TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos dos Processos Logísticos

Por:   •  3/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  676 Palavras (3 Páginas)  •  1.186 Visualizações

Página 1 de 3

Folha de Resposta

Aluno:Gleyson José de Lima                      

Curso Técnico em Logística – Módulo Básico – UC4 Fundamentos dos Processos Logísticos.

Situação de Aprendizagem 1 – Atividade 1 - Valor: 10 pontos.

a) Entre 1990 e 1991 houve um ajuste na operação do grupo Pão de Açúcar, que ocasionou num aumento dos lucros. Qual foi esse ajuste? Por que foi necessário? Quais as consequências para o centro de distribuição?

b) A aplicação dos conceitos da filosofia Just in Time estão presentes na história contada pelo Sr. Tuga?

c) Ex0plique e defina o objetivo do processo de Benchmarking. Demonstre um exemplo de aplicação desse conceito na história que o Sr. Tuga contou.

d) Em 1999, as operações de vendas do grupo Pão de Açúcar estavam em pleno crescimento. Em função disso, qual foi o ajuste realizado nas operações logísticas? Quai0s as vantagens dessa decisão?

  1. O grupo avançou na reestruturação da sua operação  desativando 25 lojas de varejo , mini box e desativou o centro de distribuição anhanguera , ligada ao abastecimento de são Paulo , neste o momento o grupo  passou a contar com 22.702 funcionários e 336 lojas , apresentando um lucro de 3,2 milhões de dólares , foi necessário devido a crise que o grupo passou em 1990 devido o plano Collor para que pudesse se manter o mercado , o grupo contraiu um empréstimo e teve de fazer uma estruturação e redução de custos , o grupo ganhou na redução de custos , mais perdeu na área para armazenagem e distribuição de produtos , pois transferiu para outro centro de distribuição .
  2. Sim. O grupo pão de açúcar desenvolveu um sistema logístico que colaborou para coordenar a entrada e saída de mercadorias do estoque. Essa coordenação apresentou como resultado entregas planejadas de acordo com a necessidade de cada loja, contribuindo para a redução do nível de estoques e índice de rotatividade.
  3. Com esses avanços alcançados na área de logística, houve uma melhora em seu gerenciamento de estoques, O fortalecimento e parceria com os fornecedores, reduziu as quebras e avarias de mercadorias, passando Dessa forma, a área de vendas das lojas cresceu devido à diminuição dos espaços destinados ao armazenamento das mercadorias.
  4. Benchmarking é um processo de aprendizado fundamentado na comparação com outro processo ou sistema que tenha obtido sucesso. Quando uma empresa realiza esse processo, visa manter ou ampliar sua competitividade, igualando o funcionamento de métodos bem sucedidos. Valentim Diniz começou primeiramente montando uma mercearia, depois entrou de sócio com seu ex-patrão em uma panificadora, saiu e montou uma doceira, após anos montou o supermercado pão de açúcar estabelecendo as atividades em pararelo com doceria , podemos verificar que em todos os investimentos que o Sr Valentim apostou trazerem retorno  e todos no mesmo segmento e que através de uma simples mercearia , uma pequena panificadora e uma doceria , surgiu todas as atividades em só grande supermercado.
  5. Em 1999 o grupo pão de açúcar instalou novas centrais de distribuições em fortaleza, Brasília e Curitiba, Rio de janeiro, começando atendimento regional, isto contribuiu para redução de custos, e abastecimento das redes e supermercado mais rápidas e redução de nível de estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (145.1 Kb)   docx (374 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com