Gabriel Henriques Mendes Costa

Projeto aplicativo.

Brasília – DF

Ano - 2019


André Meirelles Muniz

Gabriel Henriques Mendes Costa

Projeto aplicativo.

Professor Orientador: Carlos Simões.

Brasília – DF

Ano 2019


Módulo 1

  1. Identificação das informações iniciais da Empresa.

A empresa Mútua, utilizada como alvo do estudo de caso, é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), pela resolução nº 252 de 17 de dezembro de 1977, conforme autorização legal contida no artigo 4º da Lei 6.496 de 7 de dezembro de 1977. A empresa está presente em todos os estados do Brasil, tendo sua sede no Distrito Federal, ou seja, pode ser considerada uma empresa de grande porte. Sua missão é atuar como entidade assistencial do Sistema Confea-Crea-Mútua, prestando serviços, ações e benefícios diferenciados que propiciem melhor qualidade de vida aos mutualistas, associados e colaboradores. Sua visão é ser referência na prática assistencialista e proporcionar ações, serviços e benefícios que atendam aos associados.

  1. Leitura do contexto organizacional.

A Mútua atua no mercado de benefícios, disponibilizando através de convênios nacionais e regionais descontos em diversos produtos e serviços por meio de parcerias com empresas e entidades para todas as modalidades de associados, além disso, oferece diversos benefícios a seus associados, tais como: Auxílio financeiro reembolsável aos associados e/ou dependentes que necessitam de linhas de financiamento para utilização em investimentos fixos e capital de giro no intuito de colaborar com sua atividade microempreendedora; Auxílio financeiro para fins de assistência médica, hospitalar, odontológica e/ou aquisição de medicamentos; Custeio de despesas de interesse pessoal ou profissional não previstas nas demais modalidades de benefícios oferecidas; etc.

 Quanto aos seus concorrentes, a empresa não possui concorrência direta na atividade de proporcionar benefícios para engenheiros associados ao CREA, pois é uma sociedade civil sem fins lucrativos criada exclusivamente com este intuito pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), porém na questão dos empréstimos, existem diversas empresas que oferecem este tipo de serviço para o resto da sociedade, inclusive engenheiros, portanto a empresa tem muitos concorrentes neste sentido, tais como bancos e corretoras.​

No quesito de modelos de inovação, o sistema de qualidade da Mútua detalha todos os procedimentos de todos os setores da empresa, buscando integrá-los e se possível inovar com o uso da tecnologia, além disso o setor da tecnologia da informação é responsável pelo desenvolvimento de novos softwares. Levando em conta a aplicação do pensamento sistêmico na empresa, esta possui um conjunto de partes, setores e procedimentos que interagem de forma organizada entre si, que por sua vez, se influenciam de maneira recíproca, dentro do sistema, buscando melhorias contínuas da governança corporativa, com o objetivo de atender as necessidades e expectativas das partes interessadas, a integração entre todos os setores e as regionais ainda não é perfeita, porém, está em constante processo de evolução buscando sempre novas ideias.

​A Mútua se posiciona no mercado de forma não competitiva, ou seja, não concorre diretamente com as outras empresas embora utilize estas como parâmetros para comparar seus próprios serviços, tais como taxas reduzidas dos benefícios quando comparadas a outras instituições, e um sistema de previdência mais econômico que nas demais empresas. Uma análise SWOT feita em 2019 nos permite destacar diversos pontos fortes e pontos fracos, assim como oportunidades e ameaças, por exemplo:

. Pontos fortes: Benefícios; disponibilidade financeira; engajamento da gestão; qualificação técnica do corpo funcional; clima organizacional; Tecnologia; Tecnoprev (previdência complementar); controles internos; fundos exclusivos de investimentos (BB e CEF); taxas reduzidas dos benefícios; Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ; abrangência nacional.

. Pontos fracos: Comunicação interna; estrutura física da sede; elevada faixa etária dos associados; interferência política; cumprimento dos procedimentos; baixo número de associados; mensuração e análise dos indicadores; falta de hábito no registro das informações; falta de divulgação em veículos de grande circulação; não utilização das ferramentas tecnológicas; inadimplência junto à Mútua; falta de conhecimento sobre a Mútua por parte dos profissionais.

. Oportunidades: Relação Institucional; grande número de profissionais não associados à Mútua; interiorização da Mútua nos estados; descentralização; aumento na expectativa de vida dos brasileiros; adesão ao Prodafisc (melhoria na fiscalização da ART); divulgação da Mútua por meio de parcerias com entidades; diversificação das fontes de receita, novos benefícios; participação em eventos afetos à área tecnológica (fora do sistema Confea/Crea) que resultem em novos associados à Mútua; converter os associados RT corporativo e institucional para contribuintes.

. Ameaças: Cenário político-econômico; evasão profissional; legislações específicas; inadimplência junto ao Crea; baixa eficiência da fiscalização da ART; interferência política.

[pic 2]

Módulo 2

  1. Objetivos do Projeto de Mudança Organizacional – PMO

Nas visitas a empresa foram estudadas as áreas de Recursos Humanos (RH) e a gerência administrativa, no que diz respeito à área de prestação e emissão de contratos. A empresa realiza seus processos seletivos por meio de uma empresa terceirizada, o processo é composto por um sistema misto de prova e entrevistas. A mútua também apresenta cursos de capacitação para seus funcionários, visando capacitá-los para melhor funcionalidade da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (204.1 Kb)   docx (260.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com