TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL

Tese: ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  Tese  •  2.313 Palavras (10 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE ANHAGUERA-UNIDERP

TECNOLOGIA EM GESTÃO DE

RECURSOS HUMANOS

TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA

Professor : Adm. Aldo Barrigosse

Processos Gerênciais

Nome dos alunos e RA

ETAPA Nº 1 – ADMINISTRAÇÃO E CONTEXTO ORGANIZACIONAL

1. 1. INTRODUÇÃO

O compartilhamento de aprendizagem e a identificação das competências são necessários aos gestores, pois precisam apresentar conhecimentos e competências específicas no cotidiano em prol de atingir resultados.

As organizações modernas rompem fronteiras, dentre estas, também a do tempo, procurando conservar sua atualidade, vigor, juventude, encontrando sempre formas de superação e renovação.

É preciso constantemente inovar em bens e serviços e estar atento à acelerada mudança do mercado. É possível, neste contexto, ser maleável ao tempo e às exigências, ao novo, e este é o desafio maior com vistas a se manter no topo do mercado e da aceitação do público consumidor, que está a cada dia mais exigente em bom atendimento e serviços de qualidade, aspectos estes que segundo Peters e Waterman (1982), provêem vantagem competitiva.

Essas mudanças ocorridas no mercado e conseqüentemente na organização do trabalho têm levado as empresas a serem mais exigentes e buscar além das qualificações profissionais que apresentem as competências necessárias para o bom desempenho de suas funções.

Segundo Resende, (2003), além do conhecimento acumulado, é necessário saber utilizar a experiência profissional para gerar resultados e alcançar objetivos propostos.

As organizações precisam reagir à velocidade e demandas do mercado, pois a procura por serviços de qualidade e preços competitivos são alvos de um público de clientes cada vez mais exigentes. Isso irá exigir dos novos profissionais que sejam capazes de: se adaptarem a um novo local de trabalho, conheçam bem a realidade, apresentem competências e transfiram o que conhecem para essa nova realidade.

Frente às mudanças ocorridas no comportamento do consumidor as competências desejadas para os profissionais que atuam no varejo também tiveram uma mudança significativa em prol de atender às demandas do mercado e garantir a sustentabilidade das empresas. De acordo com Rocha (2005, p. 125) “o varejo consiste nas atividades e passos finais necessários para repassar mercadorias às mãos do consumidor final ou proporcionar-lhe serviços”, e para isso as empresas varejistas buscam novas maneiras para satisfazer e manter seus clientes constantemente retornando a loja e consumindo. Uma das maneiras de alcançar esse diferencial é por meio da capacitação dos indivíduos que ocupam cargos de gerência através do desenvolvimento de competências.

Outro aspecto que engloba a importância do tema é quanto ao perfil profissional para atuar nesse setor, o qual tem destacado mudanças necessárias em acompanhar a evolução, segundo Ruas (2005) alerta que, especialmente no setor de serviços, o foco é cada vez mais voltado para a consecução de resultados e na responsabilidade dos profissionais do que para as tarefas.

Considerando que as competências gerenciais sejam relevantes para o desempenho das funções do cargo de gerente e que as organizações têm buscado formas de aproveitar da melhor forma possível o desempenho de seus profissionais como estratégia de vantagem competitiva, cabe identificar o processo de transferência de aprendizagem para o trabalho, e os aspectos que facilitam ou dificultam o processo.

A primeira parte deste relatório apresenta o referencial teórico acerca dos temas o que é empresa; o que é administrador; o que é ambiente empresarial; o que é estratégia empresarial.

Por fim são apresentadas as considerações finais e as implicações éticas a partir das informações encontradas no referencial teórico. Caracterizando um estudo exploratório, com essas considerações, espera-se que o presente estudo proporcione conhecimento teórico/prático acerca do tema.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

O que é Empresa e o que é Administrador?

À medida que novos desafios vão surgindo à administração necessita se adaptar ou modificar suas abordagens e conceitos para que fique aplicável. O mundo empresarial deixou a forma burocrática e migrou para os sistemas pós-industriais. Mudanças importantes aconteceram durantes todos estes anos, entre elas, as mudanças rápidas e inesperadas, principalmente no campo do conhecimento, o crescimento no tamanho das empresas, pois se tornaram empresa complexas e globais e o mais importantes, a era do conhecimento, onde deve exigir dos administradores competências diversas e especializadas.

A sociedade está ficando cada vez mais exigente, os clientes estão cada vez mais cônscios de seus direitos, a concorrência é acirrada e o mercado é competitivo, onde só sobrevivem as melhores empresas. Com a globalização econômica, a temática prioritária no campo empresarial passou a ser a competitividade. Pois saber competir em um universo é hoje questão de sobrevivência para as empresas, desde grandes empresas globais a empresas de menor porte. Uma a uma, estão caindo as barreiras alfandegárias entre os países, tanto na Europa, América do Norte e América do Sul.

Hoje, a sociedade está passando por profundas mudanças que afetam todas as empresas e seu ambiente, segundo CHIAVENATO (1997, p.20-5), estas mudanças são:

• Da sociedade industrial para a sociedade de informação;

• Da tecnologia simples para a alta tecnologia;

• Da economia nacional para a economia global;

• Do curto prazo para o longo prazo;

• Da democracia representativa para a democracia participativa;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com