TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fazendas São Pedro

Por:   •  14/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

Sistema de Ensino Presencial Conectado

processos gerenciais

sucos fazenda são pedro:

Crescer ou não crescer, eis a questão.

Ribeirão das Neves

2014

sucos fazenda são pedro:

Crescer ou não crescer, eis a questão.

Trabalho de Processos Gerenciais apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de modelo de gestão, ética, politica e sociedade, economia, gestão de pessoas.

Orientador: Professores: Karen Hiramatsu Manganotti,

                                         Wilson Salvalagio,

                                         Monica Maria Silva,

                                         Marcia Bastos de Almeida.

                                         

                                 

                   

Ribeirão das Neves

2014


SUMÁRIO

1INTRODUÇÃO        4

2DESENVOLVIMENTO        5


INTRODUÇÃONo interior da região paulista, existe uma fazenda conhecida pelo nome São Pedro.

Diferente das outras fazendas que são optantes pelo “mono” (Cultura de cana) a fazenda de São Pedro destaca-se pelo cultivo de laranja, que hoje está monopolizado, por grandes organizações internacionais, tornando assim inviável a comercialização deste produto.

Com o Preço baixo da laranja e sua produção em alta, os proprietários da fazenda São Pedro decidiram que ao invés de vender as laranjas para as empresas fabricantes de sucos, eles mesmos iriam produzir sucos.

A ideia foi bem sucedida e o suco de laranja da fazenda São Pedro, se tornou uma das bebidas favoritas de Ribeirão Preto.

Com tanto sucesso, o senhor João filho do proprietário senhor Osvaldo, propôs ao pai a ideia de expandir os negócios produzindo sucos não só em Ribeirão Preto, mas em toda grande São Paulo; para isso João pensou em aumentar o maquinário e contratar novos funcionários, terceirizando a produção de sucos. João quer aumentar a produção, mudar a embalagem a composição do suco e a comercialização. Em contra partida tinha José, irmão de João, formado em administração de empresas, que pensa diferente do irmão, ele acha que a empresa tem bons fins lucrativos e que a expansão colocaria a economia da empresa em risco. José não se preocupava em expandir e sim melhorar a fabricação de suco com novas maquinas e fazer a troca de mão de obra mais cara por mão de obra mais barata. José pensa em reduzir custos da empresa.

O senhor Osvaldo, proprietário da fazendo e pais dos meninos, está em um grande empasse: Crescer ou não crescer... Eis a questão.

Para ajudar o senhor Osvaldo, vamos estudar quatro tópicos importantes na administração de uma empresa:

  • Modelo de Gestão
  • Ética, Politica e sociedade.
  • Gestão de Pessoas
  • Economia


  1. DESENVOLVIMENTO

Senhor Osvaldo precisa decidir qual caminho a seguir. Qual dos filhos está correto?

Para se tomar uma decisão, primeiro temos que avaliar uma serie de requisitos: Que tipo de modelo de gestão se enquadra, como está a economia da empresa, a gestão de pessoas e a ética.

Como é uma empresa familiar a fazenda Sucos São Pedro é uma organização do setor privado, ou seja, é formada pelos seus familiares que investem seus próprios recursos na fabricação de sucos. A matéria prima da empresa (entrada) são as laranjas (cultivo). O processo da empresa é transformar as laranjas em sucos. Para fazermos o feedback da empresa, devemos seguir os passos de Maximiano (2004,p,27) – planejar, organizar, controlar e dirigir - .

De acordo com o texto os gestores estão preocupados primeiramente com a linha de produção. Não se preocupam em qualidade de trabalho para os funcionários, tão pouco em clima organizacional, acho que o perfil dessa empresa se enquadra na teoria de Frederick Winslow (Taylor 1856-1915) movimento da administração cientifica que tem como destaque a gestão eficiente, preocupando-se com tempo exato de produção, o que em minha opinião, é um erro. Acho que a opinião dos filhos do senhor Osvaldo, em crescer ou não a empresa não é o enfoque principal. Acho que como gestores deveriam se preocupar também com os funcionários; implantar na empresa a cultura organizacional, pois para crescer a produção, o suco deverá ter a mesma qualidade para continuar o sucesso de Ribeirão Preto e se expandir para a grande São Paulo.

Outro ponto para analisarmos é avaliar cada estratégia apontada pelos irmãos.

João defende a ideia do crescimento através da expansão da capacidade de produção e comercialização. Como João saiu da fazenda para estudar na cidade criaram-se diferentes ideias morais das do irmão. Os dois tiveram uma mesma ética, mas separados por um convívio social diferente cada um tem sua própria moral. Eles cresceram e formaram sua própria autonomia.

José por sua vez prefere a segurança da mesmice. Se a organização e as finanças da empresa vão bem, por que correr o risco da mudança?

Como dizia Charles Derwin, “É preciso mudar, pois não há progresso sem mudanças.”

É imprescindível como gestores pensarmos em mudança, mas temos que levar em consideração quais as consequências dessas mudanças.

As ideias de João implicam positivamente em Gestão de Pessoas quando ele sugere: aumento da capacidade de produção, venda dos produtos no supermercado, entrega domiciliar, investimento em marketing, em diversos meios de comunicação para a divulgação dos produtos. Para que a empresa cresça é necessário aumentar o número de equipamentos e mão de obra. Por outro lado acho que a ideia de contratar novos funcionários para a abertura de um novo escritório na cidade de São Paulo, geraria custos desnecessários, uma vez que seria mais viável a qualificação dos funcionários já existentes na empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (129.8 Kb)   docx (22.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com