TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fake News e pós-verdade: perspectivas para a eleição de 2018

Por:   •  9/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  407 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

Fake News e pós-verdade: perspectivas para a eleição de 2018

Aula Inaugural, cujo tema: "Fake News e pós-verdade: perspectivas para a eleição de 2018". Comandada por, Tiago Nunes Severino, “mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Imagem e Som da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). É graduado em Comunicação Social (Funorte/2007) com especialização em Jornalismo Político (UGF/2010). É professor efetivo do Instituto Federal do Sul de Minas, no campus Passos. Entre 2014 e 2016, foi ombudsman do Sistema Público de Rádio e da TV Brasil. Colaborou como assessor técnico no projeto de cooperação internacional da Unesco para criação do Centro de Pesquisa Aplicada e Inovação. Tem experiência em TV, rádio e jornalismo impresso. Foi coordenador de comunicação e marketing na Associação dos Municípios do Médio São Francisco (Ammesf)”, segundo informações citadas no seu Currículo Lattes, em: http://lattes.cnpq.br/1365205079065405.

Na atualidade, somos descaradamente impulsionados a informações, que são mal aplicadas e explicadas, e com isso resultam em vítimas, por vários aspectos que a mídia, e seus variados meios utilizados, chegam à sociedade.

Com isso são citados os “boatos”, que são casos explicados, através de vários exemplos, de hoje em dia, e também de séculos atrás, e como exemplo temos os escritores e jornalistas.

É citado, que muitas vezes para completar uma edição, muitos profissionais inventam matérias, publicando notícias não verídicas. Foi citado como exemplo, uma publicação da Revista Veja, que publicou uma notícia, que não era verdade, nas quais, publicou na matéria que, “a mistura de células, resultam na carne bovina com tomate”.

“Fake News” é a capacidade de disseminação, como:

• Boatos da atualidade;

• Ampla capacidade de disseminação;

• Estimular o medo;

• Defender valores.

Em meio a tecnologia é mostrado o uso de robôs (contas automatizadas), que propagam informações falsas, maliciosas, ou geram debate artificial.

A perspectiva para as eleições de 2018 espera-se a pulverização grande de votos, e como exemplos têm também, os candidatos à eleição que fazem uso da internet como armas de comunicação, utilizando do canal de Marketing Digital Eleitoral, no youtube diversos campos e meios na internet, que desde então já deram início a campanha eleitoral.

Pós-Verdade

Onde é utilizada a Cambridge Analytica, que se usam aplicativos

(teste), a serviço de terceiros, que retornam mensagens direcionadas ao perfil do público, online/off line.

É possível deletar perfis falsos, submetendo a qual função de cada profissional neste cenário, a partir do número limitado de amigos e interações, horários definidos para interação, publicações a partir de aplicativos, e também marcar uma presença maior em dias de discussões políticas e polêmicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (34 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com