TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.680 Palavras (15 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 15

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL 4

2.1 FORD na atualidade..............................................................................................4

2.1.1 Os 3 princípios de FORD.................................................................................5

2.1.1.1 Princípio de Intensificação............................................................................5

2.1.1.2 Princípio de Economicidade.........................................................................5

2.1.1.3 Princípio da Produtividade............................................................................5

2.2 O trabalho Informal no nosso cotidiano, com influências FORDISTA ..................6

3 COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM............................................................................7 3.1 Relação do Homem com o trabalho atual.............................................................7

3.2 O Fordismo no McDonald’s.................................................................................8

4 HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE.....................................................................9

4.1 Conceito e Cultura..............................................................................................9

4.1.1 Trabalho, Cultura e Ideologia..........................................................................10

4.2 Capitalismo x Fordismo......................................................................................11

5 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL..........................................................12

5.1 Mudanças nos modelos de transformação.........................................................12

5.2 Informacionalismo no processo comunicacional desenvolvidos na empresa......13

6 CONCLUSÃO......................................................................................................15

7 REFERÊNCIAS....................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como intuito demonstrar as mudanças provocadas no trabalho devido à transição da produção em massa, que era produzido somente um produto com as mesmas características, para produção flexível, em que existe uma variedade de produtos com diversas características. Com o grande avanço da sociedade e condições de empregos difíceis, o setor informal e de serviços estão em grande expansão, pois é uma alternativa para os cidadãos que não estão inseridos na formalidade de um emprego.

O planejamento é uma importante tarefa de gestão e administração, em que se cria um plano para atingir determinado objetivo seja projetos ou processos integrando os setores nas tomadas de decisões tendo como objetivo a colaboração de cada gestor diminuindo os riscos e obtendo o resultado esperado. Logística e Compras são dois setores que estão ligados, pois as negociações feitas pelo setor comercial impactam diretamente no sistema logístico (Estoque, movimentação, armazenagem, distribuição).

A metodologia utilizada foi à pesquisa exploratória, buscando as informações que estão ligadas entre os setores com o objetivo de melhoria contínua dos processos de compras e logística tornando-se competitivo no mercado.

O Artigo está dividido em duas partes, na primeira estão os conceitos de Logística e Compras e a outra aborda a importância e benefícios da integração entre os setores.

Em primeiro lugar, eu retorno a época taylorista e fordista para caracterizar esses modos de produção e as suas características, importantes organizadores da indústria até meados da segunda metade do século passado. Entretanto, em segundo lugar mostro as transformações na organização da produção no final do século XX e inicio do século XXI, com o advento do sistema produtivo flexível. Por ultimo em terceiro lugar, em meio ao mercado de trabalho atual, demonstro o retorno às características do fordismo, agora empregadas no setor informal e no setor de serviços, usando como exemplos, a venda de balas, o Mc Donald’s e confeitos em sinais de trânsito.

2 FUNDAMENTOS E TEORIA ORGANIZACIONAL

Na Administração Cientifica, uma série de novas técnicas se tornou universal a partir das recomendações de Taylor surgiu à descrição de cargos, o planejamento de fluxos de trabalho, o controle sistemático de estoques, atribuindo ênfase aos aspectos técnicos do trabalho.

Na Teoria Clássica Administrativa, o engenheiro Francês Henry Ford definiu atividade gerencial em termos das funções de organização, planejamento, coordenação, controle, comando e enunciou princípios para orientar a estruturação organizacional, como a amplitude de comando.

Portanto, nas áreas de administração geral e administração pública incorporam na maioria dos desenvolvimentos da teoria organizacional, muitas possibilidades para trabalho e pesquisas, como a estruturação de empresas, racionalização e simplificação do trabalho. Na área pública, grande parte dos assuntos das demais áreas pode ser objeto de estudos, desde então que tenham relação com a realidade da administração pública.

2.1 FORD NA ATUALIDADE

Henry Ford talvez seja uma das pessoas mais conhecidas do mundo da administração moderna, iniciou a sua vida como mecânico chegando a ocupar o cargo de engenheiro chefe de uma fábrica. Seu grande feito foi ter constituído a Ford Motor Company, porém o maior sucesso foi a Ford Modelo T, que no Brasil ficou conhecido como Ford de Bigode, foi um produto que popularizou o automóvel e também revolucionou a indústria automobilística, produzido por 19 anos entre os anos de 1908 e 1927 era um veiculo robusto, seguro, confiável, com custo baixo e de fácil manutenção.

No ano de 1913 a fábrica produzia 800 automóveis por dia, com isso Henry Ford criou um sistema de esteira que movimentava o carro de uma forma que cada um dos operários executasse sua operação, com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (77 Kb)   docx (23.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com