TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Franquias e Crescimento Natural nas Empresas

Por:   •  22/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  580 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO FEDERAL CATARINENSE-IFC-IBIRAMA

ALUNO: JONATHAN LEVY JACINTO SCHULZ

DISCIPLINA: EMPREENDEDORISMO

TURMA: ELETROMECANICA 2013

DATA: 16/04/2015

Questão 1: O Negócio Beleza Natural é ‘Franqueável’? Que Características da Empresa Seriam Atraentes para Potenciais Fraqueados? Que Características Poderiam Dificultar essa Atração?

        São vários os aspectos com que fazem de um empresário se tornar um ''Franqueado'', para seu negócio se tornar uma ''Franquia'' o mesmo deve oferecer sua experiência e conhecimento na pesquisa do mercado, aconselhamento nas negociações e na administração financeira e também manuais operacionais, treinamento administrativo para os funcionários do franqueado.

        Logo, estando no processo da Franquia, o franqueador faz ainda a supervisão própria das operações, incluindo inspeção de qualidade, relatório administrativos, coordenação da promoção, treinamento contínuo dos funcionários, planejamento centralizado e dados de orientação sobre o mercado.

         Se tratando de Qualidade, a Franquia deve oferecer diferencial e inovação para evitar plágios de possíveis concorrências, e também ser fácil de ser compreendido pelos candidatos da Franquia. No salão Beleza Natural, tem-se como principal diferencial a utilização e manipulação de produtos próprios, com uma própria empresa em que lhes fornecem, além disso, alguns pontos estratégicos para melhorar a autoestima do cliente, como salas de lazer, ambientes agradáveis e o principal de autoria do salão ''o Super- Relaxamento''

        Embora Franquia seja um método muito eficaz e produtivo em conceitos de Empreender, um risco a que deve-se ressaltar é quando esta, está sendo um processo muito mecanizado, pelo fato de os funcionários trabalharem em um tipo de linha de produção para aumentar a eficiência, embora eficiente seja, este processo pode se tornar enjoativo ao longo do tempo, causando aborrecimento nos funcionários, podendo não realizar o trabalho de maneira correta.

        Outro aspecto em que se dificulta a busca da tal franquia é pelo fato de este negócio, trabalhar com pessoas de baixa renda, já que para a maioria dos empreendedores, visam mais o atendimento a classes A e B vendo as demais como mercado marginal, pois teriam apenas aspirações de consumo, sem poder real de compra.

Questão 2: Que Competências o Beleza Natural Precisaria Ter/ Desenvolver como Franqueador?

        Uma Franquia, se estabelece por um grupo de Franqueadores restritos e limitados por demandas da marca, assim então esta Franquia precisa ter o controle para que os participantes estejam obedecendo as regras preestabelecidos por ela, já que caso o contrário, pode por em risco a reputação da marca, por isso, o treinamento é essencial para a qualidade do serviço.

        Além disso é fundamental adquirir também, capacidade de prestar consultoria a outros Franqueados, e também precisara investir com inovações para o fortalecimento da marca.

Questão 3: Qual a sua Recomendação para o Beleza Natural? Crescimento Orgânico ou Crescimento através de Franqueados?

        Embora a FRANQUIA seja um excelente método para o Fortalecimento de sua marca, é preciso analisar os casos e condições da empresa para ver se há realmente necessidade de um sistema de Franquias ou não, No caso do Salão de Beleza este sistema não é necessário pelo fato de sua concorrência ser infavorável em relação ao ''patamar qualidade da empresa'' o que possibilita estabelecer o ritmo do crescimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com