TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Finança pode ser definida como a arte e a ciência de administrar o dinheiro

Por:   •  2/12/2016  •  Resenha  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  1.445 Visualizações

Página 1 de 3

Gestão Financeira

Finança pode ser definida como a arte e a ciência de administrar o dinheiro, saber gerir o capital, saber onde e como aplicá-lo e qual retorno será mais lucrativo. As principais áreas de finanças podem ser divididas em duas amplas partes de acordo com as oportunidades de carreira: Serviços Financeiros e Administração Financeira.

Serviços Financeiros é a área das finanças voltada à concepção e à prestação de assessoria, tanto quanto à entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas e governo. Administração Financeira diz respeito diretamente ao administrador financeiro numa empresa, que é responsável pela gestão dos negócios financeiros de todos os tipos de organizações, sendo as mesmas financeiras ou não, abertas ou fechadas, grandes ou pequenas e com ou sem fins lucrativos.

Também se fazem presentes envolvidos com o desenvolvimento de estratégias empresariais e na melhoria de sua posição competitiva, além de ter que compreender toda a estrutura econômica dentro da qual se insere para poder reagir às mudanças ou se antecipar as mesmas, visto que as maiorias das empresas operam dentro da economia, logo, podemos perceber que o campo das finanças está diretamente relacionado ao da economia.

O principal princípio econômico usado na administração financeira é o da análise marginal custo-benefício, onde devem se basear pelo mesmo para realizar as decisões financeiras e somente quando os benefícios adicionais forem maiores que os custos adicionais.

As atividades de finanças e contabilidade estão relacionadas e se sobrepõe, tanto que em empresas de pequeno porte, o próprio administrador financeiro executa ambas as funções (tesoureiro e controller). Uma diferença significativa de perspectiva e ênfase entre finanças e contabilidade é que os contadores geralmente usam o regime de competência, enquanto os administradores financeiros enfatizam os fluxos de caixa. Sua principal função é a análise dos demonstrativos financeiros elaborados pelo profissional de contabilidade.

Outra diferença básica é quanto à tomada de decisão, pois os contadores direcionam sua atenção à coleta e à apresentação de dados financeiros, enquanto os administradores financeiros avaliam as demonstrações contábeis, produzem dados adicionais e tomam decisões com base em sua avaliação dos retornos e riscos correspondentes.

As empresas que têm necessidade de fundos de fontes externas, podem obtê-los por meio de bancos entre outras instituições financeiras, mercados financeiros e colocações privadas. As instituições financeiras agem como intermediários, canalizando as poupanças de pessoas físicas, empresas e órgãos governamentais para empréstimos e investimentos. Os principais ofertantes e demandantes de fundos são as pessoas físicas, as empresas e os órgãos governamentais, de modo geral, as pessoas físicas são ofertantes líquidos, enquanto as empresas e os órgãos governamentais são demandantes líquidos de fundos.

Os mercados financeiros são fóruns em que ofertantes e demandantes de fundos podem negociar diretamente e os dois principais mercados financeiros são o mercado monetário, no qual ocorrem as transações em títulos negociáveis de curto prazo, e o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com