TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.200 Palavras (13 Páginas)  •  116 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

O texto da rotina à flexibilidade: ¨Análise das características do fordismo fora da indústria¨ veio abordar aspectos relevantes dentro de muitas organizações e até mesmo fora delas, independentemente de seu porte, ou se formal ou informal. De certo que ainda na época de Taylor onde começa o desenvolvimento de algumas organizações foi observado a necessidade de produzir mais e com mais agilidade e menos desperdícios, fazendo com que Taylor tivesse toda sua visão voltado no controle dos movimentos, nas tarefas. Mas Ford com sua criatividade e interesse pela mecânica veio abrindo portas e fazendo toda a diferença, quando desenvolveu seu primeiro motor a combustão para automóveis, viu a necessidade de produzir mais carros, embora ainda todo processo seria artesanal, mas os carros a motor era a grande descoberta no momento e seus pedidos vinham de diversos lugares, criam-se a necessidade de arrumar um jeito em que com menor tempo possível, saíssem muitos carros de sua fábrica, criando assim uma produtividade em massa.

Partindo dessas ideias de Taylor, Ford, que hoje as organizações vem trabalhando e aprimorando esses conhecimentos, principalmente com o surgimento de grandes máquinas trabalhando no lugar de muitos operários e também criando uma escala de desemprego, fazendo com que muitos profissionais busquem uma outra forma de se manterem criando o trabalho informal, pela necessidade humana a partir da falta de oportunidade no mercado de trabalho.

Embora sabemos que muita coisa mudou o princípio é o mesmo, e o resto vem aprimorando com o passar dos anos, através da cultura, das novas tecnologias, e essa tecnologia veio para melhorar e acelerar todo esse processo.

Então é nítido que nesses tempos atuais encontramos a forma Ford de trabalhar, se destacando tanto no trabalho formal, quanto no trabalho informal, sendo ela voltada tanto para o setor industrial, setor comercial ou mesmo para a produção de serviços.

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

2.1 PRINCÍPIOS DE FORD

Seguindo o raciocínio de Ford em ter uma produção em massa que se usa o tempo na produtividade de forma eficiente e com custo mínimo, Ford impõe três princípios básicos: princípio de intensificação, princípio da economicidade e princípio da produtividade, vamos abordar cada um deles:

Princípio da Intensificação: Fala sobre o tempo, e como trabalhar e aproveitar da melhor maneira esse tempo, onde Ford põe seus carros numa esteira e padroniza a forma de seus empregados trabalharem, onde cada funcionário não precisasse ir até o carro e sim o carro que iria ao encontro de casa funcionário e cada um desempenhava uma função, fazendo com que eles apenas tivessem um único movimento, isso acabava acelerando o processo produtivo e fazendo com que seus carros chegassem mais rápido ao consumidor final. Com isso fabricava mais e vendia mais. Isso também acontecia no setor informal, onde vendedores intensificavam suas vendas, como o vendedor de protetor solar, aproveitava também para vender o chapéu, o boné, óculos, para atender um número maior de pessoas que aproveitavam e acabavam comprando mais e mais. Ou até mesmo o vendedor de lanches de rua, que antes mesmo de saírem para vender colocavam maionese e ketchup em sacolinhas para na hora da venda não perder tanto tempo no atendimento, com isso conseguia vender mais lanches em um tempo mais curto, e ter mais lucro.

Princípio da Economicidade: Ford apesar de não querer se aprofundar na área de finanças, pois seu foco maior era a produtividade, ele sabia o que era melhor para seus negócios e sabia que para suas finanças estarem bem era necessário ter lucro, além da intensificação teria que ter economicidade, ele reduzia seu estoque de matéria-prima, fazendo comprar apenas o necessário para a quantidade que já teria vendido, mesmo antes de sua fabricação. Ford fabricava o que já tinha venda certa, recebia antes mesmo de entregar o produto ao cliente, tento sempre a quantidade de matéria-prima necessária, pois Ford sabia que estoque parado era o mesmo que ter dinheiro parado, e como no princípio seus carros eram novidade todos queriam um modelo Ford T. por muitos anos ele conseguiu estabilidade financeira pra seus negócios, sem mesmo ter a necessidade de grandes estratégias para marketing e vendas, em bora muitas empresas hoje trabalham desta maneira, e o processo agora já não são tão simples como antes, sabemos que existem várias marcas, produtos, e grandes concorrentes no mercado. O que nos leva a ter um grande planejamento e grandes estratégias, é preciso ter uma organização em que todos sejam cabeças pensantes e não só mão de obra direta. Hoje não competimos somente com o concorrente ao lado, temos concorrentes no mundo inteiro devido as novas tecnologias e a internet. O consumidor pode escolher comprar no concorrente ao lado ou através da internet, através de sites de venda do outro lado do mundo, surgindo assim grandes empresas de marketing divulgando da melhor maneira os produtos. Diante dessa mudanças os trabalhadores informais tem a necessidade também de se planejarem para atingir o mercado. Podemos citar como exemplo as costureiras que trabalham por encomenda, assim como Ford recebem antes mesmo de seu produto estar pronto, e calculam a quantidade necessária de matéria prima para atender seu cliente, tudo isso partindo do princípio de Ford.

Princípio da Produtividade: quando Ford pensou em intensificação e economicidade não poderia deixar de pensar na produção, apesar dos dois itens ter ligação com a linha de produção de nada adiantaria ter equipamentos se a mão de obra não se especializar, e Ford colocou todos da linha de produção para se especializarem cada um na sua linha de produção, tudo muito bem dividido, o que fazia com que o empregado apenas soubesse desempenhar um só trabalho, fazendo que a cada dia o trabalhador fizesse com mais perfeição e agilidade, tendo em vista que se produzia mais carros em menos tempo, com menos desperdício e vendendo mais e lucrando mais.

Muitas empresas também trabalham desse maneira que gera um aspecto positivo de qualidade e lucro, mas vendo pelo outro lado também dificulta a entrada de muitos trabalhadores ao mercado de trabalho, pois muitos não tem condições de se especializarem, e pela rapidez do mercado muitas empresas só contratam profissionais já qualificados e fazendo assim continuar o crescimento da informalidade.

2.2 FORDISMO INFORMAL

Como foi citado meninos nos semáforos vendendo suas balas num período curto de tempo, ocasionando o trabalho informal, podemos também ter o exemplo do trabalhador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)   pdf (67.8 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com