TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fala APS

Por:   •  23/11/2015  •  Ensaio  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Boa noite a todos. A pesquisa realizada pela equipe e proposta pela disciplina Evolução do Pensamento Administrativo, foi voltada à empresa Nova Kristal Móveis. Os integrantes da equipe são: Dayane, Jenniffer, Lais, Paloma e eu, Emerson.

------

Bom, o estudo realizado possibilitou o conhecimento das teorias gerais da adm de acordo com seus contextos da época, principais autores, conceitos e focos. Com isso pôde-se compreender os problemas que afetaram as organizações ao longo do tempo e garantir as suas melhorias hoje. As palavras-chave utilizadas ao longo do trabalho teórico foram: administração, organização, teorias e princípios.

-----

Para a apresentação e realização do trabalho foram utilizadas leituras dos autores Chiavenato, Sobral e Peci e Maximiano, além das pesquisas na internet e das visitas na empresa para a coleta de dados.

----

Atualmente a administração é definida como uma ciência que procura o gerenciamento tanto dos recursos quanto das pessoas de uma organização. Segundo Maximiano, as suas teorias e práticas são alteradas ao longo do tempo por diversos fatores, como o cenário mundial ou características culturais e históricas de um país.

Há muito tempo atrás o ser humano já se usava da administração mesmo sem nem ao menos saber de sua existência, um exemplo são as grandes pirâmides do Egito ou a grande muralha da China, que exigiram muito controle sobre a mão de obra e as matérias primas.

-----

E com esse passar do tempo, a história foi abordando a área administrativa com diversas influencias, e uma dessas influências foi à filosofia. Com René Descartes, através de seu método cartesiano ele defende quatro princípios: dúvida (busca de provas p/ provar que aquilo é verdadeiro), análise da decomposição (divisão em partes e resolve-las separadamente), composição (ordenar do fácil ao difícil) e verificação (verificar, revisar e refazer, se possível).

O general Sun Tzu também contribui através de suas estratégias, planos e táticas militares. Outro ponto importante foi a relação da hierarquia com a autoridade, dirigida e aceitada pelos soldados.

Com a invenção da máquina a vapor de James Watt na Europa, acabou-se desencadeando diversas outras tecnologias e invenções que auxiliaram de grande maneira a industrialização, mudando o modo de produção da época e consequentemente sua organização de trabalho.

-------

Enquanto a teoria de Taylor se popularizava nos EUA, Jules Henri Fayol fundamenta a teoria clássica da adm, com o enfoque principal na organização formal da empresa.  Sendo um engenheiro de minas na França, através de seus estudos ele aumentou muito a produtividade na empresa em que trabalhava. E com isso ele escreve seu livro Administração Geral e Industrial, onde revela que há seis funções básicas em uma organização sendo elas: técnicas(produção), comerciais (compra, venda e permutação), financeiras (gerencia capital), segurança (proteção, preservação), contábeis (balanças, custos, estatísticas, relatórios) e a última função administrativa que coordena e integra as demais funções.

E para Fayol, o administrador, independentemente das funções que desempenhava, possuía na época cinco funções: prever (fazer objetivos e como chegar), organizar (recursos p/ o objetivo), comandar (liderar e orientar tarefas), coordenar (esforços dos participantes) e controlar (medir resultados p/ basear na meta).

Divisão do Trabalho(especialização), Autoridade e Responsabilidade(equilíbrio), Disciplina(punições x correções), Unidade de Comando(um líder), Unidade de Direção(um único plano por objetivo), Subordinação dos Interesses Individuais aos Interesses Gerais(interesse organização RULES), Remuneração do Pessoal(justa ao desempenho), Centralização(topo hierarquia), Hierarquia(distribuição níveis), Ordem(- perdas = tempo, custo), Equidade(senso de justiça, satisfação), Estabilidade do pessoal(-rotatividade), Iniciativa(designar, cumprir) e Espírito de equipe(integração)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (69.7 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com