TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fichamento de Estudo de Caso

Por:   •  5/11/2018  •  Resenha  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LIDERANÇA E COACHING

Fichamento de Estudo de Caso

Enéas Pinto Farias

Trabalho da disciplina governança corporativa,

                                                 Tutor: Prof. Ricardo Barbosa da Silveira 

Curitiba

2018

Estudo de Caso de Harvard: Soares, Selene de Souza Siqueira e Oriani, Luiz Fernando de e Paulillo.  GOVERNANÇA CORPORATIVA EM EMPRESAS  SUCROALCOOLEIRAS E DE BIODIESEL:  o novo mercado enquanto estratégia de capitalização. 2008

Texto do Fichamento:

O caso apresentado demonstra que o agronegócio brasileiro passa por transformações em processos de qualidade e melhoria de processos produtivos contribuindo para a capitalização, uma vez que o fomento estatal é insuficiente e outras linhas de créditos possuem taxas, tarifas e juros elevados, o mercado de capitais para o agronegócio surge como alternativa viável e menos onerosa.

Entretanto, o maior problema encontra – se no fato de que tradicionalmente o setor sucroalcooleiro é dominado por empresas familiares, cujo poder é concentrado no patriarca dono do negócio e é nesse cenário que a governança corporativa se apresenta como alternativa para superar essa concentração de poder gerando mais credibilidade às empresas.

Atualmente o mercado de capital brasileiro desempenha um pequeno papel na economia, com forte propensão para o crescimento uma vez que, apenas 10% dos investimentos realizados são financiados no mercado de capitais e a maior parte dos investimentos são supridos pelo próprio lucro e pelo fomento estatal, herança do poder do estado na economia que provoca estagnação e falta de competitividade nesse mercado.

Em meados da década de 90, com abertura comercial, aumento da competitividade, redução da participação do estado como financiador da economia, surge a necessidade de novas estratégias para financiamento das empresas melhorando a participação no mercado financeiro no PIB com salto de menos de 8% para em menos de uma década para 30%, ainda que apenas 20 empresas respondam por 70% da capitalização do mercado e 4% com liquidez diária.

Outra coisa que mudou é a estrutura acionária das empresas brasileiras, pois percebe – se elevada concentração de propriedade onde em 60% das empresas contam com 1 acionista que controla mais de 50% das ações com direito a voto e isso acontece pelo fato que essas empresas foram constituídas por famílias e investidores nacionais.

A capitalização dessas empresas em mercados de capitais modificou padrões de gerenciamento de empresas nacionais, com a implantação de gestão mais profissional e consequentemente diminuindo a concentração de poder de sócios proprietários e migrando para novos modelos de governança corporativa que possibilitam menos concentração de poder decisório e maior acesso às informações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (141.2 Kb)   docx (46.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com