TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso

Por:   •  2/1/2017  •  Resenha  •  937 Palavras (4 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva,

                                                 Tutor: Prof. Arnaldo Paulo Mendes

Araraquara - SP

2016

Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva

A Apple Inc. em 2012

REFERÊNCIA:

YOFFIE. David. ROSSANO. Penelope. Havard Bussines School. 2012

Estudo de Caso : A Apple Inc. em 2012

Steve Jobs morreu tragicamente de câncer no dia 05 de outubro de 2011. Jobs era tido como uma lenda, pois transformou a Apple de empresa a beira da falência para uma das maiores e mais lucrativa empresa do mundo.

A empresa nasceu como “Apple Computer” nos anos de 1980 e tinha como principal produto seus computadores pessoais, Macintosh, até o ano de 1996. Apesar da marca forte, crescimento rápido e lucro elevado no final da década de 1980, a Apple quase abriu falência, e foi ai que Jobs colocou a mão na massa e transformou a Apple Computer em Apple Inc., pois a empresa precisava de produtos inovadores e que atendiam a necessidade dos clientes e não pertencessem a linha de computadores.

Na década anterior, o desempenho da Apple foi espetacular, porém Cook, o novo CEO da companhia, sabia que nenhuma empresa do ramo de tecnologia podia se dar ao luxo de relaxar, pois os desafios eram muitos em relação aos índices de decadência das vendas dos produtos Apple.

Em 1981 a IBM entrou no mercado de computadores fazendo com que a Apple mudasse drasticamente sua posição competitiva. Os PCs da IBM inovaram com um novo padrão para a indústria e a Apple respondeu lançando o Macintosh. O Mac tinha como característica positiva sua facilidade na interface com os usuários e sua elegância técnica, porém pecava na lentidão do processador e a baixa diversidade de softwares disponíveis, isso causou uma queda nas vendas e maus tempos para a Apple.

Após esses anos difíceis, a Apple sofreu reviravoltas e outras pessoas estiveram a frente da empresa, mas Jobs sempre foi considerado a alma da empresa, por isso reassumiu a empresa e apostou em novos projetos, tais como: Parceria com a Microsoft Office, Ipod, Iphone e Ipad, etc.

Apesar de praticamente tudo que Steve Jobs tivesse tocado na primeira década do século XXI houvesse se transformado em ouro, o seu histórico de acertos não era imaculado. A Apple teve dois produtos que notoriamente falharam em corresponder às expectativas. Um foi o Mac Mini, o desktop mais barato da Apple, com o preço de US$599, que não incluía teclado nem mouse. Os consumidores poderiam comprar um produto Windows similar, com

mais funções, mais rápido, por um preço melhor. A outra decepção foi a Apple TV. Lançada em 2007, set-top box era a tentativa da Apple de levar conteúdo digital em vídeo diretamente à sala de estar dos consumidores. Os usuários poderiam fazer streaming de filmes e de programas de TV via internet para um televisor e/ou conectar outros dispositivos Apple à TV através de uma rede Wi Fi. Contudo, as vendas da Apple TV foram muitos fracas se comparadas as dos outros produtos da empresa. Antes de morrer, Jobs afirmou ter decifrado o código para uma TV de nova geração, que os espectadores da Apple esperavam poder comprar em 2013 ou 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (47.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com