TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento Estácio - Toyota Motor

Por:   •  12/5/2018  •  Resenha  •  721 Palavras (3 Páginas)  •  732 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGÍSTICA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Tiago Alexandre do Nascimento Cajazeiras

Trabalho da disciplina Logística Empresarial

                                    Prof.: Audemir Leuzinger

Fortaleza

2017

Logística Empresarial

Toyota Motor Manufacturing, U.S.A., Inc.

_________________________________________________________________________________________

Referência: MISHINA, Kazuhiro. Toyota Motor Manufacturing U.S.A., Inc., Caso nº 611-P07 (Boston, Harvard Business School,1995)

_________________________________________________________________________________________

Este estudo de caso está apoiado em um sistema de produção desenvolvido pela Toyota Motor, em que o objetivo central era a produção de carros com a melhor qualidade, sem defeitos pelo menor custo. Isto seria obtido por meio da eliminação do desperdício.

O Sistema de Produção Toyota (TPS), buscava reduzir custos operacionais com a eliminação completa dos desperdícios em todo o processo de produção, para deste modo produzir carros atendendo as diversas preferências com preços acessíveis e dentro do prazo.

O desperdício por produção em excesso era prejudicial ser tão prejudicial quanto a falta de um componente, pois gerava custos de armazenagem e de manutenção de estocagem. O TPS utiliza dois princípios básicos onde o primeiro era o JIT (Just In Time) que tinha por lema produzir somente o necessário, somente o quanto necessário e somente quando necessário. O objetivo do JIT é identificar, localizar e eliminar as perdas, garantindo um fluxo contínuo de produção. O segundo princípio é o jidoka, que consistia em tornar quaisquer problemas na produção visíveis, fazendo uma pausa na produção sempre que se encontrasse um problema. A ideia central é impedir a geração e propagação de defeitos e eliminar qualquer anormalidade no processamento e fluxo de produção.

O controle da produção

        Para atender a uma produção com tanta variedade de modelos, era necessário pôr em prática mais uma ferramento do JIT.

Heijunka é a criação de uma programação nivelada através do seqüenciamento de pedidos em um padrão repetitivo e do nivelamento das variações diárias de todos os pedidos para corresponder à demanda no longo prazo. Dito de outra maneira, heijunka é o nivelamento das quantidades e tipos de produtos.

A programação da produção através do heijunka permite a combinação de itens diferentes de forma a garantir um fluxo contínuo de produção, nivelando também a demanda dos recursos de produção. O heijunka, da forma como é utilizado na Toyota, permite a produção em pequenos lotes e a minimização dos inventários.

Sistema kanban

A produção puxada na Toyota é viabilizada pelo do kanban, um sistema de sinalização entre cliente e fornecedor que informa ao processo-fornecedor exatamente o que, quanto e quando produzir. O sistema kanban tem como objetivo controlar e balancear a produção, eliminar perdas, permitir a reposição de estoques baseado na demanda e constituir-se num método simples de controlar visualmente os processos.

Melhoria contínua (kaizen)

        

Um componente da base sobre a qual estão assentados os pilares do TPS é o kaizen. Trata-se da melhoria incremental e contínua de uma atividade, focada na eliminação de perdas, de forma a agregar mais valor ao produto ou serviço com um mínimo de investimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (31 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com