TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Função Direção

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.352 Palavras (6 Páginas)  •  257 Visualizações

Página 1 de 6

FUNÇÃO DIREÇÃO

É a orientação dada as pessoas por meio de uma adequada comunicação, da habilidade de liderança e da motivação.

A função de direção se refere as relações interpessoais dos administradores com seus subordinados. Essas relações para serem efetivas, devem conduzir a satisfação no trabalho e ao comprometimento com a organização.

Esta função compreende um campo de estudos interdisciplinares referente a atitudes, comportamentos e desempenhos. As atitudes possuem componentes cognitivos que incluem crenças, opiniões e informações; o componente afetivo e constituído pela emoção e pelo sentimento; e componentes comportamentais envolve a intenção das pessoas de agir em certa situação e sinergia.

Uma empresa possui como participantes:

  • Funcionários: de todos os níveis hierárquicos.
  • Fornecedores: de recursos financeiros, de matéria- prima, de componentes, de máquinas e equipamentos, de tecnologia, de recursos humanos e outros.

No exercício da função de direção, os administradores se limitam a conduzir as atividades dos participantes internos. Para tanto, é necessário flexibilidade e capacidade de negociação.

Para excelência no desempenho dessa função de direção, Roberto Coda, Professor da USP, baseado em um trabalho do psicólogo alemão Erich Fromm a respeito de características de personalidade, mapeou quatro perfis de administradores na função de direção: mediador, analítico, receptivo, e empreendedor, as características de cada perfil são:

  • Mediador: Essa categoria representa 40% dos profissionais pesquisados. O mediador é hábil, flexível, competente em negociação e sensível.
  • Analítico: O profissional com esse perfil é um excelente planejador, a lógica e a racionalidade são seus traços marcantes, gosta de lidar com problemas complicados, possui ótima visão de longo prazo, suas características podem beneficiá-lo em atividades que estimulem a criatividade.
  • Receptivo: Sua principal competência é a capacidade de cooperação. O perfil receptivo é centrado na interação com os outros, com isso, é habilidoso para identificar talentos alheios. E é um profissional interessado em desenvolver as competências do grupo e aprimorar suas próprias habilidades, e quando vê sentido no que está fazendo é capaz de sacrificar-se em nome do grupo.
  • Empreendedor: É o perfil concentrado em metas e resultados, e possui capacidade para agir e adaptar-se bem aos postos de comando. Sua principal competência é a capacidade de realização, seu comportamento é muito pragmático.

Poder e autoridade

Poder é o potencial para exercer influência. A autoridade é o poder institucionalizado, inerente ao ocupante de um cargo.

A função de direção esta intimamente relacionada com a autoridade e o poder. Ambos são manifestações de influência, que se refere a qualquer comportamento da parte de um individuo que altera os comportamentos, atitudes e sentimentos de outro.

Meios de influência

A capacidade para exercer influência é característica individual que muitas vezes nem percebemos que possuímos. São meios de influência: emulação, assertividade, racionalidade, insinuação, troca, formação de coalizão, brincadeiras e indiretas, sugestão, persuasão e coação.

Os fatores de personalidade são: talento, convicção, perseverança, simpatia, autoconfiança.

Formas de utilização do poder: Poder de recompensa, Poder de punição, Poder de pericia, Poder legitimado e Poder de referência.

A função de direção e os níveis hierárquicos

A função de direção exercida nos diversos níveis hierárquicos assume aspectos diferentes, apesar de a função ser a mesma.

A função de direção exercida no nível institucional é influenciada pelo impacto direto que a empresa enfrenta com o ambiente externo. Nesse nível hierárquico, os administradores traçam a estratégia empresarial e representam a empresa junto aos acionistas, governo, órgãos reguladores, fornecedores, clientes, e publico em geral. São responsáveis também pela sintonia entre políticas internas e estratégias e pela direção da ação empresarial global.

Segundo Stephen P. Robbins, todos os administradores podem dirigir seus assistentes ou secretárias que ocupam cargos não administrativos.

A função de direção exercida no nível operacional é chamada supervisão. O supervisor lida com quem executa tarefas especializadas, esses supervisores são responsáveis pelas operações diárias, imediatas.

Sistemas de administração

A ação administrativa nunca é igual em todas as empresas, não existindo normas especificas de administração valida para todas as situações possíveis.

Administração participativa

Planejar, organizar, controlar e principalmente dirigir serve para proporcionar uma integração e vinculação. A função de direção não é mais exercida como atividade isolada e solitária, que privilegia o individualismo; ela requer atividade conjunta, grupal, solidária e plena de comprometimento que caracteriza a gestão participativa, o trabalho em equipe.

Motivação humana

A motivação é um processo psicológico que causa o despertar, o encaminhamento e a persistência de ações voluntárias dirigida a objetivos.

Um motivo é algo que impulsiona a pessoa a agir de determinada maneira, ou seja, é a causa de um comportamento especifico. Um impulso pode ser provocado por um incentivo ou por um estimulo, gerando a expectativa de algum tipo de recompensa.

Essa recompensa pode ser:

  • Intrínseca: Satisfações recebidas no processo de realizar uma ação particular. Ex: sentimento de competência, desenvolvimento pessoal.
  • Extrínseca: Dada por outra pessoa. Ex: dinheiro, elogio publico. A motivação é uma importante fonte para a produtividade e para o desempenho, sendo influenciada pelas normas do grupo.

Liderança

  • Capacidade presumida de levar as pessoas a fazer aquilo que precisa ser feito;
  • Tendência dos liderados de seguir aqueles que eles percebem como capazes de satisfazer suas necessidades.

A liderança é constituída por uma posição de influência de um individuo diante de um grupo que se deixa conduzir em uma determinada situação. Ninguém recebe por delegação a liderança, como a autoridade, pois a liderança precisa ser aceita e legitimada pelo grupo, sem o qual não haverá a quem liderar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com