TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário para Elaboração de Atividade Online

Por:   •  30/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 3

Formulário para Elaboração de Atividade Online – AO02

Nome da Disciplina:

Teoria Geral da Administração II

Natureza:

Obrigatória

Cursista:

Ronaldo Junior Silva

Polo/Núcleo:

Anápolis

Tutor:

kelly

Turma:

Campo Limpo

PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

A Administração constitui o resultado histórico e integrado da contribuição cumulativa de números os precursores, filósofos, físicos, economistas, estadistas e empresários que, no decurso dos tempos, foram, cada qual em sua área de atividades, desenvolvendo e divulgando suas obras e teorias. Por isso, a moderna Administração utiliza conceitos e princípios emprega dos nas Ciências Matemáticas, Ciências Humanas (como a Psicologia, Sociologia, Biologia, Educação etc), como também no Direito, Engenharia etc.

 A história demonstração que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos, econômicos e religioso teve um a estrutura orgânica piramidal que retrata um a estrutura hierárquica, concentrando no vértice as funções de poder e decisão. Essa transferência se fez porque os princípios fundamentais nem sempre eram encontradas na ação política dos Estados. Dessa forma a organização militar e religiosa influenciaram o aparecimento das teorias da administração.

No decurso do tempo a descoberta da máquina a vapor e sua aplicação à produção, fez com que surgisse uma nova concepção de trabalho, modificando a estrutura social e comercial da época e provocando mudanças políticas, econômicas e sociais, sendo chamada de Revolução Industrial. Essa revolução passou por algumas fases, aonde as ideias básicas constituíram um único sistema do pensamento administrativo. Por essa motivo, o liberalismo econômico provocou um desequilíbrio pela dificuldade de assegurar imobilizações com renda compatível, para o funcionamento do sistema.

O novo sistema capitalista criou situações problemáticas de organização de trabalho, de concorrência econômica, de padrão de vida, etc. assim, sujeito a crises econômicas, o capitalismo constituiu uma etapa de desenvolvimento da sociedade em direção ao socialismo e ao consumismo, cabendo à classe operária lutar por sua conquista e implementar a ditadura do proletariado.

O socialismo e o sindicalismo obrigaram o capitalista prosseguir o caminho do aprimoramento. Dentro dessa situação, surgiram os primeiros esforços para a implantação de métodos e processos de racionalização do trabalho. Com as inovações as empresas criaram teorias administrativas mais sólidas, criando organizações próprias, dando abertura ao processo de marketing. Com isso as organizações adotaram um sistema funcional como: um departamento de produção, outro de vendas, outro técnico e por fim o departamento financeiro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (130.7 Kb)   docx (45.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com