TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE

Por:   •  19/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.728 Palavras (11 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA - FACE

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

 

 

GABRIEL HENRIQUE GOMES CASCO

 

     

 

 

PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE.

 

 

DOURADOS-MS

2018

GABRIEL HENRIQUE GOMES CASCO

 

 

 

 

 

PESQUISA MERCADOLÓGICA: SATISFAÇÃO DOS ALUNOS DA FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ECONOMIA (FACE-UFGD) EM RELAÇÃO AOS EVENTOS REALIZADOS PELA FACULDADE.

 

 

 

 

Trabalho apresentado a disciplina de Pesquisa Mercadológica, como pré-requisito para avaliação, sob a orientação do Prof. José Jair Soares Viana.

 

 

        

 

 DOURADOS – MS

2018

        SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        2

2.        OBJETIVOS        2

2.1        Objetivos gerais        2

2.2        Objetivos específicos:        2

3.        REVISÃO TEÓRICA        2

3.1 Definição de pesquisa de satisfação:        2

3.2 Pesquisa de marketing        2

3.3        Sobre A Faculdade:        2

4.        METODOLOGIA        2

5.        ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS        2

5.1 Perfil dos entrevistados        2

5.2 Pontos fortes e pontos fracos dos eventos        2

6.        CONCLUSÃO        2

7.        REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS:        2

8.        APÊNDICES        2

8.1 apêndice A – Formulário de pesquisa aplicado.        2

8.2 Apêndice B – Comentários Feitos nas observações        2

8.2.1- Comentário sobre os pontos fortes.        2

8.2.2 – Comentário sobre os pontos fracos        2


  1. INTRODUÇÃO

A qualidade no serviço de atendimento ao público se apresenta como um desafio para as organizações, de maneira que aparenta exigir transformações urgentes. “A necessidade dessa transformação tem vários aspectos e as queixas frequentes dos consumidores expressam um deles” (FERREIRA, 2000).

Deming (1998) define qualidade como sendo "um grau previsível de uniformidade e dependência, a baixo custo, adequada ao mercado". Em outras palavras, qualidade é qualquer coisa que o cliente necessita ou deseja e satisfaz a sua necessidade. Ou seja, é de suma importância que cada fornecedor, seja de produtos ou serviços, esteja atento aos seus consumidores para certificar se o objetivo de satisfazer seu cliente está sendo atendido como esperado.

O consumidor muda seus hábitos de compra, forçando as empresas a criarem novas alternativas para atrair mais consumidores, fidelizar os já existentes e ganhar competitividade diante dos concorrentes. Dessa maneira, uma das dificuldades do varejo é entender o consumidor (GOUVEIA, et. al, 2011).

Esta pesquisa busca definir qual o nível de satisfação dos acadêmicos da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Economia (FACE) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) em relação aos eventos produzidos pela mesma, destacando o a percepção dos alunos em relação aos conteúdos oferecidos pela faculdade de acordo com a realidade profissional de seus respectivos cursos no mercado de trabalho e o que a universidade oferece frente a esse cenário profissional.

Pelo fato da UFGD se tratar de uma instituição federal, a FACE pode ser considerada um núcleo da universidade, onde envolve estudantes da mesma área de ensino. Portanto é dever da direção da faculdade alinhar os objetivos em comum dos discentes para que o conhecimento comungado esteja de acordo com o que os alunos esperam de suas futuras profissões e mercados de trabalho. Em função disso, os eventos acadêmicos realizados cumprem fundamental papel na formação de profissionais e cidadãos e é imprescindível avaliar os principais pontos. E com isso avaliar a opinião de quem vivencia e absorve tudo isso, buscar os principais pontos fortes e fracos.

  1. OBJETIVOs

2.1 Objetivos gerais:

  1. Avaliar o cenário de oferta e demanda sobre os conteúdos apresentados nos eventos propostos para os acadêmicos da FACE,
  2. Verificar se há relação entre o esperado pelos acadêmicos e o ofertado pelos organizadores dos eventos. Através de uma pesquisa de campo com os próprios acadêmicos.
  1.  Objetivos específicos:

  1. Identificar através dos relatos, os principais fatores que agradam desagradam os discentes
  2. Identificar possíveis falhas na produção dos eventos
  3.  Elaborar uma análise dos resultados obtidos.

  1. REVISÃO TEÓRICA

3.1 Definição de pesquisa de satisfação:

De acordo com Milan e Trez (2005):

Pesquisar a respeito da satisfação dos clientes é uma tarefa fundamental para a gestão das empresas, uma vez que seu entendimento pode proporcionar uma avaliação de desempenho sob a perspectiva do cliente, indicando decisões tanto estratégicas quanto operacionais que venham a influenciar no nível de qualidade dos serviços prestados pela organização.

Fornell (1991) e Grönroos (1990) evidenciam que “o mais importante é a definição do que seja qualidade sob a óptica do cliente. Assim, qualidade é conformação às especificações do cliente, e o que conta é o que o cliente percebe como qualidade”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.4 Kb)   pdf (614.5 Kb)   docx (908.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com