TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Fake News

Por:   •  25/11/2018  •  Resenha  •  3.044 Palavras (13 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 13

ANEXO 1

PROJETO (Modelo Estruturado)

As Princesas do “Maravilhoso Mundo de Walt Disney” como referência de construção social feminina

Coordenador: AlissandraHampel

Colaborador(es):DilnéiaRochana Tavares do Couto; JosianeRedmerHinz, João Pedro Hernandes Rodrigues Schebek, Jorge André Nogueira Alves, Patric Fagundes Dutra

IFSul Campus Bagé  12/2013



  1. Caracterização do Problema (máximo de uma página)

O cinema de animação teve como precursor Walt Disney que, com inovação nas produções e referenciais nas histórias levadas às telas, conquistou público e seus filmes marcaram época. Em alguns períodos de sua história como também no começo, os Estúdios Disney investiram em protagonistas femininas através principalmente de adaptações de contos de fadas tradicionais, assim dando notoriedade a um tipo específico de personagens: As princesas. Com o sucesso de “Branca de Neve e os Sete Anões” na década de 40, o estúdio firmou-se dentre as maiores produtoras do mercado estadunidense de filmes e inscreveu o nome de Walt Disney na história de Hollywood, além de abrir as portas do cinema para um público até então bem pouco explorado, o público infantil.

Tal como indicam vários trabalhos sobre o impacto midiático no comportamento dos indivíduos, este não parece ter se mostrado diferente no público infantil, causando influência nas relações sociais de muitas crianças e em sua própria visão de ser. Mesmo que implicitamente, esses dois fatores de certo modo eram baseados nestas produções. Durante diversas gerações a influência tende a tornar-se cada vez maior, com a chegada de outras mídias e o aumento de filmes sobre princesas e enredos demarcando um modo de vida específico voltado para o gênero feminino. Estas produções e protagonistas, se analisadas, refletem o papel e a imagem da mulher na sociedade na época de lançamento das animações. Percebe-se que as personagens evoluíram ao longo de cada produção, assim como a história do feminino foi influenciada por uma leva de transformações ao longo dos anos, com conquistas como, por exemplo, o direito ao voto e ao trabalho, a independência sexual e a explosão dos movimentos feministas das décadas de 70 e 80, aspecto marcante da 2ª onda do feminismo no mundo. .

Em suma, temos um quadro de 70 anos de história de evolução do feminino dentro destas animações, ou seja, as crianças de hoje possuem uma leva enorme de influências, desde aquela imagem submissa das primeiras produções até a mais forte e independente das últimas. Tendo em vista estes pontos, nos questionamos sobre qual destas representações as crianças tomam mais para si hoje em dia, tendo tantas características representadas nas telas. Pesquisas feitas pelo próprio estúdio mostram que atualmente a Princesa Cinderela, a segunda princesa criada pela Disney, desponta como a favorita das meninas. O que significa o fato de uma princesa feita aos moldes da década de 40, ser a favorita hoje em dia? A “imagem” do que é ser uma princesa, está totalmente vinculada com esta personagem? Faz-nos questionar também, como as crianças aceitam e veem aquelas princesas mais libertárias e independentes, e também, a pergunta mais crítica: Onde se encaixa a única princesa negra nestes conceitos? Meninas negras se identificam mais com esta, ou com Cinderela, a favorita da maioria? Ainda assim, um elemento radical desse estudo seria avaliar até que ponto esta imagem de princesa vem afetando o imaginário feminino ao longo dos anos. Isto é, tentar definir qual o momento em que estes elementos se tornam um modelo á ser aspirado. Buscamos as respostas destas perguntas, para assim, construir um paralelo entre o que as crianças veem como entretenimento, e o que elas absorvem como construção social.

  1. Objetivos e Metas (máximo de uma página)

Objetivo Geral:

Identificar o impacto social das produções cinematográficas que abordam as representações femininas e a evolução das temáticas de gênero, classe social e racismo, num trabalho que busca resgatar os incrementos da mídia na apresentação destes temas. Ressalta-se o aprimoramento de recursos nestas produções que introduzem estes enredos de uma forma muito mais sutil aos olhos dos expectadores. Provoca-nos pensar se realmente são tão inocentes estas novas abordagens ou, se algo de perverso ainda se mantém escondido.

Objetivos Específicos:

Os objetivos que querem ser alcançados com este estudo são:

        Em primeiro lugar, através da coleta de dados, propor uma análise diferenciada das animações em questão, fazendo com que os indivíduos afetados pelo estudo repensem os modelos apresentados pelas narrativas;

        Em segundo lugar, fazer com que se repense aquilo que antes serviria apenas para entretenimento durante uma fase, e tratar como uma construção social absurdamente rica.

        Em terceiro lugar, buscar identificar com quais elementos as crianças mais se identificam e observar quais protagonistas tem um impacto maior dentro de um determinado grupo, como também, observar o porquê de certas características e condutas não serem tão aceitos como sendo “de Princesas”.

Metas (quantificar):

  1. Adquirir uma fundamentação teórica maior sobre as categorias do estudo, tendo como a base a análise “Contos Clássicos e o Feminismo";
  2. Descobrir como ainfluência da mídia seconstrói na personalidade e no pensamento das crianças;
  3. Abrir espaços para um diálogo sobre o assunto em escolas da cidade de Bagé;
  4. Tornar a pesquisa clara e acessível para as pessoas participantes;
  5. Ter os objetivos cumpridos de modo que o estudo esteja completo e dinâmico, para posteriormente, usufruir de seus resultados para futuros trabalhos.

  1. Metodologia (máximo de uma página)

Além da pesquisa bibliográfica e da análise das produções feita anteriormente, a fundamentação teórica deste estudo contará com entrevistas com psicólogos e pedagogos que servirão de base para realizar a coleta de dados com o público-alvo da pesquisa. Tal estudo terá como ponto de partida a apresentação dos filmes com as temáticas de princesa e, em seguida, serão entrevistadas meninas previamente selecionadas em instituições parceiras, em uma faixa etária a ser determinada pelo grupo, das quais, pretendemos ter o máximo de meninas negras incluídas. Num segundo momento, as mães destas crianças também serão convidadas a participar da pesquisa, para se fazer um contraponto entre o que dizem as mães e como as crianças se manifestam. Após esta primeira parte, haverá um retorno determinado tempo depois, com um questionário diferente, para reafirmar de quais modos nossa pesquisa foi recebida. Este material será analisado visando identificar os pontos mais destacáveis dos aspectos sócio-identitários que forem observados nas meninas participantes do estudo. Isto é, identificar aqueles elementos que se possam mostrar o impacto desses filmes no imaginário infantil feminino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.1 Kb)   pdf (275.1 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com