TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Formulário para elaboração do pré-projeto

Por:   •  30/3/2016  •  Artigo  •  668 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

Anexo 1

Etapa 1 - Formulário para elaboração do pré-projeto

Identificação

Nome: Vanusa da T. Neves Paixão                RA: 2298558577

Curso:         MBA EM MARKETING E VENDAS

Tema:

Variação cambial do dólar e seu impacto na economia brasileira.

Problematização 

Como a variação cambial do dólar afeta a economia brasileira, tendo como foco o comércio exterior e o poder de negociação do País no mercado internacional?

Hipótese 

Quais as consequências da constante variação cambial do dólar na economia brasileira?

O que o país faz para evitar a inflação frente à variação do dólar e ainda assim ter poder de negociação no comércio exterior?

Objetivos

 Gerais

O Objetivo geral deste projeto é analisar e determinar o quão forte é a influência do valor cambial do dólar na economia brasileira e explicitar alguns métodos utilizados para amenizar tal influência.

Específicos

Identificar os fatores que levam à constante variação do dólar no mercado cambial;

Identificar a consequência que tal variação do dólar causa na economia brasileira, em seus diversos setores;

Entender como o mercado interno brasileiro se comporta em relação a cada situação, tanto de alta quanto de baixa do dólar no mercado cambial;

Assim como entender como o mercado externo brasileiro se comporta, visando mostrar a estratégia brasileira no mercado internacional para, se não controlar, amenizar ao máximo os efeitos da variação cambial desenfreada;

E por último identificar possíveis melhorias, planos de negócios para que cada vez menos o país sinta tal diferença cambial, e continue atuante com poder de mercado no setor de importação e exportação.

Justificativa

        O pré-projeto visa recolher informações sobre um tema amplamente discutido hoje, não só por economistas, internacionalistas e administradores, mas como por todos os cidadãos que sentem no bolso a influência causada pela variação cambial do dólar. Tal pesquisa irá se embasar em publicações e opiniões de grandes economistas e internacionalistas, dados concretos de cada período da variação cambial, tanto em alta quanto em baixa, e comparar, a princípio, as diferenças entre cada período, como o país lidou com tal variação, como o mercado interno se comportou e, principalmente, como o mercado externo se comportou, esbarrando no poder de negociação no comércio exterior. É fundamental o entendimento desses dados para que se possa, ao final da pesquisa, elaborar planos ou sugestões para fortificar o mercado interno e principalmente a moeda brasileira, para que não fique extremamente dependente da variação do dólar.

 

Metodologia

Para que se possa entender as consequências da variação cambial do dólar no mercado brasileiro, é preciso, primeiramente, entender as bases e fatores que levam a tal variação. Um dos principais fatores é a comercialização do dólar no mercado externo realizado pelos Estados Unidos, ao passo que quanto uma maior quantidade da moeda americana é disponibilizada no mercado, por simples lei da oferta e procura, o valor do dólar cai, enquanto a alta acontece com o quadro oposto, como relata SALVATO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (128.8 Kb)   docx (107.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com