TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fibria, descrição no mercado financeiro

Por:   •  30/11/2015  •  Dissertação  •  719 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Fibria é uma companhia nacional com importante presença no mercado mundial de produtos florestais. A empresa investe no cultivo de florestas como fonte sustentável e renovável de insumos. As suas operações têm por base uma área florestal de quase mil hectares sendo que trezentos e quarenta e três mil são especialmente com intenção de conservar ecossistemas nativos. O que permite que as 4 fábricas da empresa tenham potencial de produzir mais de 5 milhões de toneladas de papel celulose anuais.

A Fibria é uma das companhias com maior exposição ao mercado externo listadas na Bolsa. Com mais de 90% de suas vendas destinadas à exportação, a empresa se beneficia de retomada da atividade econômica em nível global. Com o aquecimento da economia norte-america e com o alívio das preocupações do mercado com o continente europeu (maiores clientes da Fibria), a companhia encontra espaço para manter crescimento mesmo diante de um ambiente de menor atividade econômica no Brasil. No cenário externo, mesmo com a desaceleração da atividade econômica na China, vemos um panorama favorável à Fibria. Do ponto de vista cambial, também identificamos um potencial de favorecimento à empresa. Com a expectativa de alta do dólar, há espaço para melhoria nos resultados provenientes de vendas ao exterior, mesmo sem alterações de preços ou expansão na base de clientes. É de se observar, por outro lado, que a exposição do passivo ao dólar deve ser acompanhada para evitar expansão da alavancagem da companhia sem a contratação de novas dívidas.

No primeiro trimestre deste ano, observamos crescimento da demanda global por celulose de eucalipto na casa dos 4,00% (acima do PIB). Apesar desse aumento, as vendas da companhia (em toneladas) se mantiveram estáveis no comparativo com o ano anterior e seguiram concentradas na Europa (46%). A margem EBTIDA teve leve queda em comparação com o trimestre anterior, mas seguiu os parâmetros históricos e ficou na casa dos 40%.

Do ponto de vista da dívida, tivemos alterações importantes para empresa. A companhia alcançou grau de investimento pela avaliação da Fitch e teve sua perspectiva melhorada conforme a análise da S&P. Com isso, esperamos redução no custo do endividamento da companhia que caiu 110 base points no último ano e encontra-se em um dígito baixo (em US$). Essa situação, vem se somar à redução da alavancagem em função da recompra de bonds emitidos no mercado externo e ao perfil de longo prazo da dívida da Fibria e reforça a visão de que a companhia apresenta higidez financeira acima da média do mercado.

Para o longo prazo, entendemos que a companhia está adequadamente posicionada para os desafios enfrentados. Considerando, ainda, a perspectiva de alta do dólar com seus correspondentes impactos na receita da companhia e a melhora em sua estrutura financeira vemos um cenário favorável para Fibria. Diante do exposto e dos múltiplos atualmente descontados, entendemos que há tendência de alta para companhia.

Com a reeleição do governo petista, vemos potencial favorável para empresa que tende a se beneficiar da esperada alta do dólar.

Seu código de negociação na BM&FBOVESPA é FIBR3, e seu histórico de preços das ações é visível que a partir do inicio de 2015 a 31/08/2015 as ações valorizaram expressivamente, mas a tendência nos próximos dias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com