TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fatos que Mudaram a Economia Internacional Erros do Passado Repetidos Posteriormente

Por:   •  10/10/2016  •  Resenha  •  1.877 Palavras (8 Páginas)  •  565 Visualizações

Página 1 de 8

Universidade CEUMA

Administração – 7° Período – Turma: 10766

Comércio Exterior – Rita Bulhão

Ana Valéria, Carla Pereira, Estephane Raquel, Thicyanne Aparecida e Tereza de Jesus.

Fatos que Mudaram a Economia Internacional

Erros do Passado Repetidos Posteriormente

Tabelamento de Preços

Foi posto em pratica por Hamurabi (1752 a.C) e também por Deocleciano (301 d.C), mas não teve sucesso. O Brasil adotou em 80, o que provocou inúmeros problemas para a economia brasileira.

Latifúndio

Durante o governo Collor tivemos um paralelo com a indústria automobilística. Quando houve a abertura das importações, os carros importado era considerado melhor e mais barato por muitas pessoas. Se a importação continuasse a ser feita em larga escala teríamos fabricas fechadas e grande desemprego.

Devemos sacrificar toda a coletividade, obrigando-a a usar um carro ineficiente e caro só para manter empregos? A solução encontrada então foi importar fabricas e não mais carros. Assim por meio da concorrência teríamos carros bons e baratos. Novas montadoras foram instaladas no Brasil, elevando a concorrência e a melhora do automóvel brasileiro.

Se isso não fosse possível outra medida seria permitir a importação, mantendo tarifas protecionistas.

Política de sustentação de preços - Monopólios

Monopólio Brasileiro da Borracha

Nos fins do século XIX e no começo do século XX, so o Brasil produzia borracha. Fixamos o preço de acordo com nossa conveniência, Manaus era uma cidade muito rica e prospera.

Por meios escusos os ingleses conseguiram levar para suas colônias sementes de seringueira. Passaram a produzir borracha em condições mais satisfatórias e com preços menores que os nossos.

Nós culpamos os ingleses por terem levado as sementes, mas nos não nos preocupamos em melhoras as condições de produção do produto. Por isso perdemos o monopólio.

Monopólio Inglês da Borracha

Quando terminou a primeira guerra o principal produtor de borracha era a Inglaterra. O grande consumidor era os Estados Unidos.

A Inglaterra devia muito os Estados Unidos devido às despesas com a guerra. Assim, ela concebeu um plano com o qual pagaria os norte-americanos com o próprio dinheiro deles. Assim, elevou o preço da borracha, como a Inglaterra tinha o monopólio dessa matéria prima não tinha outra escolha para os Estados Unidos senão pagar o preço imposto pelos ingleses.

Isso gerou as seguintes consequências:

- experiências norte-americanas em plantar seringueiras no Brasil e na Africa. Infelizmente, não foram bem-sucedidas. No Brasil, a Ford investiu às margens do rio tapajós, criando a Fordlandia, que devido às pragas foi abandonada.

- holandeses passaram a plantar em suas colônias asiáticas, quebrando assim o monopólio inglês.

Monopólio do Petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) elevou os preços dessa matéria-prima.  O barril de petróleo, em janeiro de 1973, custava US$ 2,20.Em dezembro de 1980, custava US$ 34,37. Os exportadores (principalmente a OPEP) agiram assim por que tinham o monopólio do petróleo. Entretanto, isso gerou as seguintes reações dos países compradores:

- uso mais racional do combustível;

- combustíveis alternativos;

- jazidas gravosas.

Monopólio do Café

A crise de 1929 afetou muito a economia brasileira por que o café era o carro-chefe de nossa exportação e o nosso grande comprador eram os Estados Unidos. Em setembro de 1931, uma libra de café custava apenas 35% do que custava em 1929. Essa queda transformou a economia de nosso país.

Para elevar o preço dessa commodity, passamos a exportar menos, a escassez do produto elevaria o preço, nessa época o Brasil tinha o monopólio da exportação de café.

Ocorre que o estoque governamental era motivo para manter o preço baixo. Não conseguimos atingir o objetivo desejado, mas perdemos terreno para outros produtores, como a Colômbia.

Monopólio do Maquinismo Têxtil

A Grã-Bretanha, no fim do século XVIII, dominava a alta tecnologia da produção de maquinas têxtil. Tinha o monopólio da venda e produção desses equipamentos.

Para manter essa situação, os britânicos proibiram a exportação de maquinas e de desenhos de maquinas. Entretanto, Samuel Slater, grande conhecedor de mecânica conseguiu imigrar para os Estados Unidos, com isso conseguiram construir maquinas têxteis e montar fabricas de tecidos acabando assim com o monopólio britânico.

Fatores positivos que ocorreram no passado e, posteriormente, repetidos.

Plano Real

A primeira implantação foi feita por um alemão que conseguiu estabilizar a hiperinflação que ocorreu em 1923 na economia alemã onde se criou uma moeda chamada Rentamark.

Este fato é semelhante ao Plano Real que serviu para combater a inflação no Brasil. Primeiramente ouve a criação da Unidade Real de Valor concomitante ao cruzeiro, moeda da época.

Produzir para exportar e comprar para consumir

Exemplos clássicos: Soja e Álcool.

Soja

A COBEC foi à primeira empresa de exportação e importação brasileira, mesmo sem experiência ouve a necessidade de convidar alguém para dar um rumo.  Ele propôs que o Brasil deveria vender o que era produzido e comprar dos Estados Unidos para consumo, pois o clima influencia na qualidade do produto e por ser avessa nesse sentido, à ideia proposta seria de grande valia.

Álcool

Em 2003, o atual presidente da época, Lula, viajou para Cuba a fim de discutirem a possibilidade de capitais brasileiras produzissem álcool em terras cubanas e exportar para o Brasil, porem a medida não foi implantada.

Onde esta o erro?

Devido aos problemas que vieram por causa do colapso e o governo teve que vender suas reservas o capital externo começou a sair piorando a situação da economia brasileira. Sendo assim, continuou a fazer uso de suas reservas para suprir a necessidade do que foi tirado.

A valorização do dólar acabou prejudicando a economia do Brasil e desse modo o governo teve que elevar as taxas de juros internos a fim de segurar o capital aplicado.

Passado remoto

Analisaremos alguns dos importantes fatos econômicos que aconteceram no passado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)   pdf (141.1 Kb)   docx (346.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com