TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento: Estudo de Caso Netflix

Por:   •  17/2/2018  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  1.452 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

Fichamento de Estudo de Caso

Renata da Fonseca Ferreira

Criatividade e Inovação Organizacional,

                                                 Tutor: Prof. Célia Lima Paradela

Santa Maria

2018

Estudo de Caso :

Criatividade e Inovação Organizacional

Netflix

REFERÊNCIA:  SHIH Willy; KAUFMAN Stephen; SPINOLA David. Netflix. Abril 27, 2009.

Vamos falar da Netflix uma companhia pioneira de venda de DVDs on line, que está dominando o mercado, levando pessoas a desistirem de planos de TVs a cabo para se cadastrarem na Netflix. Isso tudo porque este gigante provedor de filmes e séries via streaming possibilita que o cliente assista tudo o que tiver vontade  na hora que quiser.

A origem da Companhia iniciou com o Fundador e hoje CEO, Reed Hasting que ao locar um filme, Apollo 13 esqueceu de devolver e encontrou dias depois em seu armário.  Inconformado teve que pagar uma multa de 40 dólares pelo atraso. Como Hasting sendo um empreendedor nato, que inclusive já havia fundado outras empresas, captou ali uma oportunidade de negócio e assim começou a estudar formas de criar um serviço home movie que oferecesse mais comodidade e satisfizesse as pessoas.

Foi então que deu origem uma empresa de locação de DVDs, que utilizava o serviço postal norte-americano para entregar os DVDs nas residências. O cliente poderia entrar no site e escolher os filmes que queria ver e depois do tempo estourado, passava um funcionário e recolhia os filmes, o pagamento era feito por títulos locados. O grande diferencial além da comodidade de receber em casa os filmes era que a Netflix não cobrava multa de atraso, diferente das locadoras convencionais. Na época a maior delas era a bem sucedida até então, Blockbuster que tinha como estratégia de vendas aumentar cada vez mais a rede  com esta expansão, estar cada vez mais próxima dos clientes e oferecer a eles filmes e lançamentos. A Blockbuster por ter empregados e espaços físicos para lojas tinham uma parte bastante significativa de custos. Portanto aplicavam as multas por atraso como uma maneira de aumentar seus lucros. Na época as locadoras tinham as fitas de VHS, onde a maioria dos filmes eram neste formato. Neste período foi lançado os aparelhos de DVDs, onde foi um surto nas lojas, porém não era todos que podiam compra-lo.O formato de mídia em disco estava começando aparecer nos  Estados Unidos. A Netflix via uma grande oportunidade de dominar o mercado e foi assim que junto com os fabricantes criou programas promocionais oferendo conteúdo para os assinantes. Inclusive com uma ferramenta de buscar implantada no site, permitia os assinantes de procurarem seus filmes ou série preferidos criando inclusive uma lista de desejos que a Netflix, usava para encaminhar os filmes na casa de cada cliente e quando era devolvido um filme logo era enviado outro subsequente de sua lista.

Com o passar do tempo a Netflix sempre foi buscando melhores propostas para seu negócio, com o objetivo de atrair mais clientes para serem assinantes e foi assim que mudaram seus valores de locação e para atraírem novos clientes a Netflix, lançaram a primeira locação de vídeos ilimitada.Para os que já eram assinantes poderia manter 3 filmes e assim ir trocando tendo sempre três títulos para assistir em casa quando quisessem.

Com o passar do tempo sendo a Netflix uma empresa de tecnologia começou a buscar com seus engenheiros possibilidades de melhorar ainda mais seus processos, sendo um deles colocar um fltro onde a pessoa preenchia dados com informações e o sistema indica filmes de acordo com o gosto de cada assinante. Outra estratégia foi trabalhar com pequenos estúdios que faziam filmes que não tinham tanto sucesso e após o período de estar nas telas acabava por esquecido. A Netflix começou a disponibilizar também estes filmes, tendo uma grande procuro bem melhor do que quando o filme estava em cartaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (153.9 Kb)   docx (47.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com