TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fake News como ferramenta de propaganda política na internet

Por:   •  29/11/2018  •  Artigo  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 5

Universidade federal rural de Pernambuco – UFRPE                                [pic 1]

Aluno: Moacir Gomes Da Silva Junior

Turma: 2018.2                                                                                                          

Curso: licenciatura plena em computação

Resumo

Fake News como ferramenta de propaganda política na internet

O artigo Fake News como Ferramenta de Propaganda Política na Internet (de Carl Friedrich Litzendorf Netto e Matias Peruyera), publicado nos anais do XIX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul, em 2018. Fake News (noticias falsas) são noticias fabricadas sem base real ou sem verificação de realidade, que está ganhando grandes repercussões com a utilização das ferramentas digitais, Facebook, Whatsapp e Twitter, para disseminar inverdades e assim convencer os leitores de que os fatos são reais.

O estudo feito a partir das manifestações em 2013, focando especialmente no mês de abril de 2018, de acordo com as reproduções sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Justifica-se a escolha deste conteúdo por considerá-lo relevante para o desenvolvimento nacional, na conjuntura atual, em que frequentemente grupos políticos valem-se do avanço tecnológico nos meios de comunicação, vislumbrando disseminar notícias falsas que são absorvidas pela população em geral. Objetivo da criação das fake news é deliberado, ou seja, criar uma mentira com o intuito de disseminar uma ideia negativa, satírica ou contraria a uma temática.

O caso particular de uma notícia com intenção satírica é permeada pelo exagero e humor, a promoção deste modelo de fake News possui um proposito particular de análise da realidade, diferentemente dos modelos de criação com intenção pejorativa, que visam descreditar o foco da notícia.

Segundo Sabrina Brito existem cincos motivos para criação de noticias falsa apresentada pelo jornal britânico The Telegraph, que são: com o intuito de enganar o leitor; como uma tomada acidental de partido que leva a uma mentira; com algum objetivo escondido do público, motivado por interesses; com a propagação acidental de fatos enganosos; ou com a intenção de fazer piada e gerar humor.

Noticias falsa é muito encontrada nas propagandas politicas. Na segunda guerra mundial Joseph Goebbels foi um líder nazista alemão, tornando-se ministro de propaganda no durante o governo nazista, teve grande importância para fundamentar as convicções de Hitler, sendo Goebbels criador da saudação “Heil Hitler”. Ele também foi o grande responsável pela divulgação das ideias nazistas e da criação da imagem de Hitler como Führer, utilizando como lema “Um Führer – Um Povo”, tirando proveito virtuosamente das mídias novas naquela época, como canais de manipulação. Para o ministro “uma ideia contada mil vezes se torna verdade”.

As fake news têm influenciado o cenário político no Brasil, particularmente a partir das manifestações de 2013. As redes sociais servem como meio para a disseminação de fake news, e “criaram, junto aos algoritmos, as ‘bolhas’ – aqueles universos digitais em que só se conversa o que for do agrado de quem participa deles”, considerando um cenário complexo para que a imprensa possa realizar uma cobertura satisfatória das eleições do ano de 2018.

Souza e Tessarolo (2017) afirmam que as reportagens que ganham maior destaque nos noticiários são aquelas que estão diretamente relacionadas ao cotidiano da população.

Em entrevista ao jornal gaúcho Zero Hora, Ortellado disse que 71% das pessoas que estavam nas manifestações acreditavam que o filho do ex-presidente Lula era dono da Friboi e que 42% acreditavam que o Partido dos Trabalhadores (PT) teria trazido cinquenta mil haitianos para votar na ex-presidente Dilma. No contexto político brasileiro, a divulgação de noticias por meio da internet, busca influenciar as massas para movimentos políticos.

Assim como ocorre com o Movimento Brasil Livre, que ganhou projeção nacional ao defender o impeachment de Dilma Rousseff e a partir daí vem crescendo e abordando outras causas e “hoje se sente à disseminação das fake news pode ter grande influência sobre a opinião pública, considerando os meios de comunicação, que se ampliam em grande velocidade, devido aos avanços tecnológicos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (130.5 Kb)   docx (68.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com