TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso Netflix

Por:   •  30/1/2019  •  Artigo  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM COMUNICAÇÃO E MAKRKETING EM MÍDIAS DIGITAIS

Fichamento de Estudo de Caso Netflix

Nathália de Miranda Ribeiro

Trabalho da disciplina STORYTELLING

                                                                                  Tutor: Profª. Gabriela Mafort

Imperatriz, MA

2018

Estudo de Caso: Storytelling

NETFLIX:

REFERÊNCIA: SHIH, Willy; KAUFMAN, Stephen; SPINOLA, David; Estudo de caso Harvard Bussiness School - Netflix; Rev: 09 de abril 2009.

O fichamento faz referência ao texto 610-P02, de Harvard Bussiness School, que narra a criação de uma das maiores empresas fornecedoras de filmes, Netflix, criada em 1977, por Reed Hastings.

Com um pensamento inovador Reed começou a estudar formas alternativas para oferecer um serviço de home video que melhor satisfizesse o cliente, através de um serviço online de locação baseado em assinaturas, tomando por base sua insatisfação a uma cópia alugada de um filme que se encontrava vencida em seu armário por um determinado período, Reed teve que pagar uma multa de 40 dólares devido ao atraso na devolução. Partindo do pressuposto de que os assinantes da Netflix poderiam usar o site para escolher entre mais de 70.000 títulos diferentes, em 44 centros de distribuições espalhados pelo país. A idéia principal era oferecer aluguéis mensais ilimitados, podendo o cliente manter-se com até três filmes em sua posse a qualquer momento, pagando uma taxa mensal de US$17,99.

         Na época a maior empresa no ramo de locação era Blockbuster, que dominava o mercado de aluguel de vídeo no país, a empresa era líder em aluguéis de home vídeo, fundada em 1977, com um número cada vez mais crescente em lojas, a empresa buscava  atingir diferentes regiões dos Estados Unidos em termos geográficos. Sua estratégia de venda tinha por base uma pequena seleção de filmes conhecidos, as pessoas alugavam filmes por impulso sem precisar consultar a equipe de vendas. De início a Blockbuster não via a Netflix como uma rival para seus negócios. No final da década de 90 se utilizava das fitas em VHS, inclusive as lojas físicas alugavam este tipo de material.

Na época alguns clientes passaram a relatar insatisfação pelas locadoras físicas, por exemplo, o tempo para devolver um filme, as multas por um possível atraso, sem contar o deslocamento para ir até uma unidade e escolher os filmes que ali estavam disponíveis e com a possibilidade de não encontrar o filme desejado.

De maneira sábia, Hunt, diretor de produtos da Netflix passou a estudar outras formas aluguéis, e uma delas foram os DVDs sem a cobrança de multa por atraso, este era o diferencial, aumentando assim as chances de crescimento da Netflix, esse modelo não funcionou da maneira esperada, muito se gastava com clientes que não eram fiéis.

Hastings com sua visão começou a perceber que o serviço de assinatura seria satisfatório para ambas as partes, clientes e empresa. O serviço de assinatura pré-paga permitia aos clientes ter até quatro filmes de uma só vez por mês, trazendo uma tipo de abordagem mais agressiva e diferente, pois almejava colocar os filmes do provedor da Netflix nas residências em tempo indeterminado e ilimitado. Com isso foram surgindo alguns empecilhos e novas estratégias precisaram ser criadas Os custos da assinatura e as despesas geradas pela aquisição de novos filmes para locação representavam um grande prejuízo, pois a maior procura continuava a ser pelos filmes mais novos. Hunt passou a estudar uma forma para que os filmes menos conhecidos pudessem sair também, criou-se então pelos analistas, um programa em que se colocavam os filmes mais antigos na página principal do site com informações básicas do filme e pessoas que já haviam assistido poderiam deixar seus comentários, os analistas deixaram para os usuários uma pesquisa de satisfação, onde os clientes pudessem deixar seu comentário, visando uma melhora progressiva do serviço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (128.2 Kb)   docx (28.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com