TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fluxo de caixa

Por:   •  22/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.028 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2][pic 3]

FLUXO DE CAIXA: EMPRESA X

Júlia Cruz

Kemily Pereira Monçani

Lajeado, Novembro de 2015.

Júlia Cruz

Kemily Pereira Monçani

FLUXO DE CAIXA: EMPRESA X

Trabalho apresentado na disciplina de Finanças de Curto prazo, do curso de Administração e Comércio Exterior, do Centro Universitário Univates, para complementação da terceira nota do semestre.

Professor: Antônio Carlos Diel

Lajeado, Novembro de 2015

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO 
  1. Objetivos
  2. Justificativa
  1. REFERENCIAL TEÓRICO 
  2. MÉTODO

3.1 Coleta dos dados

3.2 Tratamento

  1. CARACTERÍTICAS DA EMPRESA E DIAGNÓTICO SITUACIONAL
  2. LEVANTAMENTO DE DADOS
  3. PROPOSIÇÕES
  4. CONSIDERAÇÃOES FINAIS
  5. BIBLIOGRAFIA

1 INTRODUÇÃO

  1. Objetivos

Este estudo tem como objetivo:

  • Conceituar e elaborar um fluxo de caixa para a empresa X, do ramo jurídico.
  • Brevemente conceituar a administração financeira e seu objetivo em uma organização.
  • Esclarecer a importância de manter um controle de fluxo de caixa na empresa.
  • Demonstrar quais os benefícios e áreas em que o fluxo de caixa pode ser essencial.
  • Compreender que as demonstrações financeiras não precisam ser somente aplicadas à grandes empresas, pelo contrário, é muito importante que se tenha o controle de seu negócio, por menor que seja.
  • Determinar o equilíbrio de caixa da empresa, por meio da coleta de informações e dados financeiros da mesma.
  1. Justificativa

É de interesse da organização estar informado em qual situação financeira se encontra, hoje é de suma importância que se mantenha um bom administrador para gerenciar seus recursos com competência. O fluxo de caixa é uma das ferramentas indispensáveis à boa gestão das organizações. A inexistência de um fluxo de caixa na organização pode resultar em decisões tomadas aleatoriamente.

O fluxo de caixa permite a empresa saber se está seguindo a direção certa, trazendo maior clareza para o administrador financeiro controlar os recursos disponíveis da empresa, podendo prever problemas de caixa e assim evitando surpresas, o planejamento se torna mais seguro.

A administração financeira é a base para planejamentos estratégicos, é instrumento para tomada de decisões que irão se refletir em curto, médio e longo prazo. Uma empresa que não utiliza o fluxo de caixa está sujeita a um planejamento falho.

Desse modo, este estudo pretende auxiliar a empresa a reconhecer de forma mais minuciosa as entradas e saídas dos seus recursos financeiros, contribuindo para melhorar o processo de decisão e planejamento.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

O setor financeiro é importante para as organizações, nele visualizamos os reflexos das atividades desempenhadas por toda empresa.

Devido à globalização e a necessidade de atualização constante das empresas perante o mercado, a administração precisa buscar cada vez mais ferramentas que possam nos auxiliar no dia à dia do setor financeiro de uma organização.

Todos os tipos de exercícios e análises financeiras, são necessários e benéficos para uma empresa, são eles: ponto de equilíbrio, análise de crédito, fluxo de caixa e outras diversas análises de caixa. Engana-se quem pensa que este tipo de administração mais “avançada” precisa ser feita somente quando a empresa está com um problema de gestão, muito pelo contrário, o exercício regular de análises no caixa e mercado são o segredo para o sucesso. Conhecer e saber de onde vem e para onde vai seu dinheiro e seus investimentos, é de suma importância para qualquer empresário bem-sucedido.

Então, denomina-se fluxo de caixa de uma empresa ao conjunto de ingressos e desembolsos de numerário ao longo de um período determinado. (ZDANOWICZ, 2004). É o principal instrumento de gestão financeira, pois planeja, analisa e controla as receitas, despesas e os investimentos. Quando elaboramos um fluxo de caixa, é possível analisar e planejar eventuais escassez de caixa para cumprir as obrigações, ou também, o excesso de dinheiro parado, ou seja, que não está rendendo nada à empresa, facilitando ao empresário que se sinta seguro em fazer investimentos em curto prazo.

O fluxo de caixa, em especial, nos permite uma análise detalhada e objetiva de todas as entradas e saídas da empresa, da sua capacidade de honrar com os compromissos e expandir o negócio, da porcentagem de juros que está sendo paga, do quanto a empresa dispõe para novos investimentos, e diversas outras utilidades.

O principal objetivo do fluxo de caixa é criar uma visão geral das entradas e saídas da empresa.

Segundo Zdanowicz, (2004), além do objetivo básico de projetar as entradas e saídas de recursos financeiros em determinado período, visando antecipar necessidades de captação de empréstimos ou aplicações de excedentes de caixa em operações mais rentáveis para a empresa, outros objetivos podem ser considerados para se elaborar o fluxo de caixa na empresa, entre eles:

  • “Proporcionar o levantamento de recursos financeiros necessários para a execução do plano geral de operações, bem como na realização das transações econômico-financeiras da empresa;
  • Empregar, da melhor forma possível, os recursos financeiros disponíveis na empresa, evitando que fiquem ociosos e estudando, antecipadamente, a melhor aplicação, o tempo e a segurança dos mesmos;
  • Planejar e controlar os recursos financeiros da empresa, em termos de ingressos e desembolsos de caixa, através das informações constantes nas projeções de vendas, produção e despesas operacionais, assim como de dados relativos aos índices de atividades: prazos médios de rotação de estoques, de valores a receber, e de valores a pagar;
  • Saldar as obrigações da empresa na data do vencimento;
  • Buscar o perfeito equilíbrio entre ingressos e desembolsos de caixa na empresa;
  • Analisar as fontes de crédito que oferecem empréstimos menos onerosos, em caso de necessidade de recursos pela empresa;
  • Evitar desembolsos vultuosos pela empresa, em épocas de baixo encaixe;
  • Desenvolver o controle dos saldos de caixa e dos créditos a receber pela empresa;
  • Permitir a coordenação entre os recursos que serão alocados em ativo circulante, vendas, investimentos e débitos.” (ZDANOWICZ, 2004)

Então, concluímos que o que vai determinar a capacidade de investimento, empréstimos e divisão de recursos da empresa é o seu fluxo de caixa e não o lucro.

Segundo Silva (2014) o conceito de administração financeira compreende gerenciar os recursos da empresa a fim de obter lucro, de maneira a elevar a riqueza de seus acionistas. (...) para a sobrevivência e o sucesso de qualquer empresa, é fundamental que o fluxo de caixa apresente liquidez, com ou sem inflação ou recessão, de forma a cumprir com seus compromissos financeiros, e que suas operações tenham continuidade, pois, se a empresa tem liquidez, ela pode gerar lucro. A gestão dos fluxos financeiros é tão relevante quanto a capacidade de produção e de vendas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (346 Kb)   docx (184.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com