TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores de sucesso para atividades de recrutamento e seleção

Trabalho acadêmico: Fatores de sucesso para atividades de recrutamento e seleção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Trabalho acadêmico  •  4.596 Palavras (19 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 19

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM

RECURSOS HUMANOS

3º SEMESTRE

ROSEANE SANDES MOREIRA RA 431415

NORBERTO ARAÚJO DE MELO NETO RA 422670

HELLEN CÁSSIA CARLOS DA SILVA RA 425221

CLEUDES BARBOSA DA SILVA RA 429017

JAIRO DA SILVA FARIAS RA 427680

LEIDIANE FERREIRA RODRIGUES RA 436854

ATPS (ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS)

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

PROFESSOR-TUTOR EAD (ROSEMEIRE FARIAS)

PROFESSOR TUTOR PRESENCIAL EAD (VÂNIA SANTOS)

ARAGUAÍNA – TO

2014

INTRODUÇÃO

“O antigo termo recrutamento e seleção ganha outras denominações, “captação e seleção de talentos” e mais recentemente, “ atração e seleção de talentos”. Apesar de muitas vezes serem utilizados indistintamente como sinônimos na literatura, essas alterações servem para enfatizar o papel mais ativo do candidato ao escolher uma organização para trabalhar, bem como a necessidade das organizações se estruturarem para oferecer propostas de trabalho mais atrativas que tenham poder de seduzir os talentos.

Com foco em competências, os processos seletivos buscam respaldar-se em técnicas de seleção que permitam melhor avaliação dos requisitos e competências dos candidatos. A guerra pelos talentos também influencia a maneira como os profissionais se oferecem no mercado de trabalho. É preciso que o profissional tenha bem claro o foco que pretende dar a sua carreira e saiba explorar e valorizar bem as suas competências no momento do processo seletivo.

“ O enfoque da gestão de pessoas no atual mercado requer das empresas um

investimento cada vez maior nos talentos, para que possam otimizar seus

conhecimentos e habilidade em prol do melhores resultados, e, em contrapartida,

receber das empresas o que elas têm a oferecer, viabilizando um crescimento

e desenvolvimento pessoal e profissional” (DUTRA, 2004).

“ Nesse contexto de modernidade, das constantes transformações no ambiente

empresarial como: globalização da economia, privatizações, fusões, aquisições

dentre outras, o grande e talvez o mais importante indicador de desempenho das

empresas é sua capacidade de atrair, desenvolver e reter pessoas talentosas “

(GRAMIGNA, 2007).

Finalmente, o sucesso das atividades de captação e seleção depende do esforço integrado de um time formado pelo candidato, técnico de RH, gestor e pela organização. A sintonia entre todos os envolvidos é de suma importância para o sucesso da organização e dos candidatos que se oferecem no mercado de trabalho.

ETAPA 01

a) Justificativa da contratação

O processo de contratação de um profissional exige planejamento, habilidade e tempo dos gestores de RH. São várias etapas e todas de equivalente importância até a sua finalização. Uma vez que, é a competência dos empregados o fator decisivo para competitividade e sobrevivência das organizações. Identificar e contratar talentos são prover meios para alcançar os objetivos traçados para cada negócio.

O Recrutamento e seleção de pessoal não são tarefas simples. O profissional responsável deve possuir competências para planejar detalhadamente esse processo, levando em consideração diversos fatores como: comunicação, relacionamento interpessoal, visão sistêmica e empreendedora. Para isso, aplica-se um conjunto de técnicas e procedimentos para atrair candidatos potencialmente qualificados para preencher as necessidades atuais e futuras da organização, definir e implantar políticas e ferramentas que garantam a escolha dos profissionais adequados.

No mercado de hoje, onde o tempo é um fator determinante, não há espaço para erros na contratação, pois os prejuízos gerados podem ser irreparáveis para o desenvolvimento organizacional. Diante desta realidade, a realização dos processos de recrutamento e seleção através de um sistema elaborado especificamente para este fim, proporciona aos gestores de RH, agilidade e eficiência nos resultados buscados na contratação de pessoal.

Atualmente as empresas buscam sempre melhorias em seus processos, visando sempre alavancar vendas, maximizar seus lucros e reduzir custos, isto, se refere às forças e fraquezas de uma empresa, porém existem também ameaças e oportunidades externas apresentadas pelo mercado e concorrentes, fazendo com que a disputa pelo seu lugar no mercado se torne cada vez maiores. Toda empresa procura se destacar entre seus concorrentes, e não basta apenas possuir máquinas e equipamentos de última geração, deve contar com colaboradores bem capacitados e adequados para desempenharem seus cargos e funções de maneira eficiente, buscando sempre a eficácia organizacional.

Há uma grande importância para as empresas na questão de recrutamento e seleção porque sendo utilizado de maneira correta proporcionará à organização mais sucesso ao integrarem colaboradores mais comprometidos com a empresa, ou seja colocando profissionais capacitados para ocuparem o cargo e que se esta ofertando através de oportunidades dada pelo mercado de trabalho em que resulta no recrutamento e na seleção. Isso acontece porque quando se cria no mercado muita oferta de trabalho funciona como uma corrente ligando recrutamento com a seleção que é a etapa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.8 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com