TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo

Por:   •  29/8/2016  •  Artigo  •  365 Palavras (2 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 2

1) A Escola Científica, de administração científica ou escola clássica surge no século XX, preconizando a racionalidade do trabalho, para aumentar a eficiência e a eficácia das organizações, principalmente as de tipo industrial. Descreva minuciosamente sobre as principais características desta escola.

2) Em 1974-1975 explode a primeira recessão generalizada da economia capitalista internacional. Essa recessão monumental e o que lhe surgiu pôs de manifesto um giro profundo na dinâmica comandada pelo capital: Chegava ao fim os trinta anos gloriosos. Disserte sobre a denominada crise estrutural e seus impactos para a sociedade.

R – As transformações na sociedade na década de 70 ocorreram em diversos níveis: sociais, econômicos e políticos, implicando em mudanças no capital como também no modo de produção que predominava: o taylorismo/fordismo.  Nessa época, o capital passa por uma crise após um período de acumulação que ficou conhecido como anos dourados (décadas de 40,50 e 60 do século XX). Essa crise ocorreu devido, principalmente, a um conjunto de determinações societárias que se desenvolveu de modo cumulativo e foi uma crise de superprodução, com particularidades sociais e históricas que a diferenciava de outras crises do capital.

A reestruturação produtiva foi uma resposta a essa crise e se caracterizou pela desregulamentação dos direitos do trabalho e dos direitos sócio-políticos conquistados. Ela também coloca em discussão o sistema taylorista/fordista que já não atendia as necessidades do mercado.

Os elementos da reestruturação produtiva edificam um novo e precário mundo do trabalho, que tem rebatimentos sobre as formas de organização da classe trabalhadora, acarretando diversos impactos na sociedade: desregulamentação e precarização do trabalho (subcontratação, superexploração); maior expansão urbana e estrutura de classes; emergência de novos movimentos sociais, desresponsabilização do Estado que transfere obrigações já legitimadas para a sociedade civil e, principalmente, implementação de políticas neoliberais que preconizam um Estado mínimo para o social e máximo para o capital.

3) No início do século XX, Max Weber, um sociólogo alemão, publicou uma bibliografia a respeito das grandes organizações de sua época. Deu-lhes o nome de burocracia e passou a considerar o século XX como o século das burocracias, pois achava que essas eram organizações características de uma nova época, plena de novos valores e de novas exigências. Explique acerca da burocracia Weberiana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (54.3 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com