TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formação de Preços e custos

Por:   •  2/3/2016  •  Artigo  •  2.520 Palavras (11 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 11

GESTÃO ESTRATÉGICA DA SEGURANÇA CORPORATIVA[pic 1]

[pic 2]

DISCIPLINA: GESC 10

 FORMAÇÃO DE PREÇOS E CUSTOS

AVALIAÇÃO FINAL

ALUNOS:

  • ANDRE STEREN
  • ÍTALO MENESES

  • DATA: 10/09/2015
    Enfoques:

Processo de tomada de decisão

Geração de informações gerenciais

Posicionamento competitivo

Rentabilidade e finanças

A Gestão de custos especializada sobre a contabilidade de custos pode nos fornecer vários conceitos. Estes conceitos são apresentados de diversas maneiras, condensados com algumas aplicações, o enfoque e as características postas em evidência nos estudos que identificará a natureza do registro do fato contábil ocorrido, a acumulação e organização dos custos relativos às diversas atividades operacionais e sub-atividades do negócio e auxilia a administração no processo de tomada de decisão, de avaliação das atividades realizadas, do controle operacional e de planejamento das atividades futuras do negócio.

Um sistema de contabilidade de custos é construído e implantado para atingir finalidades específicas dentro de um modelo gerencial e de uma estrutura organizacional, que podem estar relacionadas com o fornecimento de dados de custos para a medição dos lucros, determinação da rentabilidade e avaliação do patrimônio, identificar métodos e procedimentos para o controle das operações e atividades executadas, de modo a prover informações sobre custos para a tomada de decisões e de planejamento através de processos analíticos. Na melhor das hipóteses, para obter tais informações é necessário que um esforço extra de classificação, agregação e refinamento seja aplicado para que elas possam ser utilizadas em tais decisões. Estas informações envolvem dados sobre alternativas de procedimento com relação aos produtos, operações e funções, assistindo dessa forma a administração em suas decisões com respeito às políticas de vendas, métodos de produção, procedimentos de compras, planos financeiros e estrutura de capital.

Um sistema de contabilidade de custos adotado por uma determinada empresa precisa ser compatível com sua estrutura organizacional, seus procedimentos operacionais e seu tipo de informação sobre custos que a administração desejar. Podemos visualizar que a contabilidade de custos tem a função de suprir a administração de uma organização com dados que representem o montante de recursos utilizados para executar as várias fases de seu processo administrativo. Seu papel adquire maior importância quando inserimos esta organização dentro do contexto complexo e dinâmico do mercado de nossos dias, que exige maior competitividade de seus produtos e serviços.

Dentro de uma perspectiva competitiva para a gestão de custos, o principal papel do administrador consiste nas atividades relacionadas ao planejamento, controle, processo decisório e avaliação de resultados, visando a maximização dos resultados, à permanente motivação e ao bem-estar de seus empregados. Nas empresas, assim como nas indústrias, a gestão de custos na tomada de decisão abrange dois aspectos principais, que são: o processo produtivo e as atividades comerciais. O processo produtivo se desenvolve no âmbito das empresas enquanto as atividades comerciais se desenvolvem entre as empresas e seu ambiente externo. As atividades que podem ser consideradas tipicamente internas são as operações de manutenção dos vários fatores produtivos, a escolha e coordenação dos procedimentos de execução das várias operações da empresa e a execução das várias operações produtivas.

As atividades tipicamente externas são a aquisição de todos os materiais e de outros fatores produtivos necessários à produção, a colocação no mercado dos produtos e subprodutos obtidos e as operações de financiamento. A contabilidade é uma ferramenta de apoio à gestão, um meio utilizado para cumprir melhor os fins produtivos e sociais da empresa. Um dos objetivos da contabilidade é fornecer informações sobre as mutações que ocorrem com o patrimônio das empresas. Entretanto, muitos consideram a Ciência Contábil como mero instrumento de informação, quando na verdade todas as áreas do conhecimento geram informações. A contabilidade, além de gerar informações, permite explicar os fenômenos patrimoniais, construir modelos de prosperidade, efetuar análises, controlar, e também serve para prever e projetar exercícios seguintes, entre tantas outras funções. Do ponto de vista sistêmico, a contabilidade está integrada com o meio ambiente. O ambiente se inter-relaciona com a contabilidade como um sistema aberto, ou seja, um sistema que não depende somente das informações internas, mas da ligação e filtragem de informações externas à organização.

A gestão de Custos exerce um papel importante na formação do preço de venda, seja de um produto fabricado ou de um serviço prestado. As empresas estão sempre sujeitas à dinâmica do ambiente competitivo em que estão inseridas. Levando- se em consideração a facilidade em obtenção de informação, que proporciona aos clientes um forte referencial quanto aos preços de mercado praticados, também com que tenham uma facilidade em adquirir produtos similares, maior é a preocupação das empresas, com seus custos para se tornarem mais competitivas e continuarem atuantes no mercado. Como também, essa estrutura de custos é utilizada como subsídio na formação do preço de venda, tornando-se, então, uma vantagem competitiva ou uma estratégia. Com o passar do tempo as empresas foram evoluindo os seus sistemas de gestão e controle de perdas e danos, infinitos métodos foram desenvolvidos e utilizados ao longo dos anos, todos com suas devidas efetividades de acordo com a realidade de cada empresa. Os empresários tem se preocupado com a situação de suas empresas, em como produzir sem ter desperdícios de produtos finais, matérias-primas e afins. Para realização desse modelo de gestão de que vem, gradativamente, se implementando dentro de diversas empresas, os gestores estão se utilizando de uma área da contabilidade que vem ganhando destaque. A contabilidade de custos e uma ferramenta que se mostra muito eficientes quando se trata de controle de custos, posicionamento competitivo da empresa perante as concorrentes, processos de tomadas de decisão, geração e informações gerenciais, enfim, diversos fatores que auxiliam o processo de gestão de uma empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com