TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falta de ética nas organizações

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.556 Palavras (11 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 11
  1. INTRODUÇÃO

Este projeto aborda a importância da ética no trabalho nos dias de hoje e seus problemas, este tema é muito popular entre as empresas para um bom relacionamento entre os funcionários no ambiente de trabalho.

Cada vez mais as empresas buscam profissionais tenham um relacionamento maduro que facilite o dia a dia dos profissionais. “Todos nós somos diferentes e a melhor forma de buscar o equilíbrio é o respeito mútuo. Devemos respeitar e conviver com as diferenças do outro, mas tudo só poderá ser resolvido pelo diálogo”, afirma Izabel (SP, 2009). É importante que o funcionário entenda a importância do clima da empresa. A partir dessa avaliação os problemas poderão ser identificados para partir à ação.

A Ética no trabalho orienta não apenas o teor das decisões (o que devo fazer) como também o processo para a tomada de decisão (como devo fazer).

A adoção de princípios éticos e comportamentais reflete o tipo de organização da qual fazemos parte e o tipo de pessoa que somos. Nosso respeito pelas diferenças individuais e a preocupação crescente com a responsabilidade social, onde inserimos as questões de segurança, meio-ambiente e saúde no cotidiano da nossa gestão empresarial, refletem as relações com seus empregados e para com a sociedade.

Também serão apresentadas as causas da perda da ética no trabalho e as possíveis ações que podem ser feitas pelas empresas para diminuir e/ou evitar este problema que muitas vezes atinge a qualidade da produção/serviços e consequentemente o lucro das organizações.

  1. TEMA

Ética no trabalho.

  1. PROBLEMA

A ética no ambiente de trabalho proporciona ao profissional um exercício diário e de honestidade, comprometimento, confiabilidade, entre outros que conduzem o seu comportamento e tomada de decisões em suas atividades. E a recompensa é ser reconhecido, não só pelo seu trabalho, como também por sua conduta exemplar.

O que leva um profissional a perder a ética no ambiente de trabalho?

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar os motivos que levam um funcionário a perder a ética no trabalho.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Verificar se o trabalhador possui problemas familiares.
  • Acompanhar se trata de uma má conduta contínua.
  • Verificar se o funcionário possui o mesmo comportamento com todas as pessoas ou com pessoas específicas.

  1. METODOLOGIA

A metodologia empregada para a realização do presente projeto, será dividida em metodologia explicativa quanto aos objetivos. Este tipo de pesquisa preocupa-se em identificar os fatores que determinam ou que contribuem para a ocorrência dos fenômenos (GIL, 2007). É uma metodologia mais aprofunda, porque explica a razão, o porquê da coisa.

E levantamento, que será a solicitação de informações de um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, se obter as conclusões correspondentes aos dados coletados.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

7.1 ÉTICA NO TRABALHO

Ser bom profissional, ter conhecimentos técnicos, dons, talentos, habilidades e capacidades bem desenvolvidas, cabe a qualquer pessoa que deseja ter uma carreira de sucesso. Ter bom relacionamento com os colegas, facilidade no trabalho em equipe, boa comunicação, flexibilidade entre outras características, são aspectos altamente valorizados nas organizações.  A ética é um princípio que devemos fazer uso no cotidiano, não importando a situação. Não é uma carruagem que se pode parar ao seu bel-prazer para nela subir ou para dela descer segundo o caso. (SROUR, 2000, p. 93 apud WEBER, 1999, p.169-170).

Porém, uma conduta ética no trabalho, seguindo padrões e valores, tanto da sociedade, quanto da própria organização são essenciais para o alcance da excelência profissional. Não basta apenas estar em constante aperfeiçoamento para conquistar credibilidade profissional, é preciso assumir uma postura ética. Através dela ganhamos confiança e respeito de superiores, colegas de trabalho e demais colaboradores. As culturas que valorizam o trabalho e o trabalhador criam no sujeito uma dimensão social da atividade produtiva [...]. Nelas são criados vínculos sociais e comunitários, relações interpessoais e afetivas fundamentais a vida das pessoas. (SENAC, 1997, p.63).

Ética na filosofia é o estudo dos assuntos morais, do modo de ser e agir dos seres humanos, além dos seus comportamentos e caráter. A ética na filosofia procura descobrir o que motiva cada indivíduo de agir de um determinado jeito, diferencia também o que significa o bom e o mau, e o mal e o bem.

Segundo Marilena Chauí em seu livro Convite à Filosofia (2008), a filosofia moral ou a disciplina denominada ética nasce quando se passa a indagar o que são, de onde vêm e o que valem os costumes. Isto é, nasce quando também se busca compreender o caráter de cada pessoa, isto é, o senso moral e consciência moral individuais. 

7.2 ÉTICA E RELAÇÕES PESSOAIS NO AMBIENTE DE TRABALHO

Para que seja ético no trabalho é preciso antes de tudo ser honesto em qualquer situação, nunca fazer algo que não possa assumir em público, ser humilde, tolerante e flexível. Ser ético significa, muitas vezes, abrir mão de algumas coisas e perder algo.

É preciso ouvir mais as ideias de seus colegas, pois muitas ideias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Para descobrir isso, é preciso trabalhar em equipe, ouvir as pessoas e avaliar a situação sem julgamentos precipitados ou baseados em suposições, e principalmente dar crédito a quem realmente é merecedor. Muitas vezes recebemos elogios pelo trabalho realizado por outras pessoas, sem sequer repassar os mesmos ou citar o nome dos colegas que contribuíram para tal, e isso é ser antiético, pois está-se aceitando um elogio pelo trabalho de outra pessoa e, cedo ou tarde, o mesmo será reconhecido e você ficará com fama de mau-caráter.

Para Hely Lopes Meirelles (1990):

Todo, como ser humano dotado da capacidade de atuar, deve, necessariamente, distinguir o Bem do Mal, o honesto do desonesto. E, ao atuar, não poderá desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, não terá que decidir somente entre o legal e o ilegal, o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente, o oportuno e o inoportuno, mas também entre o honesto e o desonesto.

7.3 ÉTICA NA SOCIEDADE

Desde os primórdios da humanidade o homem precisou viver em grupos ou em sociedade e em cada época foi criando padrões de comportamento como justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade e respeito de acordo com os valores estabelecidos na sua cultura. Para Arruda (2001):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (122 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com