TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso

Por:   •  19/2/2018  •  Resenha  •  788 Palavras (4 Páginas)  •  371 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Priscila Guedes da Silva

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas,

                                                 Tutor: Prof. João Luiz de Oliveira

Barra do Piraí - RJ

2017

Estudo de Caso :

GESTÃO DE PESSOAS

Uma Nota Sobre o Processo de Equipe

REFERÊNCIA:

Este estudo de caso é sobre o tema Uma Nota Sobre o Processo de Equipe. O mesmo é datado 04 de Outubro de 2011 - 407-P02 – Harvard Business School

Introdução: Neste estudo de caso a autora descreve os tipos de trabalhos em equipe, apontando sua pluralidade e complexidade. A autora identifica como funcionam as equipes, os processos que ajudam membros de equipes a potencializar o sucesso da mesma. Apresenta quatro aspectos do processo de equipe eficaz, analisa o desenvolvimento de grupos. A autora descreve ferramentas básicas para identificação dos processos que ocorrem nas equipes e como melhorar o funcionamento delas. Aborda também dois desafios apresentados pelas equipes globais e equipes virtuais.

Processo de Equipe Eficaz: Um grupo de pessoas trabalhando juntas podem formar uma equipe de alto desempenho, para isso é necessário que se tenha um trabalho árduo, tempo passados juntos e atenção ao trabalho. Para tanto é necessário ter a capacidade de observar e analisar o processo de uma equipe, compreendendo o que acontece de forma aberta ou oculta. Podendo intervir quando necessário. Sabemos que não é uma tarefa fácil, mas com experiência e respeitando a individualidade de cada um, pode-se identificar possíveis conflitos em estágios iniciais.

Existem quatro aspectos do processo de equipe que exercem uma influência profunda na eficácia da equipe – tomada de decisões, participação, influência e conflito.

  • Tomada de decisões - Um processo de tomada de decisão que incentiva o raciocínio crítico e o debate é o ideal e é composto pelas etapas: Identificar e explorar os problemas, gerar soluções possíveis, aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis e implementar a solução. Ao passar por cada uma dessas quatro etapas a equipe pode aumentar as experiências únicas de cada membro da equipe e as competências diferentes.

  • Participação - Deve-se identificar os tipos de participantes, levando-se em consideração as particularidades de cada um. Identificar e incentivar a participação de todos, para que se evite desperdiçar alguma solução relevante, por não ter sido falada ou compreendida.
  • Influência – Influência é diferente de participação, deve-se identificar se algum membro ou sub-grupo está dominando a discussão e obscurecendo a participação dos demais e fazer a devida intervenção, incentivando os demais a participarem.
  • Conflito – Os conflitos de tarefas são importantes para as equipes, diferentemente dos conflitos pessoais. O conflito de tarefas evita que o pensamento de grupo prevaleça, tornando a equipe menos eficaz. Mas não é fácil gerenciar esses dois conflitos e respeitar a diferença entre eles. O que pode ser feito é deixar as normas bem claras, prezando-se o respeito mútuo e diminuindo a natureza “pessoal” nas discussões.

Desenvolvimento da Equipe: As equipes para serem formadas passam por fases ao longo do seu amadurecimento. Durante seu ciclo de vida as equipes enfrentam três fases de desafio: começar, realizar e monitorar o trabalho. O “começar”, consiste na formação da equipe, gerando comprometimento de todos os membros e na definição da liderança. O “realizar”, consiste em: definição de metas, desenvolvimento do método de trabalho, e influência da cultura da equipe, que deve ser principalmente a cultura oraganizacional da empresa e por fim o “monitorar o trabalho” que consiste em processos de auto-exame, gerenciamento ativo do ponto médio e avaliação da eficácia da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (151.8 Kb)   docx (48 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com