TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Faltam condições para inovação tecnologica nas empresas brasileiras

Trabalho acadêmico: Faltam condições para inovação tecnologica nas empresas brasileiras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.446 Palavras (10 Páginas)  •  165 Visualizações

Página 1 de 10

COMPORTAMENTO ORGANIZAIONAL

Comportamento Organizacional, Nos trás a importância do desenvolvimento do comportamento humano dentro de uma organização, que busca tratar de forma com exclusividade dos seus indivíduos, grupos e de toda sua estrutura, sobre o comportamento dentro das organizações, para que haja atitudes e motivação, assim promover a melhoria da eficácia organizacional.

Os componentes exercem influências e trazem consigo informação efetiva e normas a serem usadas dentro de uma organização, tratando de trazer reverencias comportamentais entre colaboradores organização, pra que proporcione entendimento dentro da dinâmica organizacional.

JOHN R ZÉLIA FREI BERGER

Mudanças das Organizações Desenvolvimento humano em seu ambiente de trabalho

Importância de novas tecnologias Atividades em grupo, e de como se comportar diante de uma situação entre colaborador

Gerenciar a organização de um modo inovador e moderno.

Organização, da ética e dos seus valores.

Busca continua de novas idéias

Aperfeiçoamento para que a organização possa desenvolver um trabalho produtivo e dinâmico entre os componentes.

FALTAM CONDIÇÕES PARA INOVAÇÃO TECNOLOGICA NAS EMPRESAS BRASILEIRAS

O Brasil é dotado de um grande número de profissionais altamente capacitados e motivados para inovar, realizar coisas grandes, porém infelizmente o incentivo é pouco, hoje principalmente dentro dos órgão do governo, os sistemas são arcaicos e quando se falam em mudança eles procuram logo as soluções que não geram custos e soluções que não geram custos normalmente não atendem a demanda. É necessário que haja uma mudança de visão, de pensamento, hoje os países chamados desenvolvidos investem em tecnologias avançadas, que trazem lucratividade para as empresas e incentivam a criatividade de seus colaboradores. O Brasil precisa refletir com relação aos investimentos e começar a investir em tecnologia de ponta, para poder ganhar visibilidade dentro e fora do país.

Cada empresa pode adaptar o processo de inovação a suas peculiaridades de forma a integrá-lo a sua forma de construir conhecimento: grandes empresas podem ter seus próprios laboratórios de P&D (Pesquisa e Desenvolvimento), ou contratar pesquisa terceirizada, pequenas empresas priorizam o desenvolvimento rápido de soluções a partir da experiência prática na solução dos problemas cotidianos. A despeito destas variações o padrão subjacente das etapas de inovação permanece constante. Tais mudanças no meio empresarial exigem também mudanças profundas nas pessoas, que passam a serem vistas como o maior patrimônio existente na organização. É necessário que as pessoas das organizações sejam responsáveis não só pelas suas funções específicas, mas também, tenham um compromisso com a inovação de produtos e processos agindo como efetivos solucionadores de problema.

Por fim, o desenvolvimento dos países passa necessariamente pela inovação tecnológica, a qual deveria ser compreendida como um fator estratégico para as entidades com fins lucrativos e para as nações.

VANTAGEM COMPETITIVA

O texto nos mostra a importância do trabalho em equipe e que para atingir os seus objetivos é necessário unir , os conhecimentos e habilidades. Percebemos também que a chegada de novas tecnologias motivou seu colaboradores cada vez mais, fazendo com que as pessoas com pensamentos diferentes se voltassem para o objetivo comum das organizações.

Na figura abaixo percebemos nitidamente que existem duas equipes com lideres que não souberam direcioná-los , trabalhando cada um da sua maneira sem se preocupar com o resultado final. Percebemos ainda que há uma discussão para medir forças de quem está ou não com a razão, os empregados parecem não se importarem com a qualidade do trabalho realizado, é perceptível que existem duas equipes que disputam a assertividade do trabalho, ao invés de unirem como equipe para que o resultado final seja alcançado. Trabalhar em equipe evita o re-trabalho, a qualidade é total e tempo gasto para realizar a tarefa é menor e o resultado é a excelência.

A grande parte das empresas ainda não estão preparadas para o trabalho em equipe, as pessoas se acomodaram em trabalhar individualmente e muitas tem medo ou receio de dividir o seu trabalho com os outros colegas, fazendo com que cada um se feche no seu mundo, e isso atrapalha o crescimento das organizações. Um grande diferencial para conseguir formar uma equipe é a postura da liderança é importante que o líder além de possuir capacidade técnica para gerar resultados , conquiste o respeito, o carisma e a confiança da equipe é do líder a responsabilidade de manter a equipe motivada para que a empresa como um todo alcance os resultados estabelecidos.

É importante ressaltar que a responsabilidade do trabalho em equipe também é dos colaboradores, eles precisam resgatar valores, como: respeito, a união, o envolvimento e principalmente o comprometimento.

As empresas que já trabalham em equipe são empresas bem sucedidas, pois os seus colaboradores vibram com a vitória dos outros colegas, não pensam individualmente, percebem que o sucesso de um colega é resultado do trabalho de todos, dessa forma a organização se auto desenvolve e o maior aprendizado é para a empresa como um todo.

FATORES QUE GERAM FRACASSO DA LIDERANÇA

No mundo de hoje moderno e com freqüentes mudanças principalmente tecnológicas, tem feito que as empresas assumam riscos de mudanças e muitos são os fatores que podem vir gerar fracasso nas lideranças, (Clemer 2008) diz que a falta de uma liderança focada também é erro, porque eles devem estabelecer caminhos e estruturar estratégias de mudanças. "Muitos esforços de mudanças em equipes e de organizações e tentativas de melhoria são perdidas ou extremamente confusas. Décadas de estudos mostraram, consistentemente, que 50 a 70 por cento dessas mudanças fracassam. Existem muitos motivos pelos quais os esforços de melhoria se perdem pelo caminho, ao mesmo tempo em que pessoas, equipes e organizações tentam melhorar".

São muitos os motivos que levam o fracasso de uma liderança, abaixo seguem alguns deles:

a) A incapacidade ou a falta de empenho em construir um bom relacionamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com