TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fordismo

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  343 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Um exemplo que podemos citar de trabalho informal em que se aplica a mesma ideia do "fordismo Informal" são os comerciantes do mercado sobre trilhos de Maeklong, na Tailândia, onde os comerciantes quase que em sua totalidade informais, vendem seus produtossobre os trilhos da linha férrea, e o mercado se estende ao longo da mesma. O que mais chama atenção no local é que a linha esta ativa, e todos os dias cruzam por ali 4(quatro) trens lotados de passageiros e mercadorias, obrigando cada comerciante desmontar sua tenda ao passar do trem, e remontar tudo em seguida.

Os comerciantes do mercado de Maeklong precisam ser hábeis vendedores para não perderem vendas, já que cada pessoa ali é um cliente em potencial, mas oque define realmente o seu sucesso é a velocidade com que eles montam e desmontam suas tendas. Com seu tempo de trabalho já predefinido, ele precisa vender o máximo possível em um curto período de tempo entre cada trem que cruza por ali, recolher toda a mercadoria, desmontar as tendas, e em seguidarefazer tudo novamente, pois com ele também chegam também os clientes que saltam do vagão ainda em movimento em busca de frutos do mar frescos. Para otimizar o tempo, hoje alguns vendedores já possuem tendas com hastes dobráveis que podem ser reclinadas ao passar do trem.

Assim como no “Fordismo informal” o fator mais importante no mercado sobre trilhos de Maeklong é o aproveitamento máximo do tempo, conseguindo o máximo de renda para o empregador como para ele mesmo, independente das condições insalubres, periculosidade e da falta de garantias trabalhistas. Essas pessoas se sujeitam às condições que lhe são impostas, como forma de subsistência, pois precisam alimentar suas famílias, ainda que a maioria dessas pessoas sonha em conseguir um emprego formal, onde tenha seus direitos reconhecidos e estabilidade. Sendo assim, esse tipo de trabalho informal dificilmente vai desaparecer, pois nas grandes cidades principalmente, para a pessoa garantir sua subsistência e de sua família, ela precisa de dinheiro, e na falta dele ela se vê obrigada a aceitar o trabalho que aparecer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com