TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatores que Motivam e Desmotivam no Ambiente de Trabalho

Por:   •  25/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Matriz de atividade individual*

Módulo: Módulo 2

Atividade: Individual

Título: Fatores que motivam e desmotivam no ambiente de trabalho

Aluno: Alysson Edward Lopes Gildo

Disciplina: Recrutamento e seleção

Turma: SP A

Introdução

No dia-dia nos deparamos com diversas pessoas no mercado de trabalho tão desmotivadas, ao ponto de pedirem demissão mesmo em tempos de crises – ou até mesmo por não encontrar mais motivos para realizar seus trabalhos.

Nesse trabalho realizamos uma pesquisa com 28 pessoas, a fim de entender quais são os fatores que geram essas desmotivações e motivações no trabalho.

Objetivo da pesquisa

Foi elaborado um questionário de 15 perguntas com o objetivo de entender dos entrevistados, quais são os fatores que desmotivam os colaboradores nas organizações? E quais fatores podem motivar as pessoas no ambiente de trabalho?

Sendo assim, a pesquisa foi elaborada no intuito de identificar os fatores que podem motivar ou desmotivar colaboradores e a dimensão deste impacto em suas atividades dentro da organização. 

Amostra escolhida

O público-alvo foi uma faixa etária entre 16 anos até igual ou maior que 56 anos, totalizando 28 pessoas entrevistadas, sendo de gêneros masculino e feminino. A ferramenta utilizada para a pesquisa foi um formulário criado no google, onde os entrevistados acessavam um link com 15 perguntas, a fim de entender quais são os fatores que geram desmotivações e motivação dos colaboradores dentro das organizações.

Dos entrevistados temos 2 funcionários da área gerencial, 3 da supervisão, 18 do operacional, 2 do administrativo e 3 participantes não revelaram sua área de atuação, onde contém 24 entrevistados do gênero masculino e 4 femininos.

Resultado da pesquisa

Nos gráficos a seguir conseguimos identificar os resultados obtidos referente aos dados pessoais dos 28 entrevistados:

  • Gênero

[pic 2]

  • Faixa Etária (28 pessoas)

[pic 3]

 

  • Você possui quanto tempo de experiência no mercado de trabalho?

[pic 4]

  • Há quanto tempo trabalha para o atual empregador?

[pic 5]

  • Nível hierárquico?

[pic 6]

Nos gráficos a seguir conseguimos identificar os resultados obtidos referente aos fatores de motivação dos 28 entrevistados:

  • Você considera que um ambiente saudável para trabalhar é importante para se manter motivado?

[pic 7]

  • Você considera que a organização possuir plano de carreira pode ser um fator de motivação?

[pic 8]

  • Você acredita que reconhecimentos (financeiros ou não) motivam os colaborares na execução de suas atividades laborais?

[pic 9]

  • Você considera importante o equilíbrio entre sua vida pessoal e sua vida profissional?

[pic 10]

  • Quais desses fatores é de maior motivação para você?

[pic 11]

Nos gráficos a seguir conseguimos identificar os resultados obtidos referente aos fatores de desmotivação dos 28 entrevistados:

  • Você considera que conflitos não resolvidos entre colaboradores podem gerar desmotivação entre os integrantes e impactar as entregas do grupo?

[pic 12]

  • Você considera que trabalhar em um local no qual não sente segurança física e/ou emocional pode gerar desmotivação?

[pic 13]

  • Você considera que o estilo de liderança pode impactar no seu desempenho profissional? (positiva e/ou negativamente)

[pic 14]

  • Você considera que o gestor ao propor novos desafios/ responsabilidades aos colaboradores pode gerar desmotivação?

[pic 15]

  • Qual desses fatores são de maior desmotivação para você?

[pic 16]

Razões pelas quais as características da situação do trabalho devem ser consideradas em um processo seletivo

O processo de recrutamento e seleção dentro das empresas vem crescendo fortemente, mostrando o quanto é importante para as organizações terem uma estratégia de contratação, a fim de atender todos os requisitos que a organização precisa do contratante.

Profissionais qualificados e com competências socioemocionais colabora para a estruturação de equipes de alto rendimento, capazes de trazer excelentes resultados na organização e consequentemente alavancar suas vantagens competitivas no mercado.

Além de uma boa qualificação do contratante, em um processo seletivo é preciso considerar as características da situação do trabalho, pois englobam os valores e a cultura, as políticas, o ambiente, o tipo de liderança, a carreira e etc. Porter e Miles (1974) nos mostram, que a motivação no trabalho vai muito além do homem certo no lugar certo.

Com a contratação de um profissional certo para a função e cargo, faz com que o funcionário trabalhe motivado, reduz o número de conflitos interpessoais, pois o colaborador se adaptará com mais facilidade na sua nova equipe e ambiente de trabalho. Se a empresa se deparar com candidatos que tem excelentes perfis, porém só podem agregar em outra vaga, é ideal que o departamento de recrutamento e seleção contrate esse funcionário somente quando tiver uma vaga que se alinhe com as competências do candidato, para que não venha a prejudicar a empresa e o contratante.

É importante que a empresa fale sobre ela - sua cultura, políticas, missão, visão e valores, fazendo com que desperte o interesse do candidato, para que a descoberta da vaga se torne mais fácil, oferecendo funcionalidade na candidatura, otimizando a clareza na seleção, para que promova uma contratação do candidato ideal.

Conclusão

Por mais que uma empresa tenha excelentes produtos, processos, tecnologias, para se manter no mercado competitivo é necessário que a empresa invista em seu maior recurso que é ter as pessoas certas e no lugar certo dentro de sua organização, para isso é necessária uma estratégia de recrutamento e seleção dentro da organização e entre outros reconhecimentos.

Por fim, para as empresas que buscam bons resultados e felicidades de seus colaboradores, fica claro o porquê as organizações têm que se preocupar com os fatores que motivam e desmotivam seus subordinados.

Referências bibliográficas

  • Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Recrutamento e Seleção. Módulo 1 – Mercado e Natureza do Trabalho. Acesso em 17 de maio de 2021.
  • Fundação Getúlio Vargas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo. Recrutamento e Seleção. Módulo 2 – Atividade Estratégica. Acesso em 18 de maio de 2021.
  • FGV Online. PORTER, Lyman W. & MILES, Raymond E. Motivation and management. New York: PrenticeHall, 1974. Acesso em 18 de maio de 2021.
  • Fernanda Fuhrmeister. GROU Inovação de Gestão de Pessoas. A importância do processo de recrutamento de seleção bem estruturado. Disponível em: www.grougp.com.br

*Esta matriz serve para a apresentação de trabalhos a serem desenvolvidos segundo ambas as linhas de raciocínio: lógico-argumentativa ou lógico-matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (991.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com